sexta-feira, 13 de março de 2020

Abençoados os que se ocupam de nós!

Apesar de não estar em quarentena, o facto é que em Dezembro tive uma gripe que decorreu em vários episódios que me obrigaram a estar bastante em casa. Ou seja, neste momento, posso dizer que ainda não tive um dia normal neste ano de 2020. Foi preciso tal acontecer para eu ter bem consciência do esteio que, ao longo da minha vida, sempre me aguentou, deu força e foi indescutível suporte. Refiro-me à família e aos amigos.
Na família, eu que só tive dois irmãos, encontrei uma irmã na minha cunhada Paula que faz por mim o que ninguém mais faria. Muitas vezes olho para ela, uma novata de perto de 60 anos, doutorada, que gira mais do que muita gente de 30. Ela constitui a mão forte que nos une, nos entende, nos ajuda e que o meu irmão mais novo - um sortido que eu adoro - conseguiu descobrir, para poder fazer uma brilhante carreira de engenheiro que tem na mulher o back office indispensável à posição que hoje tem. E no meio disto tudo são o casal mais low profile,  mais discreto, que se possa imaginar.
Foi a intensa consciência desta força familiar que o "coronavirus" me proporcionou. Ela estava já muito presente em mim, que sou uma mulher de afectos. Mas a ameaça constante de que eu ou os que me restam possam ser afectados, fez aumentar a minha admiração por todos aqueles - enfermeiros, médicos, administrativos, cuidadores - que quase sem dormir tratam dos que precisam. O exemplo mais impressionante, foi o da enfermeira morta de cansaço junto ao computador onde tentava registar o que se passava. Abençoados aqueles que se ocupam de nós e, em particular, a minha mana Paula!

HSC

13 comentários:

Anónimo disse...

Gostei deste seu post. Sempre a considerei uma mulher de família e de amigos. Quem segue como eu há muitos anos tem a perfeita noção disso.
Guarde bem essa sua cunhada que, pela descrição deve ser uma pérola!


Rodrigo

Maria da Conceição disse...

Dra. Helena muito obrigado pelo seu comentário. Tenho uma filha enfermeira e o meu coração está apertadinho. Que Deus a proteja a ela e a todos os profissionais de saúde. E todos os que estão por trás e ninguem fala. Os farmacêuticos, Bombeiros, polícias, os caixas dos supermercados, mtoristas de mercadorias, etc. Muita força a todos os
portugueses. Respeitem-se a si a aos outros. Bjs. Manuela Teixeira.

Maria Eugénia disse...

Justa homenagem! 🙏💙

Maria Santana disse...

Totalmente de acordo!!!

Anónimo disse...

Ainda bem que o seu bom senso nos fez recordar o que os profissionais de saúde
então a passar. Correm os riscos da profissão e os riscos do cidadão comum. Bem hajam eles por existirem!
E já agora um abraço virtual a essa sua cunhadaque a deve mimar muito. Merecem ambas!


Laura

Anónimo disse...

Dra Helena

Andava a estranhar não ver posts seus. Agora entendo. Mas tenha cuidado consigo!
Nao lhe faltará companhia. Mas gostando de silêncio como gosta deixe-se estar em casa e escreva para nós. É uma forma de continuarmos juntos.
Ja vi que agora tem o twitter e escreve com frequência. Não conheço muita gente com essa "genica". O seu filho Paulo é um homem de sorte por ter a mãe que tem!

Clotilde

" R y k @ r d o " disse...

Olá. Visitando, fiquei encantado com as suas publicações. Gostei particularmente desta que faz em agradecimento aqueles que, não só agora com o surgimento do Coronavírus, nos ajudam, mas sempre, em qualquer circunstªancia menos feliz, a nível de doença, nas nossas vidas.

Associo-me a esses seus agradecimentos que aplaudo com respeito.

Fiquei seguidor deste seu bonito blogue

Votos de um feliz fim de semana

Anónimo disse...

Ainda bem que tem um Anjo da Guarda nessa sua cunhada. Que bom é ter quem cuide de nós! Percebo exactamente o que sente, porque embora haja muitos médicos na família próxima, é no meu genro, também ele um jovem médico, que tenho essa sensação carinhosa de segurança e de protecção. Pessoas assim arranjam sempre tempo para os outros.
Como diz uma sua leitora, que Deus proteja todos os profissionais de saúde e a todos aqueles que estão na retaguarda, de apoio, e de que ninguém fala.
Oxalá todos os portugueses saibamos resguardarmo-nos para estar à altura desta situação tão grave. Cada um que se expõe voluntariamente ao perigo, põe em risco muitos à sua volta, porventura com muitas fragilidades a todos os níveis. E o nosso SNS, que já não estava nada famoso, não aguentará a sobrelotação. Dêmos portanto mais espaço nos hospitais e prioridade a quem mais precisar.

Saúde a todos! E a Srª cuide de si, proteja-se! Sabe o quanto gostamos da sua companhia?
Gl

Anónimo disse...

Hoje, domingo às 10h e 13m no programa "Bom DIa", RTP3, foi convidado o pneumologista João Carlos WincK, do Hosp. S. joão no Porto. Hospitais e clínicas apelam a mais ventiladores! Já os pedem até a clínicas veterinárias. O governo não tentou saber atempadamente, quantos há? onde estão? e se há reservas? A resposta do médico foi que ninguem sabe ao certo, que isso não foi AINDA mapeado pelas autoridades de Saúde. Só AGORA, acordam para esta situação,quando sabem que para se fazer um pedido de ventiladores às empresas de fabrico, há um sem número de procedimentos burocráticos prévios. Demoram a chegar cerca de 1 mês em geral, diz este médico e ainda é preciso algum tempo para treinar o pessoal para aprender a utilizar os ventiladores
Não se devia ter atuado atempadamente? Não era previsível que se atingiria o pico das hospitalizações brevemente?

Anónimo disse...

Lembramo-nos tão pouco deles quando estamos com saúde...
Ainda bem que lhes deu voz neste seu espaço!


Sergio

Pedro Coimbra disse...

Aqui em Macau trabalham sem cessar e ainda estão sempre disponíveis nas conferências de imprensa diárias.
Tenho a sorte de muitos serem meus amigos.
Gente superior.
Boa semana

Virginia disse...

O presidente da Camara do Porto tem sido exemplar em tudo. Providenciou para que fossem importados 1000 ventiladores, tem uma presença física todos os dias pela cidade, tira fotos interessantes, fala connosco e dá conforto. Deviam ser todos assim.

Anónimo disse...

🌹