terça-feira, 2 de maio de 2023

Pecado


Se formos ao Dicionário procurar o significado de pecado encontraremos: “violação de um preceito religioso. Desobediência a qualquer norma ou preceito; falta, erro”.

É essa a definição mais comum sobre o pecado. Somos formados e educados como se Deus e a Sua Igreja fossem uma espécie de “colégio militar”, onde quem não cumpre as “regras” é castigado. Este tema é importante para o homem, pois fala diretamente da sua conduta, das suas escolhas e da sua esperança. Por isso, não basta ir ao dicionário para entender algo assim tão profundo. Precisamos recorrer à Palavra de Deus e à Doutrina da Igreja.

Deus criou-nos puros, à imagem e semelhança d’Ele. S. João Paulo II, na sua Teologia do Corpo, usa, pela primeira vez, o termo “inocência original”. E conclui que, antes do “pecado original”, o homem vivia na sua perfeita forma, ou seja, na originalidade do que Deus quis para ele. O género humano era puro. O pecado, fruto de uma escolha livre do próprio homem, arrancou-o do estado de “inocência original” e colocou nele a marca do “pecado original”..

A palavra “pessoa” tem origem no termo grego Prosopon, que significa algo como “um rosto voltado para outro rosto”, ou seja, uma relação. Deus criou-nos para nos relacionarmos. Logo no início, Ele colocou Adão em convívio com toda a criação (cf. Gn 2,8); Ele não quis que o ser humano estivesse só (cf. Gn 2,18).

Se ser pessoa é ter “relação”, o que é o pecado? Pecado é uma falência da relação, é não amar, é um ato de livre escolha, que traz várias consequências para nós, sendo a maior delas a rutura da relação com Deus. Portanto, pecado não é um código que transgredimos, mas uma relação que destruímos com nosso próximo, connosco mesmos e com Deus.

HSC

2 comentários:

Pedro Coimbra disse...

Quem concebe o pecado dessa forma simplista (relacionamento carnal) esqueceu o ditame bíblico "crescei e multiplicai-vos".
A Igreja infelizmente foi sobrevivendo muito à custa do medo que instigava nas pessoas.
E tarda a abandonar esse caminho.

Anónimo disse...

🌹