sábado, 1 de março de 2014

Será que leu?!


Segundo o Jornal de Negócios, o ex-ministro das Finanças, Vítor Gaspar, foi nomeado ontem director de Departamento de Assuntos Orçamentais do FMI, funções que assumirá em Junho, sucedendo a Carlo Cottarelli.
Ainda segundo aquele jornal, Christine Lagarde nomeou o antigo governante para aquele cargo devido às "suas impressionantes capacidades de gestão e à formidável experiência em política pública, tanto a nível europeu, como nacional”.

A directora-geral do FMI referiu ainda, a rematar, que ela e a sua equipa “anseiam” trabalhar com Gaspar, “em questões de finanças públicas” áreas nas quais o ex-ministro poderá “conceder um aconselhamento vital em termos de política orçamental aos nossos Estados-membros”.

Haverá algo a dizer? Parece-me tudo claríssimo. Em troca dos bons serviços prestados ao país, Barroso e Constâncio foram para a Europa e Gaspar é ansiosamente esperado na América. E até acredito que seja possível vir a integrar, num futuro, uma equipe avaliadora da situação do país que agora abandona. 
Não há como falhar "dentro" para ser reconhecido lá "fora"... Só tenho, de facto, uma dúvida: será que Lagarde terá lido uma boa tradução da carta de demissão de Vítor Gaspar?!

HSC

8 comentários:

Anónimo disse...

Diz-me com quem andas que eu te direi quem ehs.
L.L.

Anónimo disse...

Por favor,mas isto é mesmo verdade?
Será que li bem?
Eu acho que estou a dar em doido!!!
Mas,serei só eu?
Isto deve ser partida de Carnaval...
Ok,assim ninguém leva a mal!

Virginia disse...

É o tal carisma.... :)

Fatyly disse...

Sinceramente tudo o que se tem passado nas últimas décadas é de deixar meio atordoado quem não percebe muito das jogadas dos bastidores da política.

A sua frase diz tudo: Não há como falhar "dentro para ser reconhecido lá fora" e aqui encaixo a realidade da tal frase tão problematica: Portugal está bem, mas os portugueses estão pior!!!

Passamos a ser meros números descartáveis num Portugal e UE recheada de vampiros.

Sinceramente Dª. Helena estou cansada de tanta hipócrisia e cortes!!!!

O que digo vale o que vale...mas sinto-me cansada demais epudera euir embora deste país que moralmente está totalmente de rastos!

Um abraço sincero e desculpe

TERESA PERALTA disse...

Há 6 meses, quando o Ministro das Finanças nos deixou, a "espiral recessiva" estava instituída. Será que a sustentabilidade das Finanças Publicas pode ser alcançada sem a existência de Empresas ? É que as falências sucediam-se em catadupa, o desemprego aumentava e, o incentivo às empresas estava cada vez mais descurado. Profetizava que só através dos impostos, dos cortes nas pensões, etc... se ultrapassava a situação de bancarrota.
O ex-ministro das finanças, poderá até fazer um bom lugar, isto, no caso de ter aprendido muita coisa à nossa custa... Mas, para isso, vai ter que abdicar de grande parte da sua "racionalidade implacável", até porque, os tempos não estão para isso...
Abraço para si Helena

Anónimo disse...

Grande Post!
Isto, aqui relevado, é, no mínimo, inacreditável!
Mas, estas Instituições Internacionais estão cheias de mentecaptos - assim sendo, já nada me surpreende.
Gaspar foi um incompetente Ministro das Finanças, mas, acima de tudo, um insensível político, com uma incapacidade intrínseca de saber avaliar os problemas sociais do país que agora vai deixar, se calhar para cá regressar como carrasco do FMI. Uma criatura execrável!
P.Rufino

Anónimo disse...

Pelo mundo fora há imigrantes Portugueses de grande sucesso, quer como empreendedores quer em profissões de topo. Enquanto aqui estiveram nada fizeram... foi necessário emigrar para se revelarem. E este Victor, será que é assim tão mau? Quem o escolheu sabe bem...

Monchique disse...

Mãe sofre sempre, mesmo muitos meses passados.