segunda-feira, 26 de junho de 2023

A PERDA


Sei bem o que é o sentimento da “perda” e do vazio em que, de repente, somos lançados.

O ser humano pode reagir de várias maneiras, pois trata-se de uma experiência emocionalmente intensa e individual. A reação à perda pode depender de vários fatores, nomeadamente, a natureza da mesma, o vínculo emocional com o que se perdeu e a capacidade de resiliência de cada pessoa.

Por experiência própria salientarei algumas das possíveis reações emocionais, que cada um pode ter diante desta dor. Por um lado, tristeza e dor emocional, em que as pessoas podem chorar e sentirem-se vazias. Por outro, negação que resulta da dificuldade em aceitar a perda e negar sua realidade. Isso pode ser uma forma de defesa temporária. Finalmente podem surgir sentimentos de raiva e frustração direcionados a si mesmo, aos outros, ou até mesmo à vida, como resposta à sensação de impotência e injustiça da perda.

Noutros casos a sensação de culpa pela perda, mesmo que não tenham controle sobre ela, ou ansiedade e medo por perdas Necessidade de isolamento: Algumas pessoas podem se afastar socialmente e buscar o isolamento como forma de lidar com a perda. Elas podem se sentir emocionalmente exaustas e preferir a solidão para processar seus sentimentos.

No fundo tudo o que atrás descrevi faz parte dum processo inevitável a que chamamos luto, que é um processo natural que envolve várias etapas, como negação, raiva, barganha, tristeza e, finalmente, aceitação. O tempo necessário para passar por essas etapas varia de pessoa para pessoa.

4 comentários:

Janita disse...

"Barganha" nunca antes lera este adjectivo.
Em tudo o resto, concordo plenamente com a Dra.Helena.
Conheço a dura sensação da perda definitiva de alguém que amamos, ainda que, felizmente, nunca tenha perdido um filho.
Sim, cada pessoa tem o seu próprio tempo para fazer o seu luto.

Um abraço.

Helena Sacadura Cabral disse...

Barganha é um substantivo bastante antigo, muito usado no Alentejo e que significa confusão, distúrbio.

Pedro Coimbra disse...

Os pais devem partir antes dos filhos.
Essa é a ordem natural.

Anónimo disse...

🌹