terça-feira, 1 de dezembro de 2020

Natais

O Natal tem para mim um duplo significado. Um de dor, pela morte da minha Mãe nesse dia e um da alegria que todos os Natais trazem aqueles que esperam por ele os dias do Advento. Confesso que nesta simbiose e com netos ja crescidos e não crentes, a minha familia foi-se alargando a todos aqueles que a não tinham.

Quando a minha progenitora estava viva estas Festas eram em minha casa, mas apareciam-me sempre 3 ou 4 amigos que a minha mãe trazia porque não tinham familia cá. Eram hábitos que adquirira em África e que nunca abandonou até morrer, porque sentia que devia retribuir os que passara fora, sem os filhos e irmãos - que eram muitos - e de quem tinha muitas saudades. Assim, para mim, Natal é confusão, brinquedos no chão, papeis por todo o lado e uma mesa que se renova até ao jantar do dia 25. 

Mais tarde, o casamento veio complicar um pouco mais as coisas porque os meus sogros viviam  no Alentejo e também nos queriam lá. Assim era uma corrida para almoçar com uns e jantar com os outros. Os rapazes, esses, só queriam parar, porque precisavam sempre quaquer coisa ou ficavam enjoados de tanto quilómetro feito.

Ao contrário, estas Festas vão ser, para grande numero de portugueses, de uma grande tristeza, porque a pandemia veio obrigar a divisões familiares, dadas as proibições que foram determinadas pelo confinamento.

Só há uma maneira de superar esta situação: é lembrarmos-nos que, se durante anos, soubemos o que era um Natal em familia, poucos se lembrarão daqueles que nunca o tiveram e estarão agora mais próximos de nós. 

Este ano vamos entende-lo e, eventualmente, dar mais valor aquilo que tinhamos e não sabíamos.

HSC

3 comentários:

Anónimo disse...

Eu, quando menina, vivi de perto esses Natais em casa dos seus sogros. Convivi muitos anos com a família Portas e Martins que sempre adorei. A sua sogra era uma "santa" em Vila Viçosa. Todos conheciam e adoravam. Belos tempos que me marcaram a infância nesse Alentejo de outros tempos.
A Drª Helena tem razão este ano não pode haver grandes festas de família. Temos uma pandemia que não nos deixa. Mas, independentemente disso, os tempos são outros. Já há alguns anos que estas festas não são o que eram, não têm os valores de outros tempos. As família são menos numerosas e, em alguns casos, os afetos são diferentes ou pura e simplesmente não existem. E noutros casos não partilham os mesmos valores para festejar esta época.
Tenha um bom fim de semana
Maria (do Alentejo)

Ana maria disse...

Até ao final de 2019 o natal para mim era mais um dia que eu desejava que passa-se rapidamente. Depois de ter voluntariamente permanecido nma unidade Covid em Março e em Novembro este ano será bem diferente. Iremos celebrar a vida rezar por alguns que vi partir, em situações bem difíceis... Ui

Anónimo disse...

🌷