terça-feira, 27 de junho de 2017

Agora ...a Caixa Negra da Proteção Civil

O jornal Público que teve acesso aos dados da "caixa negra" da Proteção Civil revelou o caos que rodeou o combate ao incêndio de Pedrógão Grande. 
Desse relato fica claro que o sistema de comunicações de emergência, o tristemente famoso SIRESP é, outra vez, o suspeito de serviço.
Ao final da tarde de sábado, dia 17, quando as chamas ganharam fôlego e começaram a chegar mais pedidos de ajuda, "as comunicações falharam quase por completo, impedindo o socorro às populações. E causaram o caos entre as diversas forças envolvidas no combate".
Apesar destas informações serem do conhecimento do primeiro-ministro desde dia 23 do corrente, o certo é que só ontem à noite a ministra Constança Urbano de Sousa, fez sair um comunicado no qual o "MAI exige respostas rigorosas ao funcionamento do SIRESP". Só que isso não basta. Talvez o mais importante seja saber como ele é gerido.
Porque senão fica um laivo de suspeita de que o Governo só terá  decidido engrossar a voz quando soube que um jornal ia publicar, umas horas depois, aquilo que a ministra e o primeiro-ministro já sabiam há vários dias, mas ainda não nos tinham dito.
As respostas que o PM já conhece parece não deixarem dúvidas sobre o que falhou. Que, em síntese, se resume a factos: o SIRESP não funcionou, a GNR não tinha meios, os avisos do IPMA foram desvalorizados, a estrutura da Proteção Civil teve/tem problemas.
Entretanto, no Parlamento, prepara-se uma comissão técnica independente para apurar o que falta e a ministra pede ainda mais inquéritos...
Torna-se cada vez mais evidente que será muito difícil, perante o que já se sabe - e sobretudo perante 64 mortos - não retirar consequências políticas do que se passou. A ministra da Administração Interna tem a cabeça no cepo, assim como o seu secretário de Estado. Mas, suprema ironia, Constança Urbano de Sousa pode acabar por sair do Governo por causa de um sistema de comunicações que foi comprado pelo primeiro-ministro, quando este era MAI. É a política na sua forma mais trágica!

HSC 

4 comentários:

Silenciosamente ouvindo... disse...

Nem vou acrescentar mais nada.
Subscrevo totalmente as suas palavras.
Os meus cordiais cumprimentos.
Irene Alves

Anónimo disse...

S - sistema

I - irresponsável

R - ruiu

E - enquanto

S - sofremos

P - petrificados


José

Anónimo disse...

Quando eu nasci;as frases que hão-de salvar a Humanidade já estavam todas escritas.
Só faltava uma coisa:

SALVAR A HUMANIDADE!

(Almada Negreiros

Anónimo disse...

Caos?! Mas correu tudo bem!
Nem quero imaginar se corresse mal...
Diogo