domingo, 7 de maio de 2023

DIA DA MÃE


  O Dia da Mãe é um momento de reconhecimento e gratidão pelas mulheres que nos geraram, nos educaram, nos protegeram e nos amaram incondicionalmente. Ser mãe é uma vocação sublime e exigente, que implica uma entrega total e uma renúncia constante em prol dos filhos.
A origem do Dia da Mãe remonta à antiguidade, quando os povos pagãos realizavam na primavera rituais de adoração às deusas da fertilidade e da maternidade, como Rhea na Grécia e Cybele em Roma. Estas celebrações tinham como objetivo agradecer a abundância da natureza e a continuidade da vida.
A ideia de criar um dia específico para as mães surgiu nos Estados Unidos, no início do século XX, por iniciativa de Anna Jarvis, uma ativista que quis honrar a memória da sua falecida mãe e de todas as mães do mundo. Em 1914, o presidente Woodrow Wilson oficializou o segundo domingo de maio como o Dia das Mães nos Estados Unidos, e a partir daí a data foi adotada por vários países.
Com o advento do cristianismo, estas festas foram substituídas por uma homenagem à Virgem Maria, a mãe de Jesus Cristo, que passou a ser venerada no dia 8 de dezembro, dia da Imaculada Conceição. Esta data foi mantida em Portugal até ao século XX, quando a Igreja Católica, seguindo uma recomendação do Conselho Episcopal Português, pediu para mudar a comemoração para o mês de maio, o mês dedicado a Maria. Assim, desde 1977 entre nós, o Dia da Mãe passou a ser celebrado no primeiro domingo de maio. As mães são as primeiras mestras, as primeiras confidentes, as primeiras amigas dos seus filhos. Elas são capazes de sacrificar os seus sonhos, os seus interesses, os seus confortos, para garantir o bem-estar e a felicidade dos seus rebentos. São fontes de vida, de luz, de esperança e de amor.
Por isso, o Dia da Mãe é uma ocasião para expressar o nosso carinho, a nossa admiração, a nossa gratidão e o nosso respeito pelas nossas mães. É, também, uma oportunidade para refletir sobre o valor da maternidade na sociedade e na família, e sobre os desafios que as mães enfrentam na atualidade.

HSC


PS Este texto é produto de um pedido que fiz à Microsoft Bing sobre o assunto. Apenas o editei. Vejam o que o futuro nos reserva!!!


2 comentários:

Pedro Coimbra disse...

Quem será a mãe do Microsoft Bing?? :))
Em Macau festeja-se no próximo domingo.
Votos de uma semana feliz

Anónimo disse...

🌹