domingo, 21 de maio de 2023

A Dúvida

Embora durante muito tempo escrevesse quase diariamente aqui no Fio de prumo, o certo é que comecei a julgar mais atrativas outras redes sociais, nomeadamente o Twitter e o Linkedin e abandonei por um tempo longo este cantinho. 

Entretanto e com a pandemia, comecei a dedicar-me mais ao tema da Felicidade. Assim como na Faculdade de Direito, há um curso sobre esta matéria, eu decidi iniciar os mesmos estudos para a Economia. Confesso que fiz sérias descobertas sobre estas matérias -aliás já bastante estudadas noutros países mais avançados - e hoje, escrevo sobretudo, para  fazer conferências e Workshops.

Desses temas que preparo, fui ao longo de 2023, publicando alguns deles no Linkedin, rede mais virada para o lado profissional e portanto para textos mais elaborados. Continuei a publica-los nas outras redes também, e sempre acompanhados de foto minha. E só muito recentemente, resolvi que os podia postar aqui. Assim fiz.

Mas ninguém deve vir aqui, dado que apenas tenho um comentador que me acompanha há muito tempo. Porém, hoje um desconhecido escreveu-me a perguntar se os textos que eu publicava, eram meus ou da IA Inteligência Artificial. Dei uma gargalhada, porque se confirmou o que eu sempre pensei dos Bing/ Chat GPT. É que os direitos de autor iriam desaparecendo rapidamente...

Claro que conheço e uso se entender necessário, estas ferramentas que, ao meu nível, têm ainda um papel limitado. Mas quando alguém tem uma dúvida destas, isso só pode significar que ou não conhece a minha escrita, ou a relegou para o nível Chat GPT. Qualquer das hipóteses é pouco estimulante!

Publiquei um texto desses, nas minhas redes, mas esclareci que não era meu mas sim do Bing, não enganando ninguém. Esta dúvida só veio, afinal, confirmar que o meu novo trilho de consultas, conferências e workshops está muito mais adequado ao que, nesta altura, faço melhor.

HSC     

Nota: Se a IA Inteligência Artificial não for regulada, adeus democracia...

12 comentários:

Pedro Coimbra disse...

Inteligência Artificial não é uma contradição nos termos???
tenha uma boa semana

Ana maria disse...

Dra Helena maldade pura e dura. Há que continuar. Nem sempre a falta de comentários é sinónimo de desinteresse (falo por mim). Continuo a seguir a Dra Helena no instagram, mas prefiro este espaço. Tudo de bom para a Senhora.

Ana maria disse...

Dra. Helena esqueci-me de dizer que este espaço é mais aconchegado. Egoísmo meu, talvez

Pôr do Sol disse...

Dra, Helena

Já me tinha perguntado porquê a ausencia, mas como a leio no Instagram fui deixando passar, não imaginando que a falta de presenças a levaria a sentir desinteresse.

Tenho partilhado, por wathsapp, alguns dos seus conceitos e sei até quem os tem todos impressos.

Pois, QUE continue, QUE a saude não falte, QUE o seu bem faça bem ao outro.

Anónimo disse...

Dra Helena, eu sigo-a sempre.
Estou ansiosa pelas suas reflexões, sempre tão interessantes.
Não costumo comentar, mas estou aqui!
Muita saúde
Um abraço
Margarida

Maria disse...

Também eu não tenho o hábito de comentar, mas gosto muito de a ler e como não tenho redes sociais ( por vontade própria) estou sempre a visitar o blogue. Congratulo-me por ter voltado. Senti muito a sua falta. Continue, por favor.
Maria Oliveira

Maria disse...

Também eu não tenho o hábito de comentar, mas gosto muito de a ler e como não tenho redes sociais ( por vontade própria) estou sempre a visitar o blogue. Congratulo-me por ter voltado. Senti muito a sua falta. Continue, por favor.
Maria Oliveira

Anónimo disse...

De igual forma, estou sempre ansiosa por um novo post e partilhas estimulantes. Não comento também, mas cá estou. Um bem haja a si!

Ana Rosa disse...

Dra. Helena, bom dia. Foi com bastante agrado que constatei que está de volta. Não tenho por hábito comentar, mas procuro sempre as suas reflexões.É bom tê-la de volta. Beijinhos
Ana Rosa

Anónimo disse...

🌹

Anónimo disse...

O desenvolvimento da inteligência artificial completa poderia significar o fim da raça humana. Assim que os humanos desenvolverem a inteligência artificial, ela irá decolar por conta própria e se redesenhar em um ritmo cada vez maior.” -Stephen Hawking

(...)-é crucial que a IA seja desenvolvida de forma responsável e ética. Os pesquisadores e desenvolvedores de IA precisam levar em consideração as possíveis consequências de suas criações e trabalhar para mitigar os riscos associados ao seu uso. Além disso, é fundamental que haja regulamentação e supervisão adequadas para garantir que a inteligência artificial seja utilizada de forma segura e benéfica para a sociedade. -MorgadinhadosCanaviais

Anónimo disse...


​Estimada Senhora Dra, Helena,

Muitas pessoas agora preferem ler em dispositivos eletrônicos, como tablets ou e-readers, em vez de livros tradicionais. As oportunidades digitais surgem naturalmente com o amplo acesso à Internet, enquanto os riscos são multifacetados. O desenvolvimento da inteligência artificial completa poderia significar o fim da raça humana. Assim que os humanos desenvolverem a inteligência artificial, ela irá decolar por conta própria e se redesenhar em um ritmo cada vez maior.” -Stephen Hawking

Temos de perceber quais são as competências que nós vamos delegar para a inteligência artificial. Porque haverá, com certeza, um conjunto de competências que nós podemos delegar para a inteligência artificial e outros não.-MorgadinhadosCanaviais