terça-feira, 16 de abril de 2024

O MITO DA CAIXA DE PANDORA

Caixa de Pandora é um objeto extraordinário que faz parte da mitologia grega. Segundo a lenda, essa caixa foi criada pelos deuses e continha todas as desgraças do mundo, como a guerra, a discórdia e as doenças do corpo e da alma. No entanto, havia um único dom dentro dela: a esperança.

O mito da Caixa de Pandora explica a criação da mulher, suas qualidades e suas fraquezas, bem como todos os males existentes no mundo. Desde sua origem, o mito tem um caráter social. Neste caso, a Caixa de Pandora passou a representar a maldade que pode vir dela, a desobediência e a curiosidade que prejudicam os seres humanos.

Aqui está a história para quem não a conheça, mas já tenha ouvido falar dela. Ao logo dos tempos

O titã Prometeu, defensor da humanidade e conhecido pela sua inteligência, roubou o fogo de Zeus e entregou-o aos mortais. Com isso, ele assegurava a superioridade dos homens sobre os animais.

No entanto, o fogo era exclusivo dos deuses e de Zeus, o senhor dos homens e supremo mandatário dos deuses que habitavam o monte Olimpo. Furioso com a ação de Prometeu, quis se vingar. Com a ajuda de todos os deuses, ele encarregou Hefesto, deus do fogo e dos metais, e Atena, deusa da justiça e da sabedoria, de criar Pandora.

Pandora foi a primeira mulher a viver com os homens na Terra. Ela recebeu qualidades como graça, beleza, inteligência, paciência, meiguice, habilidade na dança e nos trabalhos manuais.

Antes de ser enviada à Terra, Zeus entregou-lhe uma caixa com a recomendação de que ela não deveria ser aberta, já que continha todas as desgraças do mundo e também a esperança.

Pandora, no entanto, não conseguiu resistir à curiosidade e, abrindo a caixa, libertou todos os males. Arrependida, tornou a fechá-la, mantendo presa a esperança.

O mito da Caixa de Pandora foi sendo  transmitido por via oral, não havendo precisão absoluta sobre este mito. Mas ele serve como um aviso de que, mesmo diante das adversidades e males, a esperança continua a brilhar como uma luz, no fundo da escuridão.

1 comentário:

Pedro Coimbra disse...

Vai sendo tempo de reabrir a Caixa e soltar a esperança que os males andam todos à solta e à nossa volta.