quarta-feira, 6 de setembro de 2023

PORQUE NÃO FALA DE ANDROPAUSA


A andropausa é um termo usado para descrever as mudanças hormonais que ocorrem nos homens à medida que envelhecem, de forma análoga à menopausa nas mulheres. No entanto, a andropausa é um tópico que muitas vezes recebe menos atenção do que a menopausa, e isso pode ser atribuído a várias razões:

Historicamente, a menopausa tem sido mais amplamente discutida e estudada do que a andropausa. Isso pode ser devido a uma maior conscientização sobre as questões de saúde da mulher e a uma ênfase cultural na menopausa como um evento significativo na vida de uma mulher.

Os sintomas da andropausa podem variar amplamente de um homem para outro, tornando-a menos facilmente identificável do que a menopausa, que geralmente envolve uma interrupção na menstruação. Os sintomas da andropausa, como fadiga, alterações de humor e disfunção erétil, podem ser atribuídos a outros fatores de saúde, o que pode dificultar o diagnóstico e a discussão.

A sociedade estigmatiza a expressão de fraqueza ou vulnerabilidade dos homens, o que pode fazer com que muitos deles evitem discutir problemas de saúde, incluindo a andropausa. Isso pode levar à falta de consciencialização e discussão pública sobre o assunto.

 Embora haja uma compreensão crescente da andropausa, a pesquisa nessa área ainda não é tão extensa quanto a pesquisa sobre a menopausa. Isso pode resultar numa falta de informações acessíveis ao público em geral.

A sociedade, muitas vezes, não valoriza o envelhecimento masculino da mesma forma que o envelhecimento feminino. Isso conduz a uma falta de interesse geral pelas questões relacionadas com o envelhecimento masculino, incluindo a andropausa.

É importante notar que a andropausa é um fenómeno real que afeta a saúde dos homens, à medida que envelhecem, e os sintomas podem ser significativos para muitos. No entanto, a falta de discussão pública sobre o assunto pode levar a que os homens não recebam a ajuda de que precisam para lidar com essas mudanças nas suas vidas. É importante promover a conscientização sobre a andropausa, para que os homens possam buscar, sem vergonha, orientação médica adequada e melhorar sua qualidade de vida, à medida que envelhecem.

8 comentários:

Pedro Coimbra disse...

Repito o que já aqui comentei - envelhecer é um privilégio negado a muitos.
Com tudo o que esse envelhecimento naturalmente implica.
Sem complexos, sem receios, com naturalidade.

Anónimo disse...

🌹

Anónimo disse...

🌹

Anónimo disse...

Menina Lenina

Hoje, me confesso:estou a atravessar a Andropausa! Só pode!
É que ao acordar e depois de um pequeno-almoço de café com leite e torrada (com manteiga a fugir devido ao preço),dou comigo a ler as notícias e tive logo uma valente vertigem.
Então não é que a Sra Christine Ourmières-Widener vai exigir ( Incompetência de Cromos Irresponsáveis de altos cargos ),a quantia absurda de seis milhões e tal de indemnização a Portugal?
Fiquei logo com calor e a sentir afrontamentos etc,etc...
Os toinos deste país esperam seis a oito horas, quando não chegam ás doze, em urgências nos hospitais públicos porque não há dinheiro para pagar as horas trabalhosas aos médicos,enfermeiros e auxiliares e vai haver dinheiro para pagar um absurdo de um descalabro destes?
Mas, por acaso,Portugal é a Arábia ou coisa que o valha?
Estou a ficar com a visão turva só de imaginar que o dinheiro que me sacam dos impostos vai parar no bolso da Senhora C O-W.
Menina, não a torturo mais com a minha irritação, devido á fase conturbada da idade, e em que algumas coisas me fazem sentir piegas e temendo ter um AVC, termino desejando-lhe um dia tranquilo.


Zé Toino

Anónimo disse...


Não sei se a Dra. Helena achou graça ao comentário do Sr. Zé Toino, mas eu achei um piadão. Tanto assim que, com a permissão da autora deste espaço, lhe peço que venha comentar mais vezes. Até os assuntos sérios, ficam mais 'digeríveis', logo, menos indigestos, se forem entremeados com algo espirituoso e muito sentido de humor.

Janita

Helena Sacadura Cabral disse...

Janita

Venha o Zé Toino, que é muito bem vindo!

Anónimo disse...

Menina Leninha

Um pedido seu é uma ordem.

A Menina já sabe que sou enviesado e dou a volta ao texto.Sempre fui um aluno travesso.Contudo,a culpa não foi minha.Há sempre culpados e eu desculpado.É que ao nascer,em vez de me darem a palmada no bumbum deram na tola, e em vez de usarem pó talco usaram fermento, vai daí, as ideias germinam num emaranhado que, ás vezes, nem eu acho a ponta por onde se lhes pegue!

Gracias Janita :-)

Zé Benvindo ( ex Toino )

Anónimo disse...

Não tem de quê Zé Benvindo.
É um prazer ler a sua prosa.

Escreva sempre. Eu e a Dra. Helena gostamos muito. :-))

Janita