quarta-feira, 7 de junho de 2023

OS SONHOS


Os sonhos são experiências mentais que ocorrem durante o sono, especialmente na fase chamada de REM. Os sonhos podem ter diferentes funções e significados, consoante a perspetiva de quem os analisa. Foram sempre motivo de análise clínica, pese embora, mesmo nestas, as interpretações variem bastante.

Assim, para Freud, os sonhos revelariam insights sobre desejos e emoções ocultas, ou seja, uma forma de expressar os conteúdos reprimidos do inconsciente, que se manifestam de forma simbólica e distorcida.

Porém, de acordo com a teoria cognitiva, os sonhos auxiliam na formação da memória, na solução de problemas ou são, simplesmente, produto de uma ativação cerebral aleatória. Os sonhos seriam, assim, uma forma de processar informações adquiridas durante o dia, consolidar aprendizagens, resolver conflitos ou gerar novas ideias.

Já segundo a teoria neurobiológica, os sonhos refletem várias memórias e antecipam eventos futuros e seriam uma forma de integrar as experiências passadas e as expectativas futuras, criando cenários possíveis ou improváveis.

Portanto, os sonhos podem ser considerados como uma forma de memória, mas não, necessariamente, como uma reprodução fiel da realidade. Eles podem misturar elementos de diferentes memórias, distorcê-los ou modificá-los de acordo com as emoções, os pensamentos ou as intenções do sonhador.

HSC

2 comentários:

Pedro Coimbra disse...

Sonho muitas vezes com os meus pais.
Porque vivo preocupado com eles.
E isso reflecte-se mesmo durante o repouso.

Anónimo disse...

🌹