sexta-feira, 29 de março de 2024

A MÃE CORAGEM

"A Mãe Coragem" é uma peça teatral escrita pelo dramaturgo alemão Bertolt Brecht. O título original em alemão é "Mutter Courage und ihre Kinder", e foi publicada em 1939 durante o período entre guerras. A peça é uma das obras mais importantes do autor e é frequentemente encenada em teatros em todo o mundo.

"A Mãe Coragem" é uma tragédia épica que se passa durante a Guerra dos Trinta Anos, no século XVII, na Europa Central. A protagonista, Mãe Coragem, é uma vendedora ambulante que segue o exército sueco com os seus três filhos, na esperança de lucrar com a guerra. Ela representa a luta pela sobrevivência em meio à destruição e à brutalidade da guerra, mas também a natureza ambivalente do lucro obtido através do conflito.

Brecht usa “A Mãe Coragem" para questionar a moralidade da guerra e os valores sociais que perpetuam o conflito. Emprega técnicas teatrais inovadoras, como a quebra da quarta parede e o distanciamento emocional, para encorajar a reflexão crítica por parte do público.

A obra de Brecht é conhecida pela sua abordagem política e social, e  esta peça não é exceção. Ela retrata o impacto devastador da guerra na vida das pessoas comuns e faz um apelo para que sejam questionados as instituições e os sistemas que permitem a perpetuação do conflito armado.

Hoje, por ser Dia da Paixão de Cristo, lembrei-me das centenas de mães coragem, que por esse mundo fora, choram os filhos que perderam e a barbárie a que estão sujeitos, aqueles que ainda estão vivos!

1 comentário:

Pedro Coimbra disse...

Vivemos num tempo de novos bárbaros.
Gente que massacra outros apenas para satisfazer um qualquer prazer sádico.
Os únicos que me inspiram genuíno ódio.