sábado, 25 de abril de 2020

À procura de Grandola


Tive azar. Na minha área nem um pio. Nem sequer uma janela aberta. Silêncio sepulcral. Resolvi meter-me no carro e dar uma volta. Nadinha. Estava tudo afónico.
Não sei como foi na Assembleia da Republica. Se cantaram ou só ouviram discursos. A única coisa que sei é que sem selfies o nosso Professor não é um homem feliz. O discurso bem podia ser mais curto. E, sobretudo, falou-se pouco do que se devia  e mais do que se não devia. Do restante nada sei e, confesso, nada irei saber. Porque cada um só é obrigado a saber o que pode...

HSC

19 comentários:

Anónimo disse...

Eu ás 15h,estava em Alvalade/Lisboa e fiquei admirada com as bandeiras cravos e pessoas a cantar "Grândola Vila Morena". Inclusive pessoas na rua a baterem palmas. No fim foi cantado o Hino Nacional.(Mas as pessoas afastadas).😊

Anónimo disse...

Boa tarde Dra. Helena,
Teve azar mesmo. Onde moro, próximo de Sintra, foi-se à janela e cantou-se e tive ecos positivos de outros cantos.
Um beijinho,
Ailime

Anónimo disse...

Cada um só vê o que quer ver.

Anónimo disse...

Ignorar o 25 de Abril seria de facto sepulcral.
O que não quer dizer que muitos daqueles para quem o 25 de Abril é significativo, vão para a janela cantar (não que seja contra).
Cantar à janela tem sido uma situação (bonita) sobretudo de solidariedade ou de gratidão.
O CDS, com explicações completamente descabidas, quis fazer um aproveitamento dos sentimentos de dor de uma população que sofre.
Repulsivo!

Anónimo disse...

Entende-se a posição do Chega, quer impedir a comemoração do 25 Abril.
Mas o CDS continua a ser aquela enguia que sempre foi, escorrega daqui para ali conforme as suas conveniências, é capaz de tudo para não perder um votozinho aqui, outro votozinho ali.
Mas queriam que a Páscoa fosse comemorada na AR?!
Queriam o quê afinal?
Queriam «carregar» onde dói aos portugueses, para benefício político.

João Menéres disse...

Por aqui também não !

Melhores cumprimentos.

Anónimo disse...

Não posso crer?!
O bairro das tiás era um túmulo?
Podiam ter sido mais criativos, podiam ter colocado cravos murchos nas janelas, podiam ter representado o enterro do 25 de Abril, era não era!

Anónimo disse...

https://www.youtube.com/watch?v=4cybPq0UfDw

https://www.youtube.com/watch?v=Wz5lJCCi8AE


https://www.youtube.com/watch?v=kcAldknZrFM

(Y avait-il tellement de différences?)

Helena Sacadura Cabral disse...


O bairro das tias é um túmulo há muitos anos.Não gosto da Lapa, nunca gostei, mas não tive outro remédio senão ficar aqui. O meu sonho é morar em Campo de Ourique onde talvez daqui a uns meses consiga alugar uma casa mais em conta. Hoje é dos locais mais caros de lisboa. Portanto as "suas"tias devem ter.se deslocado todas para lá. Há um ano que procuro encontrar lá habitação...
E já agora para seu completo esclarecimento a Lapa é hoje um dos bairros onde convivem ricos e pobres, brancos e pretos, enfim um bairro multicultural. Tias, talvez ainda existam lá para Cascais...
Se eu lhe revelasse osnomes dos socialistas que por aqui vivem, ficaria espantado e certamente não os apelidaria de tios. Talvez avós1!!

Helena Sacadura Cabral disse...


Entre "ignorar" o 25 de Abril e pensar na melhor forma de o dignificar na actual situação há uma imensa diferença...
Ouvir da segunda figura da Republica o que não admito que nuiguém chame, isso é que eu julgo "vergonhoso". Tento na língua é coisa que se treina de pequeno. Sobretudo sendo o nº2 do pais que amo.
Imperdoável a autoridade moral com que certas pessoas se julgam a si próprias e aos outros...

Helena Sacadura Cabral disse...

Finalmente não sou do CDS - nenhum partido me apanha - e não tenho a mínima simpatia por partidos familiares. Cada um que tire as suas conclusões. Nunca o omiti!

Anónimo disse...

Campo de Ourique realmente é um bairro óptimo,neste momento tem imensos franceses a morar e com pequenos comércios, mas não tem Metro nem Faculdades perto. Não percebo porque é tão caro! Hoje no programa "Espaços e Casas" da SIC/N,apareceu um t1 na Estrela/1800€! Enfim...

Anónimo disse...

O que se arranjou foi que ao abrirem um precedente, daqui para a frente perderam a autoridade moral.
Tenho idade para saber tomar conta de mim. Portanto, regras apertadas só as que eu quiser aceitar. Apenas farei o que a minha consciência me ditar, desde que não prejudique terceiros. É mesmo esta a única medida que vou seguir: proteger-me pensando nos outros, mas segundo os meus critérios. Não preciso de ser "orientada".
Gl

Virginia disse...


Não ouvi uma única nota na minha rua, mas já era de esperar, são todos velhotes e já nem se lembram do 25 /4. Eu lembro-me bem, estava em Lisboa e tive uma ano diabólico no liceu até ao fim de 1875. A noite já não poda ouvir o Grandola, só me apetecia atirar com um cravo, que não comprei, ao ecra de TV. Tudo o que é demais, é erro. Este conluio Marcelo-Costa faze-me comichão, confesso.

Anónimo disse...

Só se compreende esse conluio Marcelo-Costa por imposição de "popularidades"... E falta ainda o outro que também quer andar de braço dado com estes. Temos uma autêntica junta, mas não é de salvação nacional.

Acho que a outra dupla, Salazar-Thomaz _ nem nos seus melhores sonhos_ tiveram tão perfeita e conseguida União Nacional. E o povo gosta. Devia-se-lhe ensinar melhor as diferenças entre democracia e demagogia. E pluralismo.

No fundo, no fundo, isto tem tudo cheiro a decadência. O regime degrada-se e está decrépito. Todos, a começar por eles, bem o pressentem. Vem daí esta necessidade constante de se legitimarem.
Gl

Anónimo disse...

Pois na minha rua, foi um alegria. Centro de Lisboa, perto do Saldanha!

Virginia disse...


Queria dizer 1975 e não 1875. Não sou assim tão velha :)

Mas aproveito para felicitar a Gi pelo seu comentário certeiro.

Anónimo disse...

Por aqui (Braga) a mesma coisa. À hora marcada fui à varanda, não para cantar - pois considerei toda a ideia ridícula - mas para apreciar o espetáculo e nada, tudo dentro de casa. À noite, ao ver o telejornal, fiquei deveras surpresa, não faltava gente nas varandas a cantar a Grândola. Pelos vistos cantaram em todo o lado menos em Braga, ou então era mais uma daquelas notícias fabricadas ao gosto do governo. Com papas e bolos se enganam os tolos...

Anónimo disse...

P da AR é um ditador vergonhoso além de asqueroso.Que esperar do autor da vergonhosa frase - " Estou-me c*g***o para o segredo de justiça!"
Não tem educação nenhuma e até o genro Ben ( sem formação académica) consegue ser bem melhor.
JG