quinta-feira, 6 de março de 2014

Ciclo Alain Resnais


No próximo sábado, dia 8 de março, a Leopardo Filmes promove uma homenagem a Alain Resnais, uma semana após a morte do realizador francês, aos 91 anos.
Ao longo da semana irão ser exibidos, no Cinema Medeia Monumental e sempre às 12h30, oito dos filmes mais marcantes do cineasta.
"Muriel ou o Tempo de um Regresso" será o primeiro e dará início ao ciclo que inclui ainda "Hiroshima, Meu Amor", "A Guerra Acabou", "Corações", "Ervas Daninhas", "É Sempre a Mesma Cantiga", "Fumar" e "Não Fumar".
No domingo, 16 de março, será novamente exibida a obra-prima "Hiroshima, Meu Amor", que assinalou a estreia, na longa-metragem, de Alain Resnais e a colaboração com Marguerite Duras, que assinou o argumento.

Este homem da Nouvelle Vague tem uma trajectória marcada por cinco prémios César do cinema francês - três como melhor filme e dois como melhor director-, dois Ursos de Prata de Berlim, três prémios na Mostra de Veneza, um BAFTA e um prémio especial do júri de Cannes, entre outros. 
Resnais foi um dos realizadores que mais me fascinou quando jovem mulher com pretensões intelectuais. Em particular, Muriel e Hiroshima. 
Entretanto, fui perdendo o pendor intelectual - para bem de todos os que rodeiam e para mim própria - e, agora, até tenho medo de rever estas duas obras primas porque, hoje, tenho muito pouco que ver com a mulher que, então, se aproximava dos trinta anos.
Mas, apesar de não haver nada pior do que voltar a amores do passado, creio que não resistirei a rever Hiroshima...

HSC

3 comentários:

Isabel Mouzinho disse...

Eu também passei por essa fase mais "intelectualóide", mas continuo a gostar muito de cinema Francês.
Ainda há pouco, na Festa do Cinema Francês deste ano vi "On connaît la chanson", de que gostei muito. "Iroshima" é um filme obrigatório, que também vi há anos e não voltei a ver. Quem sabe se não será desta...
Não sabia deste ciclo. Obrigada pela informação, que é também sugestão. E as suas, posso garanti-lo, são de ter em conta ;)

Beijinho

patricio branco disse...

conheço muito pouco de resnais e não estão incluidos os 2 que vi, marienbad e providence, o primeiro estranho a falta porque o laçou definitivamente, enfim, não irei ver nenhum embora gostasse talvez de ver o é sempre a mesma cantiga, mas é sempre bom rever ou reler o que nos impressionou uma vez, aprendemos sobre nós próprios e como evoluimos e por veses repetimos as emoções de então...

Anónimo disse...

E revi o Hiroshima na RTP 2,ás 23h de Sexta-feira.
:)