quinta-feira, 8 de agosto de 2013

A vaidade e a soberba

Sou daquelas que se envaidecem quase tanto com os sucessos dos portugueses, como se seus fossem. Não são. Pertencem aos próprios e ao país que, esse sim, é nosso. Deles e meu.
Gosto de Cristiano Ronaldo e apesar dos tiques de novo riquismo  sou sensível à sua história de vida e ao amor que preside e persiste no clã Aveiro. 
Gosto de Mourinho e do estilo ácido de quem sabe o que vale e não se esconde em falsas modéstias.
Ambos têm alguma coisa em comum que os torna especiais a jogar e a treinar futebol. Mas incomoda-me a exploração quase diária, que uma certa comunicação social está a fazer da sua zanga, que em si é lamentável e só pode ser reflexo de alguma questão mal resolvida. A vaidade e a soberba ficaram mais á vista e sem qualquer vantagem!
A estes ícones nacionais - como aos políticos -, tem que se lhes pedir contenção. Porque não são só eles que estão em causa. Somos também nós portugueses e o nosso país que, assim, lavamos a roupa suja em público. E esta deve ser lavada em privado e, de preferência, na máquina. Nunca à mão...

HSC

9 comentários:

Anónimo disse...

Exma Senhora
Drª Helena

Concordo plenamente com a sua opinião, mas conforme-se. É vulgar dizermos: este é o País que temos... mas também devemos dizer: infelizmente estes são os jornalistas que temos...

rmg disse...


Cara Drª Helena

Ao seu muito lúcido comentário gostaria de acrescentar algo .

Estes ícones nacionais (como lhes chama) têm sido também um "exemplo" para grande parte dos miúdos e dos jovens deste país (e não só) .
Por mais que a natureza humana e os media por vezes não ajudem nada há que lembrar que "noblesse oblige" quando se é um ídolo de tantos que estão agora a crescer .
E eles sabem-no .
Ou tinham obrigação de sabê-lo .

RuiMG

Anónimo disse...

Parece-me tambem que ambos falam linguas estrangeiras de uma forma mesmo muito pouco sofisticada.
Se isso por vezes ajudou o Mourinho, por exemplo: ao afirmar que era special, agora veio criar conflitos com o seu uso da palavra real.
L.L.

Fatyly disse...

Apesar de não gostar de futebol e não ver qualquer desafio, vou lendo apenas as notícias e sempre combati aqui os ataques que lhes fazem como se fossem super-heróis.

São referências nacionais e que levam o nome de Portugal além fronteiras e além disso gosto muito dos dois!

Anónimo disse...

O Mourinho anda a esticar a corda... E começa a perder educação!

Isabel BP

zia disse...

A minha mãe dizia "não pedir a quem não pode dar"!!!
Ter contenção quem não sabe o que isso é?
Ando conseguir aguentar este país e este povo do qual faço parte e contra mim falo!
Um forte abraço,
lb/zia

João Menéres disse...

A questão principal, quanto a mim, é com o que a comunicação social considera relevante para o País.
Lamento.

Melhores cumprimentos.

diogo disse...

perdão , a questão principal é que todos lemos aquilo , o que demonstra bem o interesse que nós todos temos pelas notícias que realmente interessam ao país e a todos nós. quem não leu que atire a primeira pedra

Anónimo disse...

Infelizmente dinheiro e educação nem sempre caminham juntos,com todo o respeito que ambos me merecem,tal como a Srªdiz,tmb nos deviam respeitar,mas ninguém pode dar o que não tem,e isso é um facto,há coisas que o dinheiro não compra.
Há pessoas que com um trapinho ficam lindas,qdo vejo o clã Aveiro não sei se rio se choro,qto a Mourinho mais polido é um facto,mas arrogante até dizer chega,mas bolas ele sabe e mais ainda,sabe que sabe,então merece meu respeito,qto aos dois, parecem arrufos de namorados,que Deus nos dê paciencia e um paninho para a embrulhar
Fátima Duarte