sábado, 10 de junho de 2023

SAUDADES DO FUTURO


Saudade é uma palavra que se diz só existir em português, e que expressa um sentimento universal. É a mistura de amor, nostalgia e tristeza que sentimos quando estamos longe de alguém ou de algo que nos faz falta. Saudade é o aperto no peito, a lágrima no olho, o sorriso amargo. Saudade é a memória que nos aquece e nos magoa ao mesmo tempo. Saudade é a esperança de um reencontro, mas também a incerteza de quando ou se ele vai acontecer. Saudade é o preço que pagamos por viver momentos felizes.

As pessoas sentem saudade porque têm relações de afeto com gente, lugares, situações ou sensações que, de alguma forma, marcaram as suas vidas. A saudade é uma forma de lembrar esses momentos felizes, mas também de sentir falta do que não está mais presente.

A saudade pode ser boa ou ruim, consoante a emoção que se associa a ela. A saudade pode ser uma forma de contemplar o passado, mas também de reconhecer a ausência e o vazio que ela deixa.

A saudade tem uma explicação biológica. O nosso corpo produz substâncias químicas, como hormonas e neurotransmissores, que causam bem-estar e nos ajudam a criar laços afetivos. Quando estamos longe de alguém ou de algo que nos faz bem, essas substâncias diminuem e podemos sentir sintomas físicos parecidos com os da abstinência de drogas, como irritação, dificuldade em dormir, aumento de cortisol (hormona do stresse) e um mal-estar generalizado.

Curiosamente, podemos sentir saudade de nós próprios. Isso acontece quando nos afastamos de quem somos, de nossos valores, de nossos sonhos, de nossas vontades. Quando deixamos de nos cuidar, de nos amar, de nos respeitar. Quando nos perdemos em meio às exigências, às cobranças, às comparações. Quando nos esquecemos de como éramos felizes com as coisas simples da vida.

 Mas sentir saudade de si próprio é um sinal de que algo não está bem, de que precisamos de nos reconectar com a nossa essência, com o nosso propósito, com o nosso amor-próprioÉ um convite para olhar para dentro e resgatar o que nos faz bem, o que nos faz sentir vivos, o que nos faz ser nós mesmos.

Saudade do futuro é uma expressão que pode parecer contraditória, mas que faz sentido para muitas pessoas. Saudade do futuro é sentir falta de algo que ainda não aconteceu, mas que se deseja muito que aconteça. É ter esperança de um dia melhor, de um sonho realizado, de uma situação resolvidaÉ projetar no futuro uma felicidade que não se tem no presente.

Saudade do futuro também pode ser um sentimento de nostalgia pelo futuro que se imaginava e que não se concretizou. É perceber que o tempo passou e que as coisas não saíram como o planeado. É lamentar as oportunidades perdidas, as escolhas erradas, os caminhos não percorridosÉ ter a sensação de que o futuro foi roubado ou desperdiçado.

4 comentários:

Janita disse...

Se a saudade não for tipo saudosismo, que nos derrota o ânimo e nos puxa para baixo, é algo que cultivamos com carinho. Comigo é assim.
Sinto muita saudade dos meus tempos de menina e do tempo em que os meus filhos eram pequenos.
Nunca me tinha passado pela mente esse conceito de saudade do futuro.
Visto assim, sob esse ponto de vista que a Dra. Helena expôs, posso dizer que, por vezes, sinto uma terrível e nostálgica saudade de alguns sonhos que sonhei e nunca consegui concretizar, muito por uma má escolha que fiz.
Posso estar a ficar velhota, mas como ainda respiro e morta não estou, acho que não vou já deixar que essa saudade do futuro tome conta do tempo que ainda me resta viver. Deixe-me mas é cá continuar a sonhar.
Enquanto há vida...

Seja feliz e não deixe também morrer os seus sonhos, Dra. Helena. :)

Pedro Coimbra disse...

Essa é a minha saudade todos os dias.
Amanhã vai ser ainda melhor.
Esse é o meu lema de vida.
Tenha uma linda semana

Anónimo disse...

🌹

Anónimo disse...

Saudades do futuro

Esta ...é muito á frente... :-) :-)

Zé ( fica sem pé )