sábado, 17 de junho de 2023

ALTIVEZ OU SOBERBA?


A altivez e a soberba são traços de personalidade relacionados, mas têm algumas diferenças subtis.

A altivez geralmente refere-se a uma postura de superioridade e orgulho excessivo. Uma pessoa altiva tende a se considerar-se superior aos outros e pode exibir comportamentos arrogantes e presunçosos. Pode menosprezar as opiniões e contribuições dos outros, mostrando uma atitude de desdém em relação a eles. A altivez está relacionada a uma autoimagem insuflada e uma necessidade de se sentir superior aos demais.

Por outro lado, a soberba é caracterizada por um sentimento exagerado de orgulho próprio e uma visão excessivamente positiva de si mesmo. Uma pessoa soberba considera-se superior em relação aos outros e pode mesmo envolver-se em atos de exibicionismo e vaidade. Pode mostrar-se ostensivamente superior e buscar constantemente a validação e admiração dos outros. A soberba, geralmente, está ligada a um sentimento de infalibilidade e a uma falta de reconhecimento de falhas ou erros.

A diferença principal entre altivez e soberba é que a altivez está mais relacionada à atitude e ao comportamento, enquanto a soberba é mais interna, relacionada ao sentimento de orgulho e à autoimagem. A altivez é mais visível na forma como uma pessoa se comporta e interage com os outros, enquanto a soberba está mais enraizada na perceção de si mesma.

Ambos os traços, altivez e soberba, são geralmente considerados negativos, pois podem prejudicar as relações interpessoais, criar barreiras para a cooperação e gerar conflitos.

Em suma, a altivez envolve uma postura digna e confiante, enquanto a soberba é caracterizada por um orgulho exagerado e uma visão superior aos outros. É importante ter um sentido saudável de autoestima e valor próprio, sem menosprezar ou desrespeitar as demais pessoas. 

2 comentários:

Pedro Coimbra disse...

Confesso que a rapaziada que se acha a última bolacha do pacote me irrita.
Para não ser mal educado tenho tendência a afastar-me.
Reacção química.

Anónimo disse...

🌹