sábado, 27 de maio de 2023

AS MEMÓRIAS


Há quem viva de memórias, como se o presente não fosse nunca mais do que o passado. Ora todos sabemos que as memórias são um processo pelo qual o cérebro humano armazena e recupera informações. Elas fazem parte do conhecimento humano, já que permitem que possamos relembrar algo que aconteceu no passado.

Mas, apesar de poderem ser afetadas por fatores como emoções, atenção, motivação e stressesão essenciais para a aprendizagem, a criatividade, a identidade e até, os vínculos afetivos.

O modo como as guardamos é diverso, porque para além de as acolhermos internamente, elas também podem ser armazenadas externamente, em dispositivos como computadores, telemóveis ou livros. Estes dispositivos ajudam-nos a ter acesso a informações que podem não estar disponíveis na memória biológica.

Todavia, a interpretação e o impacto emocional das memórias podem variar de pessoa para pessoa. O mesmo evento pode ser lembrado de maneira positiva por uma pessoa e de maneira negativa por outra, dependendo das circunstâncias individuais e da perceção subjetiva.

As primeiras são associadas a eventos agradáveis e momentos felizes, são memórias positivas e podem trazer sentimentos de alegria e bem-estar quando recordadas.

Por outro lado, algumas memórias podem estar ligadas a eventos traumáticos, perdas, ou situações dolorosas. Essas memórias podem evocar sentimentos de tristeza, angústia ou desconforto, quando são recordadas.

Além disso, as memórias também podem evoluir ao longo do tempo e ser influenciadas pela perspetiva atual, pela maturidade emocional e pelo processo de reflexão e compreensão pessoal. Uma memória inicialmente dolorosa pode ser reinterpretada de forma mais positiva, à medida que ocorre um processo de cura, aceitação ou aprendizagem.

No geral, as memórias são uma parte importante da nossa experiência humana, pois moldam a nossa identidade, influenciam as nossas emoções e podem ter um impacto significativo, na forma como vivemos no presente.

HSC  

2 comentários:

Pedro Coimbra disse...

Memória convém ter sempre.
Saudosismo, ò tempo volta pra trás, isso é que já não faz nada o meu feitio.

Anónimo disse...

🌹