quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

O reverso da medalha

O Banco Europeu desceu novamente as taxas de referência. A maioria dos portugueses agradece. E o PM não deve tardar a dizer que terá sido por sua influência que tal aconteceu...
Mas eu estou preocupada com o reverso destas reduções consecutivas.É que com a possível descida de preços que uma quebra da inflação pode provocar, esse ganho diferencial não vai ser poupado. Vai ser, antes, eventualmente aplicado em consumo nos sectores menos reprodutivos. Ora os portugueses precisam de retomar, com urgência, hábitos de poupança.
Pessoalmente temo que esse comportamento possa ter consequências perversas nas economias familiares. Mas ninguém parece preocupar-se muito com este aspecto, nem os governantes parecem muito interessados neste género de problemas. O que querem é obter uma nova maioria e, por isso, não consideram apelativas recomendações que o mero bom senso aconselharia. É assim que a deflacção pode surgir em 2009 e o ano 2010pode vir a tornar-se tão mau ou pior que 2009!
H.S.C

3 comentários:

Presépio no Canal disse...

Olá Dra Helena,

fiquei muito satisfeita quando descobri, através do blog do PRD, que tem este espaço tão útil, e como tal, tão bom!

Sucesso para este novo projecto:)

Sandra
http://presepiocomvistaparaocanal.blogspot.com

Helena Sacadura Cabral disse...

Viva Sandra.Se o mundo já é pequeno a blogosfera então o que será?
Obrigada pelas suas palavras
HSC

Maria Menezes disse...

Querida Lena
Não sabia que a mulher dos 7 ofícios agora virou "bloguista"! Consegues equlibrar o teu fio de prumo para melhorar a economia deste país? Eu também tenho um blogue mas dedicado à Família Real Portuguesa e ficas a conhecer o que tu dizes "Só é pena que não conheçamos outros portugueses que, no recôndito dos seus gabinetes, trabalham e investigam para que possamos ter uma vida melhor. Mas que os media não publicitam ou até desconhecem".
Está lá uma referência ao livro que lançaste recentemente "As Nove Magníficas" que só podiam ser Rainhas... Está anunciado aqui:
http://realfamiliaportuguesa.blogspot.com/2008/10/as-nove-magnficas-helena-sacadura.html
e o link do meu blogue é este: http://realfamiliaportuguesa.blogspot.com/
Conto com a tua visita!
Um beijão e sucesso para este teu "novo investimento".

Guta Menezes