sábado, 5 de dezembro de 2020

The Crown: a nova serie

 


Vi recentemente a nova série The Crown, num daqueles dias em que escrevi tanto, vi tantas contas da minha empresa, que cheguei ao fim do dia como se tivesse estado a carregar fardos.

Assim decidi descansar o corpo e a cabeça, sentada no maple do meu quarto que - agora tem tido ampla utilização - e ver a série. Até jantei no tabuleiro para não perder pitada!

Eram já altas horas quando terminei. E senti que estava irritada, coisa que nos ultimos anos me acontece muito pouco. Com efeito, e ao contrario da primeira série esta irritou-me porque quer o guião quer a realização eram eivados de um "ódio comezinho" contra a figura, aqui central, da senhora Tatcher.

Não fui, nem sou, uma fiel dessa Primeira Ministra que a Inglaterra teve. Mas apresenta-la como alguém que se impõe à rainha, porque no seu curriculum procedia de um pai merceeiro e o lugar atingido lhe permitia falar com Elisabeth no mesmo plano, não foi verdadeiro e apenas correspondeu talvez ao desejo do realizador defender o seu projecto de "luta" de classes.

Eu sei que quem faz uma obra põe nela o seu ponto de vista. É natural. O que não é natural é usar isso para distorcer a história e aliciar o publico para uma versão apócrifa.

A recreação da Diana não me convenceu. A verdadeira tinha e sabia usar um jogo de inocência e sensualidade que a actriz não conseguiu atingir.

Esta é a minha resumida impressão. Outros poderão ter visto ângulos diversos dos meus e até notado muito desta segunda série. Possivelmente é nesta dicotomia que reside o seu eventual sucesso ,,,


HSC


7 comentários:

Ana maria disse...

Não consegui ver a série até ao fim. Tenho pouca paciência para realizadores que conscientemente distorcem a verdade só para venderem. Bom Domingo

Virginia disse...

Vi duas temporadas, mas depois cansei-me. Vivi intensamente os problemas politicos e familiares da familia real inglesa, até porque andei num colegio, onde se cantava o God Save the Queen todas as manhãs. Tinha um amor especial ao país, e àquela intituição, que se desvaneceu com os anos, os escandalos, as fofoquices. Como a familia do Mónaco, tudo se resume em boataria, media, diz que disse e perde-se a grandeza dos actos, dos exemplos, da tradição. Esta temporada não me interessa nada. Fiquei saturada do caso Diana e a senhora Thatcher obrigou-me a dar aulas chatérrimas que os alunos odiavam. É assim a evolução dos interesses e dos gostos. Aconselho-lhe a série This is US no Amazon Prime, essa sim, uma maravilha de realização com personagens reais.

Pedro Coimbra disse...

Celeuma já conseguiu criar.
Se era essa a intenção dos criadores conseguiram o objectivo.
Tenha uma excelente semana

Maria Isabel disse...

Doutora Helena
É só para mandar um enorme abraço de parabéns hoje dia 7 dezembro.
Para amanhã dia 8 de dezembro um ramalhete de beijos também de parabéns
Amanhã vou estar ocupada e não quero esquecer.
Muita saúde e muitos anos de felicidade e alegria. Desejo do coração
Maria Isabel

Dalma disse...

HCsC, hoje, dia 8 de Dezembro é o dia do seu aniversário! “ Live long and prosperous” como dizia o Dr. Spok! 🫖🧁
Dalma

Anónimo disse...

Senhora,deixo um mimo para o Dia Especial de hoje com os meus sinceros Parabéns.

https://youtu.be/feFV7tzigD4

Ambrósio

Maria Júlia Sobrinho disse...

Hoje dia 8 de Dezembro, apreciei o que escreveu e desejo-lhe saúde, alegrias e mimos para saborear o aniversário mesmo que distante fisicamente dos familiares. Vamo- nós rindo para a câmara das vídeo chamadas. Beijinho da Júlia Sobrinho