quarta-feira, 19 de março de 2014

O meu Pai

Hoje lembrei o meu Pai, neste dia que a todos é dedicado. Tenho muitas saudades suas e sei agora que muito do que sou se deve a ele, aos seus genes e àquilo que me transmitiu.
Licenciado em Direito pela Universidade de Coimbra, a sua juventude não foi fácil, dado que os doze irmãos ficaram sem progenitor numa altura da vida em que ainda nem sequer estavam preparados para ela.
Seria o aviador, o irmão mais velho, que havia de postergar uma série de decisões pessoais para se ocupar da chefia da família. Que outros motivos não tivéssemos, nós, seus descendentes, para nos orgulharmos dele, esta sua atitude bastaria para que lhe dedicássemos o maior apreço.
Agora que o meu tempo se aproxima do dele, relembro valores, princípios, exemplos que nunca mais esqueci. E relembro, sobretudo, o admirável sentido de humor com que resolvia as mais delicadas situações em que se visse, como advogado, envolvido.
Sendo Pai, ensinou-me a ser filha. Mas também a ser mãe, como poucos o teriam feito. Cultivou o meu espírito, deu-me tudo o que considerava essencial ao meu desenvolvimento harmonioso e transmitiu-me essa segurança que tem sido a base da minha história pessoal.
Não era um pai carinhoso. Mas era muito atento e totalmente dedicado aos filhos. Embora eu e o meu irmão mais velho sejamos muito diferentes um do outro, quando estamos juntos, todos se apercebem desse lado que vem do nosso autor e que afinal nos identifica como membros da família cujo apelido transportamos.

HSC

3 comentários:

Anónimo disse...

Poder
Amar
Incondicionalmente.

http://youtu.be/uE9zy5UKCTU

Anónimo disse...

As muitas palavras dos nossos pais que ouvimos durante o crescimento e às quais na altura "parecia" que não ligávamos muito, tornam-se tão presentes e importantes nas nossas vidas com o avançar da idade e de facto verificamos que seguimos o "alinhamento" do que nos foi transmitido.
Também lembrei muito ontem o meu pai e curiosamente ao passar os olhos pelo facebook dei com uma frase que ele tanto dizia, escrita por uma pessoa que eu não conheço, mas que eu encarei como um sinal porque não é uma frase vulgar era uma frase muito dele.
Obrigada pela partilha do seu momento.
Beijinho
FL

Anónimo disse...

Gago Coutinho elucida certas capacidades de Sacadura no perfil que fez de um "geologo":
... que devera saber alguma coisa de pedreiro, carpinteiro, serralheiro, fazer fotografia, ate consertar botas!
Deverao ser homens de sport, quase capazes de satisfazer as exigencias dos herois de fita animatografica americana, montar a cavalo, mula ou burro. Andar bem, trepar bem a montes e picos ou arvores. Nao sofrer vertigens, governar barcos, voar cacar, lutar(...).
Ao mesmo tempo precisa de delicadeza dee maos para rectificar teodolitos e micrometros, por fios de aranha em reticulos, ou apontar oculos como bom observador. Enfim ter uma educacao parecida com a de bordo e ate de navios de vela, se for possivel.
O que acho mais piada ainda eh a maneira brincalhona com que Gago Coutinho - macao e cientista arguto- a certa altura revela que Sacadura queria chamar um aviao Lusitania/Manora Thew o que revela revela outra faceta encantadora para alem do homem de aco que eh costume retratar nos livros de historia.
L.L.