quinta-feira, 21 de março de 2024

HERMAN JOSÉ

Julgo que sempre conheci o Herman, tantos são os anos decorridos sobre a entrevista que a Madalena Fragoso, então diretora da Máxima, me encarregou de lhe fazer. Eu ia um pouco nervosa porque, se por um lado, dava os primeiros passos no jornalismo, por outro, ele era uma estrela nacional.

Combinámos que eu aparecesse na casa dele – aliás, perto da minha -, pelas 21h. Lá fui eu, de gravador, apetrechada com um guião de perguntas muito bem preparado. Cheguei à hora, mas o jantar dele e de um comum amigo – sorte minha - ainda não tinha sequer começado.

Foi uma entrevista verdadeiramente épica, porque nenhuma das questões que levava preparada foi feita. O Herman sabe fazer de uma entrevista um espetáculo, e eu saí de casa dele sem saber bem o que ia escrever, tal a variedade dos temas de que falamos e das inevitáveis gargalhadas, que ambos demos.

Foi assim que o conheci. Ficou para toda a vida. Ele é, para mim, o verdadeiro criador do humorismo português e em 1980 ninguém o superava, porque a sua genuinidade só é comparável à sua genialidade.

Uma altura houve em que o país o tratou com injustiça. Nem isso levou o humorista a sair ou a parar. Ao invés, deu-lhe novo alento para se refazer, voltar à estrada e recomeçar, porque quem não deve não teme.

Mais, as pessoas que ele imita, apanhando os nossos pontos fortes ou fracos - eu sou uma delas - não se sentem, nunca, menorizadas. Pelo contrário, percebem muito bem como ele as conhece e riem-se com ele.

Finalmente, houve quem se lembrasse que a influência de Herman José vai além de Portugal, pois ele não só é bem visto em países de língua portuguesa, como entre  as nossas comunidades em todo o mundo.

Talvez porque todos temos memória, Herman José recebeu, esta semana, do governo a Medalha de Mérito Cultural  e no dia do seu aniversário recebeu das mãos de Marcelo Rebelo de Sousa, a Ordem do Infante D. Henrique, numa celebração dos seus dos seus 50 anos de carreira. Parabéns Herman!

3 comentários:

Pedro Coimbra disse...

Foi ele quem o disse - só brinca com quem admira, só caricatura quem o merece.
O Herman é genial.
E, como ele, eu também é mais bolos (o momento mais genial do humor em Portugal).
Tenha um excelente fim-de-semana

Marques Aarão disse...

Herman que sempre admirei, não só na qualidade de humorista, o que me entristece é que seja homenageado por alguém de saída que não o merece.

Isabel disse...

Sou fã do Herman desde sempre e se Deus quiser vou vê-lo ao Porto em Outubro, no espectáculo dos 50 anos de carreira. Só o vi ao vivo uma vez, no "Parabéns", já lá vão uns 30 anos!

Bom fim-de-semana:))