sexta-feira, 11 de dezembro de 2020

Orar

Há uns dias, um amigo perguntou-me como é que eu rezava, nesta época das novas tecnologias. Fiquei surpreendida com a pergunta, confesso, porque nunca se me tinha posto a questão. Por isso lhe perguntei como é que lhe surgira a pergunta, Ele respondeu-me, com simplicidade, que tinha deixado de saber rezar, perante os avanços tecnológicos a que assistia.

Eu sorri, porque talvez devesse ter pensado no assunto Mas, também, à excepção do Padre Nosso, Avé Maria e Credo e poucas mais, todas as orações que rezo são minhas, fazem parte da minha relação com Deus ou, dito de maneira que todos possam entender, fazem parte da minha espiritualidade.

Grande parte delas está escrita num caderninho que anda sempre comigo - já tenho vários - e, às vezes pego num deles e rezo as que mais gosto ou que mais preciso naquela altura. Mas a pergunta básica que me estava, de facto, a ser feita era "o que é rezar?".

Woody Allen, com o seu característico sentido humor dizia " mais do que em qualquer outra época a humanidade está numa encruzilhada. Um caminho leva ao desespero absoluto. O outro, à total extinção. Vamos rezar para que tenhamos a sabedoria de saber escolher."

O termo latino recitāre chegou à nossa língua sob a designação de “rezar”. Esta acção consiste, para os linguistas, em comunicar com uma divindade através de orações religiosas e certos rituais. 

Por mais absurdo que pareça rezar é para a religião o mesmo que pensar é para a filosofia, dizia um filósofo conhecido Tinha razão. Quando eu oro, falo com Deus ou com a Virgem, consoante o meu estado de alma . 

Sou uma "mariologista" convicta e, por isso, são bastante frequentes as minhas converse com Maria. Todavia, cada um reza consoante a sua condição pessoal. Há os que o fazem repetindo as orações que conhecem e outros que ao falarem consigo estão, de facto, a falar com Deus.

Liga-se muito a religião a "pedir" ou a "agradecer" algo. A verdadeira religião comporta essas atitudes, mas está muito para além delas. A religião é uma escolha, uma forma de vida, um caminho. Quem opta por ela, sabe as responsabilidades que contrai!


HSC

8 comentários:

Ana maria disse...

Há várias maneiras de rezar. Uma delas é ouvir o Tim Onda do mar out a poderá ser reler o seu livro Caminhos para Deus

aurora disse...

Optima relexão. Obrigada

Anónimo disse...


Helena gostei muito deste seu texto e não sou católica. Sou agnóstica. Mas as suas palavras fazem, para mim todo o sentido.
.

Anónimo disse...


Rezo muitas vezes durante o dia fazendo uma pausa e ficando em silêncio

António

Anónimo disse...



Sabe? eu não sou crente, mas creio que rezo!

Pedro

Anónimo disse...

Helena
Durante muitos anos rezei todos os dias, fui a missa todos os dias, rezei o terço todos os dias! Depois existiu uma rotura na minha vida. Sendo Deus fácil de culpar, pois não tem como se defender no momento, foi a Ele que culpei! Zanguei-me e propôs-lhe um acordo (foi unilateral mas que eu considerei válido), Ele não se metia na minha vida e eu não me metia na Dele.
Hoje ainda estamos de relações cortadas, mas dou por mim tantas e tantas vezes, a pensar onde andaram o meu Amigo e a sentir muitas saudades Dele!
Obrigado pelo seu texto.
r.

Anónimo disse...

Lord bless YOU

https://youtu.be/JqnQ1R61MoM

Ghost

Anónimo disse...

🌷