sábado, 18 de abril de 2020

A lei não é igual para todos

Estamos todos obrigados a um confinamento que só desaparecerá quando o governo muito bem entender. Nem para a morte e despedida dos entes queridos, que nos deixaram nesta época, o confinamento foi levantado. Por questões de saúde pública, argumentou-se.
Cumprindo estritamente essas regras, o actual Papa, que representa milhões de católicos, rezou sozinho a missa de Páscoa. Mas Portugal é diferente. Não há confinamento para 130 pessoas que se irão reunir na Asssembleia da Republica no próximo dia 25.
Que autoridade tem um governo que me proíbe de sair de casa para me despedir do Pai, Mãe ou qualquer outro ente querido, e permite hoje que estes cidadãos se reunam para abençoar e festejar o 25 de Abril? O que sentirão centenas de médicos e enfermeiras que para nos proteger correm o risco da sua própria vida? Que sentiremos todos nós, ao ver infringidas as mais rigorosas medidas de defesa da saude publica que, nesta pandemia são, seguramente, o objectivo maior? E com que autoridade eu serei punida se, não obedecendo ao confinamento, invocar o que se vai passar na Assembleia? Quando o exemplo não vem de cima, não surpreende o seu incumprimento por quem está por baixo!

HSC


39 comentários:

" R y k @ r d o " disse...

Infelizmente isto é Portugal no seu melhor. Haja paciência.
.
Feliz fim de semana

Maria Eugénia disse...

De facto pode parecer algo injusto, isso e aqueles que estando infectados vão ao supermercado onde vou,de 15 em 15 dias ou à farmácia que precisei de ir.
Mas francamente, eu NÃO saio de casa, por MIM! Portanto não quero sair!
Cumprimentos. Maria do Porto

disse...

De facto, "dois pesos e duas medidas".

Anónimo disse...

Já estamos numa fase de DESCOFINAMENTO progressivo.
Que melhor passo no regresso progressivo ao dia a dia, do que festejar, com todas as medidas de proteção (distanciamento, etc.) o 25 E ABRIL, o dia a nível coletivo, que mais me surpreendeu e abriu janelas inesperadas, enquanto adolescente.
Que melhor sinal para que as pessoas ganhem confiança para, tomando todas as medidas de segurança, começarem a sair de casa, a regressar aos locais de trabalho, com todas as medidas de higienização dos locais de trabalho, dos transportes públicos, etc.
A crítica do CDS parece-me mais um aproveitamento político, anti 25 de Abril, manipulando sentimentalmente as pessoas (o que tem o festejar do 25 de Abril com a morte dos entes queridos?!! Sei o que digo porque perdi a minha querida avó) do que uma preocupação real com as medidas de segurança, que poderão e deverão ser cumpridas, como podem e devem ser cumpridas, no progressivo desconfinamento agora em curso.
Os convidados ficarão nas galerias (um espaço de maior dimensão do que a sala de sessões), apenas estarão presentes 1/3 dos deputados.
Agora vêm os aproveitamentos políticos e a manipulação dos sentimentos as pessoas!! Agora vem aí a política da esquerda/direita com a sua miopia e poeira para os olhos!

Dalma disse...

Que posso eu senão dar-lhe razão?
D.

Maria da Conceição disse...

Aceito perfeitamente tudo o que disse Dra Helena. Não havia comemoração do 25 de abril nem do 1 de maio. Temos que ficar em casa e era tudo igual para toda a população. Quem quiser comemorar faz por outros meios redes sociais nas varandas etc. Penso que o governo vai refletir e alterar essas manifestações. Um beijinho. ⚘😘

Anónimo disse...

É exactamente isso! São esses mesmos, que referiu, que nos estão a fornecer os argumentos que havemos de usar para deixar de cumprir as regras que nos impuseram... mas que a eles próprios não se aplicam.
E outra coisa me traz apreensiva e anda a bailar na cabeça: ouve-se aqui e ali, por agora muito sorrateiramente, que há possibilidade de instalarem uma espécie de Big Brother estatal que, a coberto de nos proteger, nos vigiarão os passos e os nossos movimentos. Como ainda não ouvi um desmentido categórico...
Era só mesmo isso o que nos faltava!!!!

Anónimo disse...

O Chega diz e o CDS segue-o.

Fatyly disse...

Subscrevo inteiramente e também já escrevi sobre isso que me revolta as entranhas.
E já agora inclua o 1º de Maio.

Abraços e um bom fim de semana e cuide-se pf

Anónimo disse...

A lei não é igual nem deveria ser: os idosos, as pessoas com outras doenças, as pessoas com covid-19, continuam em confinação; os profissionais de saúde, de segurança, de limpeza pública, de produção, distribuição e entrega de bens alimentares, desde o início, não estão em confinamento; com medidas de segurança e de proteção, algumas pessoas e comércio, vão voltar à vida ativa e reabrem com precaução, mantendo as regras de higiene, afastamento e segurança.
Vai continuar a haver restrições para as praias, futebol, festivais, cinemas, lojas e transportes.
Existe restrição para as cerimónias normais do 25 de Abril, que será festejado pelas pessoas nas suas casas e no parlamento por um terço dos 230 deputados e alguns convidados.

Anónimo disse...

Hoje na RTP1 às 23:30, Andrea Bocelli «Música pela Esperança».

Anónimo disse...

Ainda há uma semana ninguém se pôde juntar à família para celebrar a Páscoa e qualquer carro que transportasse mais de duas pessoas era impedido de circular, no entanto estes "escolhidos" podem fazer o que lhes dá na gana e até ouvi que estão previstas passeatas no 25 de abril e 1 de maio, organizadas pelo pcp e be. E esta hein??!! Uma pouca vergonha, mas é o costume: uma lei para o povaréu outra para os "iluminados"... só não tenho pena de quem votou nesta corja...

Ana maria disse...

Como é habitual continua a ter razão. Fique bem. Cuide-se

Anónimo disse...

Então! Mas eles não são piegas,são "artistas" malabaristas,contrabandistas,alpinistas...
José Gonçalves

Anónimo disse...

Zé que é Zé

Não percebe

Mas não esmorece

Da burrice compadece

E a sabedoria enaltece

Estamos entendidos?

https://youtu.be/BDQJw5FqgY4

Dr Zé

Anónimo disse...

Não sou do Chega nem do CDS e concordo com o texto da Drª Helena. E se é essa a posição desses partidos, também foi a do PCP que sugeriu que se cantasse apenas à janela ou varanda a "Grândola". As pessoas para pensarem pela sua própria cabeça não precisam de partidos nem de política. Se houve alguém que fez aproveitamento político foi quem aqui usou esse argumento.
O que eu sei é que já me estou a virar do avesso. Tudo isto é troçar de nós.

Teresa disse...

Eu concordo com as comemorações do 25 de Abril na A.R.,não concordo com as do 1 de Maio. Porque no 25 de Abril,é num espaço único 1/3 dos deputados e os convidados afastados.No 1 Maio é diferente,é na rua. E comparar a Páscoa é só vontade de atacar. Querem comparar os 130 deputados e os convidados com as deslocações na Páscoa com milhares e milhares de passoas a circular pelo País???

João Menéres disse...

Subscrevo o seu escrito e, entre outros, o ANÓNIMO das 16:59.
E se um vírus endiabrado fizesse por lá um aparecimento ?...


Melhores cumprimentos.

Anónimo disse...

Hoc opus,hic labor est

Dum felis dormit saliunt mures

Dementis convitia nihil facias

-:(

Anónimo disse...

" Há um “desastre” a formar-se para Portugal que, dentro de 20 anos, pode ser o país mais pobre da União Europeia (UE), sendo ultrapassado por países como Bulgária, Roménia, Hungria e Polónia. A previsão é do Fórum para a Competitividade, que alerta que não se pode “ficar parado à espera” do pior cenário.Perante este quadro, o Fórum aponta que não se pode “ficar parado à espera que todo este desastre se concretize sem fazer nada para o contrariar”.

“Impõe-se estudar o que está a ser feito nos países da Coesão, para que eles consigam tão bons resultados e Portugal se compare tão mal com eles“, frisa a entidade"

NOTA: Este estudo foi feito ANTES da pandemia, com as previsões para ESTE ano e o PRÓXIMO embora os dados com aquelas recomendações para Portugal só tenham sido divulgados em fevereiro. Está tudo aqui :

https://zap.aeiou.pt/portugal-mais-pobre-ue-20-anos-311693


Os vários Ministérios que em grupo de trabalho reuniram com aquela entidade europeia sabiam bem como já ESTAVA o país. Agora anda tudo mascarado à conta do vírus.

O Fórum para a Competitividade ainda deixa mais um alerta ao país, receando que os efeitos do coronavírus “podem conduzir a perturbações excessivas”.

E QUE TEM TUDO ISTO QUE VER COM "la fiesta" DE 25 DE ABRIL? Tem tudo:
já tivemos as vacas voadoras, agora temos as vacas magras e aquela data "É" uma vaca Sagrada. Isto anda tudo ligado, que as "chocas" andam sempre em manada.

Anónimo disse...

Sob o véu da democracia um venire contra factum proprium ou uma antecipação "democrática" do princípio da desigualdade no cumprimento do estado de emergência ?

Dá que pensar ...

Anónimo disse...

Quem nos rouba
tem forma de balão
à frente
mas eu tenho na mão
o alfinete

Quanto mais perco
eu mais ganho
esta raiva surda
p'ra estoirar

(Fausto Bordalo Dias)

Dedico esta belíssima canção ao 25 abril, mas com um "OUTRO" sentido... muito diverso do contexto em que foi cantada pelo Fausto (1975). Só a raiva é a mesma, mas a minha divergente interpretação aplica-se aos "novos" tempos. Não sei o que nos reserva o futuro... mas temos "alfinete na mão".


https://www.youtube.com/watch?v=5ZZcuXk9ws4

Anónimo disse...

Portugal ainda não está na fase de desconfinamento progressivo, como aqui foi dito.
Não percebo como isso tem sido anunciado. Parece-me tudo uma leviandade.
Segundo as regras da Comissão Europeia para reduzir o confinamento, os portugueses ainda vão ter de esperar, pois ainda não cumprem os critérios obrigatórios.

(aproveitar aquelas duas datas e vê-las como oportunidade para descomprimir, festejar?! :-( Tenho maneiras muito mais interessantes de me divertir para passar o tempo! :-)

Anónimo disse...

«A União Europeia terminará, como um monumental museu de boas intenções que se afunda, ou será precisamente a estação do seu relançamento?»
Tolentino Mendonça no seu artigo do Expresso «10 perguntas para o pós- Covid-19»

Anónimo disse...

Mas os deputados que vão estar na comemoração RESTRITA, à DISTÂNCIA, do 25 Abril (não vai haver comemorações alargadas, de norte a sul, «normais», de rua, festas, comícios) não têm estado a trabalhar todas as semanas no parlamento?! Só agora se preocupam com a sua saúde?!!
LOL!
A Páscoa tb foi celebrada com missas à distância!
NÃO QUEREM FESTEJAR O 25 DE ABRIL (ai! que pivete a saudosismos!) assumam, para quê esta farsa de pseudo- preocupação com a saúde de deputados e convidados!

Anónimo disse...

Às 15h00, no sábado 25 de Abril, lá estaremos à janela a cantar Grândola Vila Morena.
VIVA O DIA DA LIBERDADE!

Anónimo disse...

Que falta faz Miguel Portas.
Saudade e Paz.

Anónimo disse...

Cara HSC não está confinada porque lhe mandaram, está porque é inteligente.
Como sabe pode sair sempre que entender, tem quatro respostas possíveis (vou ao supermercado, à farmácia, ao médico ou regresso a casa). Pode passar o dia na rua.

A Páscoa é uma festa da família e em 2021, talvez, possa ser celebrada a dobrar.

A Assembleia da República é a casa de todos (?), está em funcionamento, a democracia não está suspensa, faz todo o sentido comemorar o 25 de Abril, como proposto.

Algum povo português está aborrecido, porque este 25 de Abril, não poderá ser passado na praia. Mas, como ainda podem falar e escrever, é só barbaridades.

Anónimo disse...

Concordo com Marques Mendes,todas ad semanas a A.R. reuniu,portanto no 25 de Abril deve comemorar,só que com menos deputados e com o Presidente da República e mais ninguém. Até porque não há ajuntamento cá fora e não há desfiles! Só o 1 de Maio é que não faz sentido comemorar pois é comemorado na rua.E terminou com uma frase "O 25 de Abril não tem lepra'.

Anónimo disse...

Tipo - Faz o que eu MANDO e não o que eu faço!
https://youtu.be/giK98fNZ08c

https://youtu.be/LJhhzVL2kc4
JG

Pedro Coimbra disse...

Até já de Salazarista me acusaram.
Porque disse o que me parece óbvio.
E o raciocínio, convenhamos, faz todo o sentido - acho uma asneira os festejos oficiais nestes termos e nestes tempos, gosto de Salazar.
Nada mais óbvio.
Tenha uma excelente semana

Anónimo disse...

Não entendo qual o problema de comemorar o 25 de Abril na AR, é uma forma de comemoração protegida, no interior, uma forma de isolamento em relação ao que seriam as comemorações de rua, por todo o país, sem pandemia.
Mas é importante que sejam divulgadas as medidas de proteção tomadas, de forma bem clara, com imagens, como sinal visual e pedagógico para todos.
Têm sido mostradas imagens da AR anteriores ao Coronavírus, com deputados e galerias amontoados como sardinhas em lata e isso dá um sinal visual errado e instigador.
O número de deputados e convidados, na minha opinião, deve ser revisto, sobretudo o número de convidados tendo em conta que muitos dos convidados pertencem ao grupo de risco pela idade.
Lembremos que os deputados têm estado a trabalhar com deslocamento à AR.
Mas a comemoração do 25 de Abril é indispensável, na AR e nas varandas e janelas dos portugueses.
VIVA O 25 DE ABRIL!

Anónimo disse...

A assembleia da república não fechou! os trabalhos continuam a correr. Nâo se preocupam com isso? Existe sim é uma outra forma de 'funcionamento'. Assim será também nas comemorações. Eu penso que há muitas pessoas contra o 25 de Abril. E, portanto, nada melhor que esta altura para ser contra a sua comemoração, mesmo com distanciamento social.

Anónimo disse...

Temos uma coisa chique: Ministro da Economia e TRANSIÇÃO DIGITAL, se bem me lembro do nome.
Sugestão: que o dito senhor se responsabilize por transmissão de uma mini cerimónia, digna, curta e de acordo com este tempo que vivemos, com um representante dos militares de Abril, que devia ser o General Ramalho Eanes, PR, PM, Pres. AR, o líder parlamentar de cada partido. E transmitida pela rtp1.
Primeiro de Maio - cada central sindical (têm jovens que fazem um programa num piscar de olhos…), curto, explicando a importância do dia no mundo. Um conteúdo aproveitável pela «telescola», tal como o da AR.
13 de Maio - mesmo que já haja algum «desconfinamento», missa transmitida pela mesma rtp1, que todos pagamos.
Se insistirem nas excepções previstas, vai sobrar para polícias de todas as armas, polícias municipais, etc a serem mandados controlar reuniões de pessoas, quando estão cansadíssimos e são necessários noutras funções, essas sim importantes, de ajuda a todo o pessoal de saúde.
Isso é que seria BOM SENSO.

Anónimo disse...

João Soares e Miguel Sousa Tavares (que disse que o 25 de Abril foi o dia mais feliz da vida dele) acham que esta era uma oportunidade para celebrar o 25 de Abril de uma maneira diferente, menos monótona.
Isso seria ótimo, e esta também era uma oportunidade de eles dizerem como seria essa maneira diferente de celebrar o 25 de Abril.
Tipo «All Together at Home», com artistas, música, livros?
Um 25 de Abril refrescado?
Não disseram.
Para organizar um evento criativo é necessário tempo, meios, as pessoas certas.

Anónimo disse...

A democracia também não foi suspensa noutros países e NÃO vão ter comemorações por uma questão de Coerência, de Equidade e de Solidariedade para com os cidadãos. As medidas decretadas nesses países são semelhantes às nossas. Só têm uma pequena diferença: APLICAM-SE A TODOS igualmente. Chama-se a isso COERÊNCIA. Mas também se lhes adequa EQUIDADE e SOLIDARIEDADE. Obviamente que estamos a falar de países onde os cidadãos são atentos e informados, exigindo que o EXEMPLO comece pelos de cima.

E entre nós? Quem não observa as regras impostas é considerado prevaricador, infractor e será notificado (são pouquíssimos os casos e todos nós cumprimos escrupulosamente). Pois muito bem, bastaria isto para NÃO PODER HAVER PRIVILEGIADOS que não cumprem aquilo que impõem aos outros. É falta de respeito, é gozar com o pagode. Não é eticamente aceitável nem é democrático, por mais argumentos que usem, por mais voltas que dêem.
Pois se estamos em período excepcional, não seria do mais elementar bom senso, que este ano se comemorasse o 25A de uma forma também excepcional, mais contida, diferente? Com isso seria dado um sinal ao povo, num gesto simbólico de solidariedade, de proximidade e de UNIÃO entre todos, de que estamos TODOS e SEM diferenças, no mesmo barco a passar pela mesmíssima situação e COM as mesmas regras. Como vão fazer é que NÃO É APROPRIADO, este ano.

Mas ao persistirem no erro, sujeitam-se ao nosso julgamento.

E não invoco a idade dos participantes. Cada um é livre de fazer como entende. Estou-me nas tintas para a saúde de quem vai estar na AR. Não lhes desejo mal, mas gostava muito que uns quantos saíssem de lá afónicos (para não dizerem disparates por uns tempos) e outros cheios de bolhas nos pés (para ver se aprendem a ficar quietos em casa). Também lhes mandava, de castigo, escrever no caderno muitas vezes "Fique em casa".

E só espero que haja C O N S E Q U Ê N C I A S , porque isto é a demonstração de que os nossos políticos perderam a noção, não têm ideia de que somos NÓS que começamos a sentir-nos cada vez mais distantes e cansados deles. Mas isso é-lhes indiferente! Ficou claramente provado que somos invisíveis. A festa é só deles, julgam-se os donos do regime e estão-se nas tintas para os cidadãos (para não usar outra palavra do mais fino recorte, muito ao gosto de um tal Ferro Rodrigues, esse farol da democracia).
Gl

Anónimo disse...


No passado domingo o Dr. Paulo Portas deu-nos o ver no fim do seu programa um pouquinho do ProKofiev no bailado "Romeu e Julieta", do grupo de ballet do Palais Garnier (L'Opéra). Maravilhoso! E arranjaram formas de se juntar e dançar, com imaginação! Coisa que falta ali para os lados da AR...

Tenho já uma forma de passar o 25A. à minha maneira:

https://www.youtube.com/watch?v=ISC-8DEooTY

Anónimo disse...

Ops! enganei-me era este trecho que queria pôr do bailado tão inventivo.

https://www.youtube.com/watch?v=OIiG14Ggmu0

Gl

Anónimo disse...

Fantástico! Grupo esloveno interpreta concerto «CHUVA/TEMPESTADE» com batimentos das mãos.

https://www.youtube.com/watch?v=yjbpwlqp5Qw