sábado, 13 de maio de 2023

EMPATIA


 

Ao contrário do que se pode pensar, a empatia não expressa um sentimento, mas sim um comportamento. Desse modo, seu significado está ligado à capacidade do indivíduo de se colocar no lugar do outro, buscando perceber e compreender suas intenções, desejos e motivações.

A empatia refere-se à habilidade psíquica de perceber o mundo a partir do olhar de uma outra pessoa, isto é, de compreender de maneira profunda as razões e sentimentos que motivam as suas ações, evitando julgamentos antecipados.

Além disso, empatia é uma escolha vulnerável já que, para se conectar com o que outra sente, uma pessoa precisa se conectar com algo em si mesmo que já conhece aquele sentimento.

Uma vez que é considerada um comportamento, e não um sentimento, pode ser aprendida e desenvolvida desde a infância até a vida adulta. Importa frisar que empatia não significa a mesma coisa que simpatia, pois não exige sintonia ou identificação com as emoções e pensamentos do outro. Por essa razão, ela é capaz de criar conexões ou pontes de entendimento entre pessoas muito diferentes.

Adotar um comportamento empático significa superar as barreiras do egoísmo e do preconceito. Como consequência, a empatia diminui os conflitos e melhora nossa comunicação interpessoal, contribuindo, assim, para a construção de relações mais saudáveis e para a saúde emocional dos indivíduos.

 HSC 

2 comentários:

Pedro Coimbra disse...

Infelizmente cada vez mais se cultiva o umbiguismo.
Tenha uma boa semana

Anónimo disse...

🌹