segunda-feira, 8 de abril de 2024

UM ÓTIMO LIVRO

Há livros que nos tocam emocionalmente e outros que nos ensinam. Aquele de que vos vou falar tem o dom de conseguir os dois objetivos. Antes de matar a vossa curiosidade, quero esclarecer-vos sobre dois aspetos: não conhecia pessoalmente a autora, mas conhecia a qualidade do seu trabalho na Microsoft. Já posso, agora, revelar que se trata de Rita Piçarra e do seu livro “A VIDA NÂO PODE ESPERAR”.

Rita, aos 44 anos e sendo CFO da empresa Microsoft, decidiu mudar o rumo da sua vida e aposentar-se, antecipando aquilo que eu fiz, há três décadas, quando tinha 50 anos. Sei, julgo, que poderei falar da importância de uma decisão destas.

Já livre, fez umas férias e, para surpresa de todos, lança no mercado aquele livro que irá dar que falar, porque se trata de algo muito especial, em que vida pessoal e vida profissional se combinam de forma exemplar. Ao lê-lo tive três reações. A primeira, a de ter voltado aos bancos da Faculdade, tal a precisão dos métodos usados para ensinar ou apurar a nossa literacia financeira. Fá-lo de forma clara e percetível, muito útil para quem queira saber mais do essencial.

A segunda, de encantamento, pela capacidade de uma mulher com família formada, ter a coragem de fazer os sacrifícios, que o objetivo escolhido impunha. Para mim foi muito enriquecedor e, conhecendo, já hoje a autora, só posso aconselhar a sua obra, e esperar o que, mais tarde ou mais cedo, aquela cabecinha linda, ainda terá para nos continuar a surpreender.

Finalmente, a terceira, e não menos importante, o gosto enorme que tive de conhecer uma mulher de uma enorme simplicidade que, sabendo o que vale, não presume do seu valor, Já é muito raro!

1 comentário:

Pedro Coimbra disse...

Ainda não li o livro.
Mas quero ler.
E conheço o percurso da autora.
Normalmente as pessoas mais dotadas são pessoas simples, humildes.
Só os medíocres necessitam de se colocar em bicos dos pés para serem notados.