quarta-feira, 8 de abril de 2015

Lembrar faz falta!


Por causa de uma comunicação que irei fazer no próximo dia 21, integrada num ciclo de conferencias intitulado “NO FEMENINO”, promovido pelo Âmbito Cultural do Corte Inglês, tive que voltar a pegar numa série de textos sobre a evolução do papel da mulher.
É curioso como, com a idade e a prática da liberdade, corremos o risco de esquecer aspectos fundamentais do caminho que percorremos nas últimas cinco décadas.
Mais surpreendente ainda - tendo-me eu por uma pessoa interessada nas questões que dizem respeito ao meu género -, foi verificar que não estava tão actualizada com pensava relativamente às teorias e movimentos mais recentes sobre estas matérias.
Quando escolhi o tema – “Há ou não uma visão feminina da sociedade?” – estava bem longe de pensar o quanto viria, ainda, a aprender. De facto, para quem como eu, está habituada a usar a liberdade como algo tão natural como comer, foi muito útil relembrar que houve um tempo em que ela me era negada pelo simples facto de ser mulher.


HSC

6 comentários:

Anónimo disse...


Ainda, hoje existem mulheres em que esse liberdade, é negada.
Há que ter amor próprio, auto estima, indepedência económica, para que a sua voz não seja mandada calar. A liberdade é como os anjos não tem sexo, ou devia ser.
Infelizmente não posso estar presente, deveres profissionais o impedem.

Carla

Anónimo disse...

Infelizmente, a "voz da mulher" mais do que ignorada, é violentada em vários locais do mundo. Lamentavelmente, persiste também em ser ignorada pelos próprios pares, ou seja, pelas outras mulheres, umas ciosas de manterem a sua minúscula autoridade, outras receosas das mudanças, outras crentes de que a tradição está acima de tudo, outras por falta de iniciativa, outras por inveja, outras por comodidade, outras simplesmente porque têm medo ou não têm como… sei lá, o que sei é que não gostava de estar no papel de nenhuma destas mulheres, pois, nestes casos, “o amor próprio”, a “auto-estima” e a “independência económica” são meras miragens.
Acho que qualquer mudança começa pela forma como nós mulheres educamos os nossos filhos e as nossas filhas.
Cumprimentos,
Cláudia

Anónimo disse...

O pior é que assim continua a ser em muitas partes do mundo, mulheres privadas de liberdade apenas por serem mulheres. E assim continuará a ser durante muito tempo. Até quando? oh, sabe-se lá... Isto é que é uma dura realidade.

Anónimo disse...

'houve um tempo...' e ainda há.
Só mais um exemplo entre os milhões: http://www.sulinformacao.pt/2015/04/farkhunda/

Infelizmente!

Anónimo disse...

No nosso país, para quem 70 anos como eu e ainda não perdeu a memória, do ponto de vista legal, não há qualquer semelhança com o antes do 25 de Abril. A nível individual, bem como no mercado de trabalho, cá, como noutros países europeus, a conversa é outra, não apenas por culpa dos homens, mas também de mulheres da nova geração (e essa preocupa-me muito, porque instruída.
Quando se realiza esse colóquio no Corte Inglês?

Helena Sacadura Cabral disse...

Anónimo das16:34
A data está no post!
Será pelas 19h.