


Aos 85 anos, Cayetana Fitz-James Stuart, duquesa de Alba e a mulher com mais títulos nobiliárquicos do mundo, casou pela terceira vez.
O marido é Afonso Díez Carabantes, um funcionário da Segurança Social, de 61 anos que, por não ter ascendência nobre e pela diferença de idades, criou polémica em torno das suas motivações.
Quando se casou pela primeira vez, a noiva tinha 21 anos e, apesar dos títulos e fortuna, a sua vida esteve longe de ser um mar de rosas.
Caetana Fitz-James Stuart vivia há três anos com o plebeu Alfonso Diez e conseguiu vencer, finalmente, o antagonismo familiar, depois de se ter desfeito de uma boa parte da sua imensa fortuna a favor dos filhos.
Apesar da oposição dos seus e de outros membros da realeza espanhola, fez as delícias de uma certa imprensa ao levar por diante o casamento.
A duquesa de Alba, numa cerimónia íntima transformou, assim, o marido plebeu, num novo duque, repetindo, o que já antes acontecera com Jesus Aguirre, seu segundo consorte.
No mesmo dia, morreu Steve Jobs o homem cujo nome se confunde com a Apple. O seu império começou na década de setenta quando ele e Steve Wozniak, numa garagem de Sillicon Valley, fundaram uma empresa - cujo símbolo é uma maçã trincada - destinada a desenvolver software informático.
Em 1984, a Apple lançou o Macintosh e no ano seguinte, Steve Jobs deixou-a para fundar a Next, cujo objectivo era o desenvolvimento de plataformas direccionadas aos mercados de educação e administração.
Todavia a compra da Next pela Apple, em 1996, traria Steve Jobs de volta à empresa que ajudou a fundar. De 1997 a 2011 será o seu presidente executivo.
Neste ano, já a sofrer de cancro, renuncia ao cargo e aponta Tim Cook - o número dois - como seu sucessor.
Sob a orientação de Jobs, a Apple lançou o iMac que se destacava pelo seu design inovador e pelo material utilizado. Mas não se limitou ao mercado informático. Nas telecomunicações lançou o iPhone, na música o iPod e, finalmente nos novos meios, o iPad.
Steve Jobs ficaria também ligado à criação de uma nova linguagem de 3D para desenhos animados.
Filho de estudantes universitários que o deram para adopção, Jobs casou com Laurene Powell em 1991 e teve quatro filhos. Um cancro no pâncreas e um posterior transplante de fígado levaria Jobs a abandonar este ano os comandos da Apple. Morreu ontem aos 56 anos.
Por fim, uma notícia publicada no Correio da Manhã, dá conhecimento de duas tentativas frustradas de José Socrates entrar em Sciences Politiques na Sorbonne, por o seu currículo não se adequar ao grau de exigência da instituição. Terá entrado finalmente para Filosofia, numa terceira tentativa.
A ser verdadeira, a situação não surpreenderá ninguém, se tivermos em linha de conta que o número de concorrentes àquela universidade é cerca de dez vezes superior ao número de vagas e nela só entrarem, mesmo, os melhores!
Nem foi preciso falar da República ou das manifestações que cada vez menos a ilustram. É que parece que os responsáveis ainda não se deram conta que não basta juntar numa praça, ao sol, uns ilustres de meia idade, para se honrar a opção política que Portugal fez em 5 de Outubro de 1910. É preciso muito mais!
HSC