domingo, 18 de junho de 2023

A VULNERABILIDADE

Vulnerabilidade é uma característica que se costuma atribuir a quem é frágil, delicado e fraco. A vulnerabilidade é uma particularidade que tanto se pode referir ao comportamento das pessoas, como a objetos, a situações, ou a ideias.

Existem vários tipos de vulnerabilidade. Alguns exemplos vão da vulnerabilidade social, que está relacionada com lugares e pessoas que estão expostos à exclusão social, à vulnerabilidade psicológica, que pode referir-se a pessoas com baixa autoconfiança e autoestima.

Esta última, psicológica, é um estado em que a pessoa se sente exposta em situações que lhe causam dor e sofrimento. Neste sentido, sentem-se incapazes de a superar, na sua maioria, pelo medo de serem rotulados como fracos .

Uma pessoa com vulnerabilidade psicológica pode apresentar baixa confiança e, sentindo-se insegura diante do olhar do outro, tentar buscar elogios como um sinal de que é aceite pelos demais. Pode, ainda, perder o bom humor e o jogo de cintura, necessários para lidar com este tipo de problemas.

É possível ser-se psicologicamente forte e ao mesmo tempo vulnerável. A vulnerabilidade é uma parte natural da experiência humana e todos nós temos momentos de vulnerabilidade em nossas vidas. Ser vulnerável não significa necessariamente ser fraco. Na verdade, pode até ser um sinal de força e coragem ao enfrentar e lidar com emoções difíceis.

A cientista Brené Brown mostra como é impossível alcançarmos nossos objetivos se não aceitarmos quem somos, os nossos erros, inseguranças e dúvidas. E afirma que “a vulnerabilidade soa como verdade e sente-se como coragem. Verdade e coragem nem sempre são confortáveis, mas nunca são uma fraqueza.” 

Ser vulnerável permite que se viva mais intensamente, diferentes experiências e dá a oportunidade para que nasçam sentimentos como o amor e a alegria O que pode levar a um nível mais profundo de confiança e intimidade nos relacionamentos interpessoais.

2 comentários:

Pedro Coimbra disse...

Gosto de pessoas vulneráveis.
Tenho dificuldade em conviver com cascas grosas.
Boa semana

Anónimo disse...

🌹