quinta-feira, 9 de abril de 2020

O perigo do cansaço

Começo a dar sinais de cansaço de não fazer nada. Como não tem estado bom tempo, nem dar a volta ao quarteirão da minha casa consigo. Ora, não fazendo exercício, os meus neurónios não funcionam. Assim, em lugar de me trazerem ideias novas, interesses actuais e futuros, trazem-me à lembrança imagens do passado mais antigo de que já quase me não lembrava. 
O que chamamos passado, no meu caso, conta pouco e não foi muito interessante. Para mim, o dito começa por volta dos 45 anos, que foi a idade do meu renascimento. Pois bem, as partículas do covirus que possam andar no ar, têm-me trazido com cada lembrança que só o diabo recordaria...
A última foi ontem ter-me rememorado do que passei com a "gripe asiática" que me visitou em força, julgo que por volta de 1957, e me ia mandando para os anjinhos... Vá lá que tive a sorte de apanhar um médico bom e lindo, que me não deixou morrer e acabou por ficar meu amigo.
Num outro dia, lembrei-me de um casamento que foi daqueles eventos que ninguém consegue esquecer, porque não há nada que corra bem. 
Enfim, como sou ainda uma pessoa com alguma sanidade mental, acabo por largar sempre uma gargalhada nestas desditas recordações.
Assim, a partir de terça feira, torna-se urgente voltar às minhas longas caminhadas no Jardim da Estrela, para poder arejar a cabeça e ter finalmente a noção de que o mundo continua a existir para além do Covidus...

HSC

17 comentários:

Anónimo disse...

HSC a sua gargalhada faz-lhe bem a si mesma e a toda a gente.
Quando me reformei, passados dois ou três anos, tb comecei a ruminar o meu passado.
Vinha-me tudo à memória e achava que me tinha comportado com uma ingenuidade (para não lhe chamar outra coisa) inacreditável.
Aquilo mortificou-me e cheguei a ter pesadelos.
Pensei mesmo em pedir ajuda especializada, o que não cheguei a fazer.
Mas, de um momento para o outro, tudo mudou, percebi muita coisa, «arrumei tudo em caixinhas», que estão lá, não deitei nada fora, mas não me definem.
E comecei a rir-me de mim e até a enternecer-me.
Agora estou em isolamento, também começo a precisar das minhas caminhadas e atividades no exterior, mas só vou no fim do mês.
Quando for, o mínimo possível, a locais com algumas pessoas, vou de máscara e de luvas.
E a família ainda não decidi quando vou voltar a vê-los.

Anónimo disse...

Nós TEMOS problemas, mas não SOMOS os nossos problemas.

Anónimo disse...

Uma ideia de leitura excelente :

A Sociedade do Cansaço
Byung-Chul Han
Relógio de Água


Feliz Páscoa ! Para mim a Senhora é uma " Paz Coa "

AM

lucas dos santos disse...

Nunca esqueci essa doente que tratei da gripe pois foi das mulheres mais bonitas e inteligentes que encontrei na vida .Tratei tambem do filho ,Paulo Portas de uma amigdalite chata que obrigou a internamento no hospital da Cruz Vermelha .Alem de amizade juntaram se outros sentimentos como admiração e outros que perduraram até hoje.Que tenha muita saude e continue com a mesma coragem.

Anónimo disse...

🌹

Anónimo disse...

O isolamento forçado já há um mês fez-me também pensar na vida e sobretudo em quem gosto é vejo menos...após um desses contactossei conta que precisava 3screver...algo que não fazia à muito...mas há pessoas que me têm esse efeito 😀

GI😉

"Memórias em isolamento!!

Na clarividência dos dias, isolados do Mundo, numa tarde de nublina regressam espiritos de outro tempo...erguem as cobertas onde descansa acumulado o pó do tempo...esse que leva e traz memórias...aquele que tudo cura, que tudo faz esquecer, mas que com um toque de khronos tráz de volta memórias um dia guardadas na arca do espaço perdido.

Passam horas que marcam a alma...com o ferro em brasa da saudade, e com a agonia da dor de raiva e magoa.
As lágrima escorrem ao sabor das memórias que soltas correm livres pelas lembranças, e ao sabor da destreza dos dedos...

Passam letras, entram palavras, surgem datas, locais e personagens sumidas na candura dos dias...dos anos.
Filmes incompletos de morte, desejo, amor, família, ou de responsabilidade trazida pela maturidade mas ainda assim sem resposta.

O presente não existe, o passado foi mentira tal como hoje, e o futuro é incerto...nestes dias a vida é uma gota de ouro preciosa. Não há sorrisos para ver, lábios para beijar,  nem abraços a receber.
A solitude dos dias não é suportada do mesmo modo e o desejo do toque corre solto no comum dos mortais...o toque, aquele que nos diz estarmos vivos, que somos amados, que somos desejados...aquele que possibilita a benção da criação. Hoje limitado e que aguarda a ordem do Universo para que possa retornar à Vida, após a batalha ganha contra o que nos ataca cobardemente em cada esquina.

Renascem dúvidas inférteis, surgem vidas derenrroladas ao bater de pequenas letras que compostas contam históricos do que foi, e ou ainda é...e histórias novas, incompletas, ou sem resposta!

Em isolamento as ruas estão desertas...e das janelas, atrás de cortinas fechadas, surgem rostos desconhecidos e assustados.
A casa em silêncio, a cama vazia...o corpo jaze cansado nessa tarde sombria, onde o céu despeja pequenas lágrimas...tal como em dias de naufrágio.

Enroladas em dias de sol, em campos da areia fina e quente, em castelos de sonhos surgem as memórias de amor e alegria... de tristeza, desencontro e traição. De amor envergonhado, sincero e absoluto, até à perda da razão contra rochedos de realidade intransponíveis sem uma mão do outro lado. Ficou o desapego...

Lá fora o Rio corre sereno como no primeiro dia, ele que perante dificuldades e obstáculos se retrai e afunda nas suas margens, e que em momentos de alegria e tranquilidade se espraia aos nossos olhos..
Também eu sou rio onde um dia te Senti em mim...para logo te perder nos afluentes da vida. 
As noites hoje são sombrias e sem mais verem o luar que alba a superfície desse Rio.

No túnel do tempo regressam emoções  já apaziguadas, e sobram lembranças de ninhos, de música, de poesia no ar, de sentimentos de dúvida e insegurança.
Houve promessas de união e lembrança eterna que a memória fez questão de apagar...ficou o importante.

Sobreviventes na rota traçada pelo destino, e feita de escolhas conscientes, fica a ternura, o cuidado, a ligação divina inexplicável à razão, mas observada na química da pele apesar de fugás e rápida, tal como no presságio dos astros. Fica o reconhecimento de outras vidas no olhar, mas insuficiente ao desconforto do incerto.

Esta é só mais uma passagem na interrupção da linha do tempo...amanhã regressará o Sol, o Real, o pesadelo acaba.
O portal temporal encerra na urgência de reserva, proteção e distância para voltarmos em breve à superfície, à rotina e à vida lá fora.
Apesar disso sabemos lá no fundo que juntos somos mais fortes, e que mesmo em isolamento é a proximidade dos outros em nós que nos salva e por isso dizemos...
Vai ficar tudo bem!!"

Gi/01.04.2020

Anónimo disse...

Um abraço em laço para acabar com o cansaço

https://youtu.be/UwfZEIHUAFc

A

Anónimo disse...

Desejo-lhe uma Boa Páscoa, mas se puder e conseguir que ela também seja "Feliz", tanto melhor!
Gl

Manuela disse...

Gosto muito de si e do que escreve. Um beijinho e uma boa Pascoa.

Ana maria disse...

Como eu a compreendo.. Bem haja pelas suas gargalhada. Feliz Páscoa

lucas dos santos disse...

Eu lembro-me de uma jovem bonita ,elegante,inteligente com um sentido de humor fabuloso ....e nunca mais a esqueci porque tenho por ela muitos sentimentos ale de amizade e admiração

Anónimo disse...

rhttps://www.youtube.com/watch?v=4Whd8BddPY8

Não resisti a enviar-lhe esta forma de "Quarentena com Arte". Sempre nos anima um pouco.
Gl

Anónimo disse...

Senhora,que eu nunca me canse de lhe enviar doces

https://youtu.be/YrLk4vdY28Q

Uma Santa Páscoa

Ambrósio

Anónimo disse...

É espantoso mas em Março de 2015, num TED Talk, o fundador da Microsoft, BILL GATES, não só faz a previsão de pandemias causadas por vírus (afirmando que não estamos preparados para elas)como dá pistas e soluções, como as que estão a ser seguidas a nível internacional.
No início dessa TED Talk, Bill Gates afirmou que hoje o maior risco de catástrofes já não é uma explosão nuclear, mas pandemias, e ilustrou o que estava a dizer com a imagem do «cogumelo nuclear» seguida da imagem de um coronavírus.
Gates diz ainda que o ébola não alastrou a todos os continentes, porque quem é contaminado, fica tão doente que não consegue sair da cama.
Houve ainda mais duas previsões certeiras, a que ninguém deu ouvidos:
Os relatórios do National Intelligence Council, organismo para a informação e segurança nos EUA, e as previsões do Center for Strategic and International Studies, tb nos EUA.

Para o TED Talk de Bill Gates ver aqui:

ted.com/talks/bill_gates_the_next_outbreak_we_re_not_ready?language=pt

PÁSCOA FELIZ?
Basta estarmos vivos assim como os nossos, para ficarmos mais felizes, apesar desta catástrofe nos impedir de estarmos felizes.

Anónimo disse...

A si, grande mulher, desejo um dia passado o melhor possível, i.e., com saúde para si e para o seu querido filho (o que vale é que hoje é dia de o ver e ouvir…) e para os seus outros familiares.
Eu já venho da volta ao quarteirão - um pouco de sol e ar pouco poluído). É como se fosse passear o cão, mas sem cão. Para manter a sanidade mental… Tenho arrumações de papéis e roupa por fazer, mas não me apetece. Cozinho, limpo só em mínimos (não vá cair…)leio, vejo tv e à tarde dou outra volta e bebo um café de rua e nos meus pensamentos vou aprendendo a relativizar muita coisa..
Santa Páscoa para si, que é crente.

Helena Sacadura Cabral disse...


Meu querido Eduardo
Nunca me poderia esquecer de ti. Tenho-te bem presente no meu coração, embora as nossas vidas tenham tomado rotas diferentes. Apesar disso, ficou entre nós algo de muito valioso que não quero esquecer.

Um grande e apertado abraço da Helena

Anónimo disse...

Desculpe, Gi/01.04.2020 (que publicou em 10 de abril de 2020 às 03:31)

não tem nenhuma importância, é apenas um detalhe, mas estranhei ver no final do 1º parágf. Gl seguido de um emoji. Fiquei um pouco confusa, pois essas são as iniciais que uso nos comentários...
Gl