quarta-feira, 26 de junho de 2024

INSTANTES DE VIDA

"Instantes" é um poema frequentemente atribuído a Jorge Luis Borges, embora a sua autoria seja disputada y alguns creem que terá sido escrito por Nadine Stair, una mulher de 85 anos de Louisville, Kentucky. O poema reflexiona sobre a vida y os arrependimentos, propondo uma atitude mais plena e consciente ante a existência. Aqui fica a versão do poema

Se eu pudesse viver novamente a minha vida, na próxima trataria de cometer mais erros. Não tentaria ser tão perfeito, me relaxaria mais. Seria mais tolo do que tenho sido, na verdade, levaria poucas coisas a sério. Seria menos higiênico. Correria mais riscos, faria mais viagens, contemplaria mais entardeceres, subiria mais montanhas, nadaria mais rios.

Iria a lugares onde nunca fui, comeria mais sorvetes e menos feijões, teria mais problemas reais e menos problemas imaginários.

Eu fui uma dessas pessoas que viveu sensata e prolificamente cada minuto de sua vida; claro que tive momentos de alegria. Mas, se pudesse voltar atrás, trataria de ter somente bons momentos.

Porque, se não sabem, disto é feita a vida, só de momentos; não percam o agora.

Eu era um desses que nunca iam a parte alguma sem um termômetro, uma bolsa de água quente, um guarda-chuva e um paraquedas; se pudesse voltar a viver, viajaria mais leve.

Se eu pudesse voltar a viver, começaria a andar descalço no início da primavera e continuaria assim até o fim do outono. Daria mais voltas no carrossel, contemplaria mais amanheceres e brincaria com mais crianças, se tivesse outra vez a vida pela frente.

Mas já viram, eu tenho 85 anos e sei que estou morrendo.

Este poema, belíssimo, inspira a uma reflexão profunda sobre como vivemos as nossas vidas, e encoraja-nos a aproveitar mais os momentos presentes e a  viver de maneira mais espontânea e menos preocupada, as trivialidades que nos rodeiam!

2 comentários:

Pedro Coimbra disse...

A partir de hoje passo a ser sexygenário.
E levo-me muito pouco a sério.
Cada vez mais.

Helena Sacadura Cabral disse...


Diz bem Sexygenário! Era essa a frase que tosos deviam dizer ao entrar numa tão boa fase da vida Parabéns, merece-os