quarta-feira, 31 de maio de 2023

ESPIRITUALIDADE


Já pensou, alguma vez, na sua espiritualidade? E a resposta tranquilizou-o? Não teve dúvidas?

O que sabemos todos dela? É que pode ser definida como uma “propensão humana a buscar significado para a vida, por meio de conceitos que transcendem o que é tangível, à procura de um sentido, que nos ligue com algo maior que nós próprios” 

Tradicionalmente, uma pessoa espiritual ou espiritualizada significava ter uma espécie de ligação aos valores religiosos, ou às questões do espírito. Ao contrário dos” outros” que, ao invés, apenas se ocupariam de interesses materiais ou mundanos .

Mas a espiritualidade, também pode ser encarada como o “ingrediente ativo” das principais religiões do mundo, pese embora, ela não caiba só dentro da religiãoDo meu ponto de vista, a espiritualidade é um estado em que estamos ligados a Deus, à Natureza, uns aos outros e à parte mais profunda de nós mesmos .

Será que podemos dizer que quem não tem qualquer religião, não possui qualquer tipo de espiritualidade? Não necessariamente. A espiritualidade é uma experiência pessoal e única para cada indivíduo. Algumas pessoas podem não se identificar com a espiritualidade ou não sentir a necessidade de a explorar. É importante respeitar as escolhas e crenças de cada pessoa em relação a esta matéria.

Ela pode ou não estar ligada a uma vivência religiosa e ser experimentada de muitas maneiras diferentes. Algumas pessoas podem encontrar espiritualidade através de práticas religiosas e crenças, enquanto outras podem encontrar espiritualidade através de conexões com a natureza, arte, música ou relacionamentos interpessoais. A principal diferença entre essas formas de espiritualidade, é o caminho que cada um escolhe para se conectar com algo maior que si mesmo e, assim, encontrar significado e propósito na sua vida.

HSC 

4 comentários:

Unknown disse...

Boa tarde. estes textos são feitos com recurso a IA?

Pedro Coimbra disse...

À medida que vou envelhecendo vou-me inconscientemente afastando do espiritual e ficando mais e mais ligado ao tangível.
Não devia ser o oposto??

Helena Sacadura Cabral disse...


No meu texto A DÚVIDA dou resposta à sua pergunta. Mas para já não preciso de IA. Basta-me a IH, ou seja a minha inteligência, o que investigo e o que aprendo!

Anónimo disse...

🌹