segunda-feira, 5 de junho de 2023

O SENTIDO DA VIDA


O sentido da vida é uma questão profunda e filosófica que tem sido debatida ao longo dos séculos. Não há uma resposta definitiva, pois o significado da vida pode variar de pessoa para pessoa, dependendo de suas crenças, valores e perspetivas individuais. Além disso, diferentes filosofias, religiões e sistemas de pensamento têm oferecido diversas respostas ao longo do tempo.

Para alguns, o sentido da vida pode estar relacionado com encontrar felicidade e satisfação pessoal, realizando metas e objetivos individuais. Outros podem encontrar sentido na busca pelo conhecimento e compreensão do mundo em seu redor. Para muitos, o sentido pode ser encontrado no serviço dos outros, no amor e nas relações interpessoais. Algumas filosofias e religiões argumentam que o sentido da vida está ligado a uma conexão com algo maior, seja um propósito divino ou uma ordem cósmica.

É importante lembrar que a busca pelo sentido da vida é uma jornada pessoal e única para cada indivíduo. Cada pessoa pode encontrar o seu próprio significado através de suas experiências, reflexões e busca por aquilo que traz sentido e propósito em suas vidas. Mas, seja qual for o caminho escolhido, o que importa é que nos sintamos felizes com a escolha feita!

HSC

9 comentários:

Janita disse...

Gostei muito deste texto reflexivo e que nos leva a reflectir nesse propósito que representa o sentido de termos vindo ao mundo.
Nem sempre me sinto feliz comigo mesma e quantas vezes me pergunto que desígnio me foi reservado.

Gostei tanto desta sua fotografia, Dra. Helena!...
É como se o seu sorriso bondoso e complacente me fosse dirigido.
Senti que não ficou aborrecida comigo e isso foi muito gratificante.

Fique bem e seja sempre muito feliz. :)

Pedro Coimbra disse...

Sorri ao ler o título.
Relembrei Monty Python.

Anónimo disse...

A vida não tem sentido, ponto!

Anónimo disse...

Gosto deste novo modelo das selfies a acompanharem os posts.

Helena Sacadura Cabral disse...


A vida não tem sentido. Virgula. Para aqueles que lhe não dão qualquer sentido. Eu penso o contrário e que aquilo que verdadeiramente tem sentido é a vida e o valor que lhe damos!

Pedro Coimbra disse...

Gosto muito de estar vivo.
E de viver com eles que amo.
Esse é o verdadeiro sentido da vida para mim.
Sentido e sentimento.

Anónimo disse...

Concordo com a Drª Helena! A vida faz todo o sentido! Para mim a vida não só faz sentido como tem todo o valor. Talvez seja necessário, nas sociedades atuais, refletirmos mais sobre o valor da vida e os valores que nos regem ao longo da vida.
Tenha uma boa tarde com muita saúde.
Respeitoso abraço desta admiradora que adora ler os seus textos.
Maria

Anónimo disse...

Pois continuo a discordar, Helena. Nascemos, crescemos, trabalhamos que nem umas bestas, sofremos horrores e no fim acaba-se tudo num buraco no chão. Passada uma semana já ninguém se lembra que cá andamos... Não tem sentido, ponto! Eu preferia não ter nascido, por isso nunca mandei pra cá ninguém. Não se zangue, é a minha opinião. Um aparte: que bem que está em algumas das fotos. Felicidades!

Anónimo disse...

🌹