segunda-feira, 12 de junho de 2023

COMPROMISSO

Filosoficamente, o compromisso é um acordo entre duas partes sobre algo que será realizado.

Comprometimento consigo mesmo é prometer algo a si mesmo e realizar seus sonhos. O comprometimento vem do latim “compromissos” e representa o ato de fazer uma promessa recíproca. Ter um compromisso moral significa que a pessoa respeita determinados princípios de moralidade e comportamento, estabelecidos no meio onde vive, e que deve seguir esses preceitos, pois está comprometida com eles. Os valores morais são princípios que orientam a conduta das pessoas numa sociedade. Dizem respeito ao bem, em oposição ao mal, ou ao correto, em oposição ao errado

O compromisso é um dos mais importantes valores que uma pessoa pode possuir, para bem das boas relações dentro de uma sociedade, já que representa o seu nível de envolvência em relação a algo ou alguémConsiderando esta característica em relação à vida profissional, é aquilo que leva a cumprir, com responsabilidade, todas as questões impostas a alguém ou à sua equipe.

O compromisso social é o comprometimento de um indivíduo ou de um grupo com o bem-estar da sociedade em geral, em oposição aos seus próprios interesses individuaisÉ a disposição de contribuir para o desenvolvimento de uma comunidade, ajudando a resolver problemas e questões que afetam a vida dos indivíduos que a compõem.

Muitas vezes, somos mais exigentes com os compromissos que assumimos com outras pessoas, do que com aqueles que fazemos connosco mesmos.

Mas importa lembrar que o compromisso consigo mesmo é fundamental porque é um dos alicerces da confiança. A própria autoconfiança é dependente da manutenção e aceitação dos compromissos que fazemos connosco.

Às vezes, devemos priorizar e dizer “não”, porque nem sempre podemos cumprir as expectativas dos outros e deixar as nossas de lado. O maior compromisso é aquele que temos com nós mesmos. Porque havemos de manter o foco naquilo que não temos, ao invés de o mantermos naquilo que temos?

A qualidade de vida de uma pessoa é diretamente proporcional ao seu compromisso com ela mesma, independentemente da sua área de atividade. Tratar-se como prioridade e aprender a se comprometer consigo mesmo, pode ajudar a reduzir o stresse e melhorar o nosso bem-estar .

2 comentários:

Pedro Coimbra disse...

Compromisso social, educação, elevação.
O contrário do que vimos naqueles cartazes na manifestação dos professores.
Que comportamento infame!
Ainda para mais vindo de formadores.
Divergências políticas nunca podem fundamentar tamanha boçalidade.

Anónimo disse...

🌹