quinta-feira, 29 de junho de 2023

ESTADO DE NEGAÇÃO

O estado de negação, que também é conhecido como “estado de negatividade”, refere-se a uma situação mental ou emocional, caracterizada por uma perspetiva negativa ou pessimista em relação a si mesmo, aos outros ou à vida em geral. É uma altura em que uma pessoa se pode sentir desanimada, desesperada, desvalorizada ou impotente.

Quem se encontra em estado de negação tende a ter uma visão distorcida da realidade, onde enfatiza as falhas e os aspetos negativos das situações, ignorando ou minimizando os positivos. Pode, mesmo, sentir-se presa a um ciclo de pensamentos negativos e ter dificuldade em ver alternativas ou soluções para os seus problemas.

A negação pode ser causada por uma variedade de fatores, incluindo experiências de vida traumáticas, problemas de saúde mental, stresse crónico, eventos negativos recentes ou uma predisposição genética para o pessimismo. Nalguns casos pode mesmo ser estimulada pelo ambiente social e pelas influências culturais.

O estado de negação não é permanente. Com apoio adequado, mudanças de estilo de vida, terapia ou outras intervenções, as pessoas podem superar a negação e desenvolver uma perspetiva mais positiva e saudável.

A psicoterapia cognitivo-comportamental, por exemplo, é um tipo de abordagem terapêutica, que pode ajudar as pessoas a identificar e desafiar padrões de pensamento negativos e substituí-los por padrões mais positivos.

É essencial buscar apoio de profissionais de saúde mental, como psicólogos ou psiquiatras, quando se estiver enfrentando um estado prolongado de negação ou sofrimento emocional significativo. Eles podem fornecer avaliação, diagnóstico e tratamento adequados para ajudar a lidar com essa condição., que marcando alguns de nós, determina a sua infelicidade.

2 comentários:

Pedro Coimbra disse...

Essencial buscar ajuda de profissionais de saúde.
Há quantos anos digo isso à minha mãe.
Nunca segue a terapia que lhe prescrevem.
E vive em permanente negritude.
É muito triste e deprimente.
Para ela e para quem a rodeia.

Anónimo disse...

🌹