sábado, 20 de maio de 2023

IDENTIDADE


Construir a essência da nossa identidade, torna-se cada vez mais complexa, num mundo sobrecarregado de informações, onde os estímulos e as mensagens contraditórias são constantes.

Para evitar tal sobrecarga de informações dispomos de um mecanismo de defesa que é a introjeção. É a incorporação automática de todas as informações que recebemos do meio ambiente, sem nenhum julgamento pessoal.

Cada pessoa vai se construindo pouco a pouco todos os dias. A nossa identidade pessoal é como um castelo que vamos construindo através dos sentimentos, percepções e representações que temos de nós mesmos e do ambiente em que vivemos.

A introjeção é algo que todos nós estamos sujeitos a experimentar. Em certa medida ela é necessária, o problema acontece quando esse mecanismo toma conta de nós.

Na vida estamos constantemente expostos à necessidade de respeitar regras, leis, comportamentos, ideias, crenças e padrões de comportamento. Desde crianças somos ensinados a acatar as normas para nos integrarmos à sociedade.

No ambiente familiar recebemos mensagens de todos os tipos, que até hoje ressoam em nossa mente. Quanto não acatamos essas mensagens e agimos de outra forma, nos sentimos culpados.

Integramos todas essas informações sem digerir as mensagens, sem ter assimilado e sem o julgamento do nosso critério pessoal.

Afirmações como “Os homens não choram”, são comandos nos indicam o que é certo ou errado, condicionando assim o nosso comportamento e moldando a nossa identidade. 


3 comentários:

Anónimo disse...

Bom dia Drª Helena, acompanho o seu blog há alguns anos sempre com muito interesse, umas vezes concordando consigo, outras nem tanto, mas sempre com muito respeito pelas suas opiniões. De alguns dias para cá assalta-me uma dúvida. Estes textos são seus ou criados pela Inteligência Artificial?

Helena Sacadura Cabral disse...

Escrevo há 30 anos diariamente. Porque é que teve essa dúvida?!

Anónimo disse...

🌹