domingo, 27 de dezembro de 2020

Tens 80 anos? Estás arrumado...

Tenho, como todos nós, acompanhado as dferentes versões sobre o plano de vacinações. Primeiro os velhos eram os últimos a levar a vacina contra o Covid. Depois a decisão deu grande celeuma e o governo veio corrigir e dizer que os velhinhos, como os médicos, enfermeiros e pessoal ligado ao tratamento da doença seriam os primeiros a receber a vacina, nomeadamente os idosos com problemas de saude.

Agora acabo de saber que, ao contrario de outros países, quem tenha 80 anos viveu tempo demais e só receberá prioritariamente a vacina se tiver uma doença das consideradas vitais. Ou seja, assim com este diferimento dos octogenários, sempre se poupam umas vacinas. É que no tempo de espera pode, eventualmente, haver "a sorte" do cidadão saudável, apanhar uma carraspana e ir desta para a melhor... sem se gastar a vacinazinha. 

Em termos económicos é fácil perceber. Sendo o medicamento um bem escasso é preciso evitar desperdiça-lo. Assim o critério inicial foi corrigido e os de oitenta vão para outra fila. Creio bem que poderá ser a fila de espera não de uma operação mas de uma vacina que já não chegará. 

Ah! grandes mentes estas dos nosso dirigentes. Vejam lá se têm uma avozinha ou um avozinho de 80 anos e expliquem-lhes porque é que eles foram, hoje, democraticamente excluídos. Parabéns ao mentor deste critério...

HSC

32 comentários:

Anónimo disse...


Não é possível que ninguém se revolte perante uma decisão dessa natureza. Eu acabei de ouvir o seu filho dize-lo e julguei que se tinha enganado.QUe vergonha!

Anónimo disse...

Caríssima Sra Dra
Para alguns infelizmente não passamos de meros números.
Com os "números" que já partiram já viu o que "embolsam" em reformas?
JG

Pedro Coimbra disse...

Os meus pais têm 82 e 84 anos.
A minha tia fez ontem 88.
São todos descartáveis?
Como as fraldas?
E eu a pensar que os mais idosos, os profissionais de saúde e trabalhadores de lares de terceira idade estariam na linha da frente na prioridade de vacinação.
Tenha uma boa semana

João Menéres disse...

Sou doente cardíaco e tenho 86 anos.
Serei ou não um octogenário privilegiado ?
Um dia é assim, no outro já não é !...

Melhores cumprimentos.

Tintinaine disse...

Estou quase lá, prefiro ficar calado para não dizer asneiras!

Dalma disse...

HSC, por essa ordem de ideias também não se vacinarão os mais de 80 que estão nos lares!!! E eles são a maioria, se os que estão cá fora não “precisam” os que estão dentro também não!
Aguardemos que encontrem o rumo!!

Anónimo disse...

As pessoas com mais de 50 anos e com insuficiência cardíaca, renal e respiratória, pertencem ao grupo prioritário (e claro, as pessoas com 80 anos e mais, com esses problemas).

No mesmo grupo prioritário, estão os utentes e trabalhadores de lares (e claro os utentes de lares com 80 anos e mais).

Ainda no grupo prioritário estão os profissionais de saúde e de serviços essenciais.

Como em outros países, em Portugal podia ter sido escolhida simbolicamente, como primeira pessoa a ser vacinada (aquele que vai ficar para a história) uma pessoa com 90 anos e insuficiência cardíaca, renal ou respiratória.

Mas optou-se por um profissional de saúde. Parece-me bem, para tranquilizar a população, tanto mais que a imagem do mais idoso a ser vacinado (em outros países) já tinha sido amplamente transmitida, já está no imaginário de todos.

Não me parece que em outros países, tenham sido vacinados primeiro TODOS os idosos, mas os que tinham outros problemas de saúde.

Anónimo disse...

o primeiro a ser vacinado em Portugal, na minha opinião, mereceu: um médico com 65 anos e 42 de profissão, diretor de infeciologia.

Anónimo disse...

Penso que a maior percentagem dos «maiores» com 80 ou 90 ou mais, estão no grupo dos prioritários com mais de 50 e com insuficiência respiratória, cardíaca, etc.

Anónimo disse...

Claro que não! Mas tudo serve para dizer mal. Se fossem primeiro os d idosos de mais de 80 anos,os comentários aqui e por todo o lado,era que os priorizavam para testar a vacina e se desse para o torto era que queriam aliviar a S.Social.Hoje chegaram mais vacinas ao contrário de 8 países em que houve problemas. "Olha que pena,tudo a correr bem,o que vamos inventar para atacar??!!" Pois...

Helena Sacadura Cabral disse...


Anónimo das 15:17

Se tivesse 80 anos saudáveis - dentro do que pode ser a palavra saudável em tal idade - e se visse relegado para o lugar de quem tem menos 30 anos talvez até achasse graça de o considerarem tão novo...

Anónimo disse...

A máscara a cair, Helena, não que a mim alguma vez me tenham enganado... Ainda assim, a Helena tem sorte, pois tem contactos e outros meios para arranjar a vacina (vide Ana Gomes), agora os outros octogenários são abandonados por todos, primeiro pelos filhos e netos nos inenarráveis lares, depois pelo estado... Ai não querem a eutanásia?? Despacham-se de outra maneira...

Anónimo disse...

Na Alemanha num lar deram 5 doses duma vez a alguns idosos!! Se fosse cá, a Ministra já tinha sido arrasada!

Anónimo disse...

Ainda não percebi isto, desculpem lá, mas existe uma percentagem muito elevada de pessoas com mais de 80 que não pertençam aos lares e ao grupo dos que têm doenças cardíaca, respiratória, renal? Para mim é importante esse dado, porque eu penso que a grande maioria dos 80+ estão incluídos nos grupos dos lares e dos que têm uma das três doenças. E o que se passa com os que têm 65+ e não têm as doenças cardíaca, respiratória, renal? Em que fase está previsto serem vacinados, os que têm 80+ e os que têm 65+, no caso de não terem as tais três doenças? As opiniões da maior parte das pessoas não passam de política, como sempre. Mas como me estou nas tintas para a política, ponho-me a pensar o que será mais justo. Se existem muitos 80+ sem as três doenças, temos tb de pensar que estão mais protegidos, não têm de andar no meio da confusão como os «activos». Tanta polémica e ainda há os negacionistas que mesmo que haja vacinas para todos não as querem (conheço um, que não quer que ninguém lá em casa, em toda a escala de idades, tome a vacina!). Priorizar as pessoas pela idade, independentemente do seu ambiente e estilo de vida, e do tipo de complicações que não tem, não é ser politicamente correcto?

João Menéres disse...

Anónimo das 15:17

Tudo a correr bem ?
Para que veio ao Hospital S. João a Ministra da Saúde e toda a tralha da comunicação social ?
Pura propaganda para caçarem mais uns votos !
E a cena da luta entre a GNR e a PSP ?
Degradante !!!

Anónimo disse...

Noutros países começaram a vacinação pelos IDOSOS QUE ESTÃO EM LARES, mas a idade pela idade não foi um critério de prioridade. Na Alemanha por exemplo, foi simbolicamente escolhida como primeira pessoa a ser vacinada, uma residente num lar de Berlim com 101 anos, mas isso não significa que tenham sido vacinados todos os idosos, só pela idade.

Em Portugal as pessoas com 80 e mais de 80, pertencem aos GRUPOS PRIORITÁRIOS QUE SÃO VACINADOS NA 1ª FASE DE VACINAÇÃO, caso sejam residentes em lares, ou tenham doenças respiratórias, cardíacas ou renais.
Na 2ª FASE, que está prevista para Junho, as pessoas com 80 e mais de 80, pertencem aos grupos com 65 anos ou mais que tenham outras doenças, para além das três já mencionadas, ou que não tenham qualquer doença (o que para os que têm 80+, é pouco provável).

JA Trigo

Anónimo disse...

O plano de vacinação em Portugal é o seguinte (esperemos que corra tudo bem):

1ª Fase: são vacinados 10% dos portugueses, 950.000 pessoas.
Existem 3 grupos prioritários: os profissionais na primeira linha de risco e de apoio, isto é, os profissionais de saúde, e outros profissionais (300.000 pessoas); os utentes e profissionais dos lares (250.000 pessoas) e as pessoas com 50 e mais de 50, com problemas cardíacos, respiratórios ou renais.

2ª Fase: são vacinadas 2,7 milhões de pessoas.
Existem 2 grupos: as pessoas com 65 e mais de 65, com diabetes, hipertensão, obesidade, problemas hepáticos, cancro, etc. (1,8 milhões de pessoas) e as pessoas com 65 ou mais de 65, que não têm qq doença (900.000 pessoas).

3ª Fase: o resto da população.

JA Trigo

Anónimo disse...

Em Portugal caía o Carmo se por engano, fossem dadas 5 doses de vacinas, em vez de duas doses, como aconteceu num lar na Alemanha!

Anónimo disse...

Helena SC está a divulgar uma ideia deturpada sobre uma suposta discriminação dos idosos com oitenta anos e mais de oitenta, tal como o Miguel ST, o Paulo Portas não sei, porque não vi. Os idosos com oitenta anos e mais, se estiverem num lar, ou se tiverem patologias respiratórias, cardíacas e renais, são vacinados prioritariamente, na primeira fase, já em Janeiro. Se não estiverem nestes dois grupos prioritários, são vacinados na segunda fase, planeada para Junho. Neste último caso, serão chamados por telefone. Sei por causa do meu avô.

Anónimo disse...

Isso é mesmo assim, as pessoas a partir dos 80, qualquer que seja a sua situação de saúde, não vão ser vacinados em nenhum lote de vacinas, em nenhum momento do processo de vacinação?! Se é assim é de doidos, é inacreditável! Mas porquê?! Nem quero acreditar, não pode ser!

Helena Sacadura Cabral disse...


Caros comentadores.
Verifico que está toda a gente muito bem informada e sem qualquer dúvidas.
Assim, limito-me a esclarecer o comentador das 11:25, que afirmou que eu "estava a divulgar uma ideia deturpada sobre a vacinação".
Apenas lhe lembro que na versão inicial os idosos com 80+ estavam incluídos no 1* grupo e que só no passado sábado é que os jornais advertiram que só assim seria se tivessem uma ou todas as tês doenças escolhidas.
Não sei o que disse MST mas sei o que disse o meu filho que no Domingo foi avisado da alteração e portanto deu a noticia correta.

Anónimo disse...

Os 80+ não saíram dos grupos prioritários que são vacinados na 1ª fase. Apenas não foram os primeiros dos prioritários, foram os profissionais de saúde. E se fosse a direita a escolher, acho que os prioritários seriam os empresários.

Anónimo disse...

Como escolha simbólica escolheria como primeiro e histórico vacinado, a pessoa com mais idade do país, residente num lar. Como escolha prática, e tb simbólica, escolheria o profissional de saúde com mais idade (não sei se foi o caso) ou o cuidador mais idoso, porque sem profissionais de saúde e sem cuidadores em bom estado, quem cuida dos outros?
Se não fosse tão conotada politicamente, e numa outra perspectiva, a HSC também seria uma boa escolha como exemplo sénior, porque tem mais de 80, segundo creio foi submetida a cirurgias cardíacas recentemente, e é uma pessoa resiliente, activa, com humor e sabedoria, e muito para dar ao país. Sou das pessoas que pensam que deveria estar na tv, pelo menos uma vez por semana.
Às vezes dou comigo a pensar: que petiscos bons deve estar a fazer, nesta época festiva!
E com isto desejo-lhe um Ano de 2021, no mínimo Bom, ou até Surpreendente.

Helena Sacadura Cabral disse...


Caro comentador das 18:11

O que já me ri com o seu comentário sobre a minha conotação política. Bem haja por me ter feito lembrar o meu filho Miguel que numa entrevista disse que "a minha mãe é a mulher de direita mais à esquerda que eu conheço".
O caro comentador, que nunca me viu aqui opinar politicamente, julga que eu voto o quê? Seria interessante saber...e eu iria voltar a rir com certeza.
Bom ano de 2021 para si e todos aqueles que acreditam que assim será!

Anónimo disse...

Realmente tem razão, Portugal foi o único País em que filmaram a toma das primeiras vacinas.Nos outros a "tralha" da Comunicação Social ficou em casa...

Anónimo disse...

Realmente tem razão, em nenhum país do mundo mostraram a primeira vacina a ser administrada! No tempo do fascismo é que era bom. A "tralha" da Comunicação Social andava caladinha!!DEGRADANTE!!

Ana maria disse...

Dra Helena bom dia. Duas questões. Não deveria fazer parte do protocolo antes da vacina fazer doseamento de Igm? Seguramente que sim. Seriam poupadas muitas vacinas. Quando há alteração dos valores (assintomaticos positivos),estamos a desperdiçar um bem maior.
Outra questão quem opte por não ser vacinado, situação que respeito se contrair a doença é tiver qu recorrer ao SNS não deveria pagar? Atualmente uma diária em CI ronda os 5 mil euros se for internado numa unidade ETMA são 7500 euros. É mais não digo.

Anónimo disse...

Nem mais! Não me esqueço d do fulano do PSD que chamou aos velhos de "peste grisalha". Depois tentou emendar...Os pais dele devem ter um orgulho!!👎

Anónimo disse...

Se levar a 1ª dose da vacina - a das 2 tomas -,quem me garante,no meio de tanta aldrabice,que,passados os 21 dias vai estar disponível??
A da gripe não chegou a tempo e horas... Só para alguns como se sabe!

Anónimo disse...

Eu levei a vacina da gripe num Centro de Saúde em Lisboa,cheguei,ia marcar e mandaram tomar, no dia 26/10. Familiares meus na mesma freguesia, foram para as farmácias e ainda não levaram! As empresas açambarcaram as vacinas nas farmácias querem é facturar! E quanto a aldrabice desta vacina ser 2 tomas,no Reino Unido já estão a levar! Quando se quer dizer mal ou se é negacionista,o melhor é não opinar disparates.

Ana maria disse...

Até prova do contrário quando se toma a primeira dose a segunda fica bloqueada para o próprio. Bom ano para todos💞💞💞💥

Maria Eugénia disse...

E então se primeiro fosse o primeiro-ministro ou presidente como noutros países, o que se diria! Enfim, há que criticar tudo e todos...