terça-feira, 19 de abril de 2022

O Meu Corpo Humano


Deixem-me começar por dizer que "O MEU CORPO HUMANO" é o ultimo livro de Maria do Rosário Pedreira, uma cuidadosíssima edição da Quetzal.

Maria do Rosário é uma mulher muito especial, de quem se pode gostar muito e por razões bastante diversas. Eu nutro por ela uma profunda admiração que nasceu de tudo o que li dela. Considero-a, aliás, uma das nossas grandes poetisas.

Os livros são o seu mundo. Mas este a que me refiro marcou-me muito profundamente. Como sempre faço, a primeira leitura foi em voz alta. A segunda já foi recolhida no silêncio do meu quarto e confesso-vos alguns poemas fizeram mesmo com que os meus olhos se turvassem.

Do meu ponto de vista é um livro sobre  as emoções pelas quais o nosso corpo passa. Com efeito, a sua arquitetura liga cada uma das emoções, sensações e memórias a uma parte do corpo ou mesmo a determinados órgãos. Assim passamos da cabeça aos rins e aos tornozelos, dos olhos às mãos e ao coração, havendo sempre uma relação entre as partes do corpo e o sofrimento ou a saudade que habita a vida de cada um de nós, a nossa memória e as marcas que deixámos passar. 

É quase uma aula de anatomia em que se procuram todos os segredos, todas as recordações em cada pedaço do corpo que habitamos e de que nos não desfizemos. Vivemos anos sem nos darmos conta, que desse corpo fizeram parte outros corpos, a quem nos entregámos ou de quem fugimos, para um dia olharmos para o espelho e só vermos quem fomos e não quem somos.

Não sou especialista da matéria, mas sou consumidora. A autora, que eu conheço de outras leituras, está toda aqui neste seu livro. Mas a densidade que, entretanto, adquiriu, faz desta obra, para mim, uma pequena maravilha, que mexeu com o meu corpo, a minha mente, as minhas emoções. Obrigada Maria do Rosário!

HSC 

2 comentários:

Anónimo disse...

Maria do Rosário Pedreira obra palavras humanas que são corpo poético.

Anónimo disse...

🌷