domingo, 17 de abril de 2022

Belfast


Dei-me ontem o presente pascoal de uma ida ao cinema em a sala que teria, talvez dez pessoas contando com os dois que éramos nós. Uma delicia de ambiente, sem pipocas nem criaturas enroladas umas nas outras fazendo da sala o local do "crime", a que nos obrigam a participar. Tanto sítio romântico que há por aí, vazio, e os pombos elegem o escuro e a presença da plateia. Enfim, desígnios da Providência para quem está á sua volta.

O filme a branco e preto é realizado por um excelente ator, Kenneth Branagh. Passa-se na Irlanda do Norte dos anos 60, onde um menino de 9 anos experimenta o amor, a alegria e a perda. No meio de conflitos políticos e sociais, o garoto tenta encontrar um lugar seguro para sonhar, enquanto a sua família busca uma vida melhor. Tudo decorre numa rua, mas ela ilustra muito bem a tremenda  violência de que aquela guerra se revestiu.

Ver este filme a poucos dias do aniversário da morte e nascimento de um filho querido, num ambiente que perto ou longe, é de guerra, mostrou-me duas coisas. Uma, que o ser humano em seis  décadas não aprendeu nada do que seja a imperiosa necessidade de conviver  e aceitar a diferença. Outra, que por mais anos que passem sobre mim, as saudades do Miguel vão-se adensando.

Já não é luto. Já não será tristeza. É uma ausência, um bocado de mim, um ar que se não respira. É, enfim, uma saudade imensa de ouvir os dois irmãos falarem sobre aquele filme e sobre o nefasto que representa a ideologia ou a religião, quando servem para afastar e não para unir, naquilo que possam ter de comum, que é o desejo de felicidade do ser humano.

Belfast é um soco no estomago, nesta época de uma guerra ideológica, em que todos somos arrastados e pode, até num extremo imprevisível, acabar com o planeta.

Não deixe, quem possa, de ver o filme, que é dedicado por igual aos que fogem da guerra e aos que ficam a lutar contra o inimigo. E que é, também, um admirável elogio às mães de uns e de outros!

HSC

2 comentários:

Pedro Coimbra disse...

Está na minha lista dos obrigatórios a ver proximamente.

Anónimo disse...

🌷