quinta-feira, 4 de maio de 2023

Os Passos para a Excelência



As organizações são movidas por sonhos e ambições. É por meio da elaboração e do alinhamento de metas que um negócio constrói um futuro competitivo. Tudo acontece por meio de um caminho sustentável para uma Gestão de Excelência. Para isso, oito passos são fundamentais:

Primeiro, definir a ambição da empresa, onde ela quer chegar e o que é preciso fazer para alterar os resultados.

O segundo a governance que é a forma como a empresa deve organizar-se. Através dela, são definidas as responsabilidades de cada um, no processo de elaboração e de implementação da estratégia.

O terceiro passo diz respeito à busca de evidências que sustentam a ambição, ou seja, entre outras, as análises dos stakeholders, do mercado e da cadeia de valor da empresa.

No quarto passo, a produtividade, definem-se os focos e as entregas dos trabalhos, nascendo neste momento, os projetos estruturais.

O quinto passo aborda a qualidade técnica e a pergunta nesta etapa é: o grupo é capaz? Aqui, são avaliados a maturidade de gestão da equipe e o seu conhecimento técnico.

O sexto passo traz a disciplina que garante a implementação do que foi planeado. São os rituais formais de acompanhamento do que está a ser produzido ao longo do exercício, da avaliação dos resultados das metas e dos projetos e, também, dos status das ações planeadas por cada participante.

No sétimo passo, avaliamos o retorno das iniciativas, identificando o impacto financeiro de cada uma delas e a sua contribuição para o alcançar da ambição.

No oitavo e último passo, a transparência, garante-se o cumprimento de todas as regras de compliance da organização. São também definidos os aspetos de comunicação da estratégia para todos os envolvidos.

Se me perguntassem qual é o principal fator para o crescimento pessoal, eu definiria apenas numa palavra: hábitos. Já Aristóteles dizia que “Nós somos aquilo que fazemos repetidamente. Excelência, portanto, não é um ato, mas sim um hábito.”

 HSC

3 comentários:

Pedro Coimbra disse...

Eu habituei-me a passar aqui diariamente e acho excelente.
Bom fim-de-semana

José Manuel Serrenho disse...

eu habituei-me a ler o que escreve e gosto muito.
Obrigada.

Anónimo disse...

🌹