sexta-feira, 16 de junho de 2023

ALTIVEZ

 

A altivez é um traço de personalidade geralmente associado à arrogância, orgulho excessivo ou superioridade. Uma pessoa altiva demonstra uma atitude de superioridade em relação aos outros, exibindo presunção e uma postura de desdém em relação às opiniões e ideias alheias.

A altivez é frequentemente vista como um traço negativo, pois reflete falta de humildade e de empatia. Pessoas altivas tendem a acreditar que são melhores do que os outros, o que pode levar a um comportamento condescendente e prejudicar as relações interpessoais.

É importante distinguir entre a altivez e a autoconfiança saudável. A autoconfiança envolve uma crença em si mesmo e em suas habilidades, sem a necessidade de menosprezar os outros. A altivez, por outro lado, envolve uma atitude de superioridade em relação aos demais, rebaixando-os e menosprezando as suas contribuições.

Na sociedade, a altivez muitas vezes é vista como um comportamento indesejado, pois cria barreiras para a cooperação e o trabalho em equipe. Pessoas altivas podem ter dificuldade em estabelecer relacionamentos saudáveis e duradouros, pois seu comportamento tende a afastar os outros.

Em resumo, a altivez é um traço de personalidade que envolve uma atitude de superioridade e arrogância em relação aos outros. É importante cultivar a humildade e a empatia para promover relacionamentos saudáveis e um convívio harmonioso com as pessoas ao nosso redor.

2 comentários:

Pedro Coimbra disse...

Aprendi há muitos anos a palavra mágica para esse tipo de pessoas.
O pois.
Não é sim, não é não, é pois.
E seguimos o nosso caminho enquanto essas galinhas ficam de papo cheio.

Anónimo disse...

🌹