terça-feira, 2 de abril de 2024

COUGARISMO

Já se deu conta do aumento de casais cuja mulher é substancialmente mais velha do que o homem? E já se lembrou de que, até há pouco tempo, esse tipo de ligação era muito mal visto? Ainda pensa assim? Não deve!

O fenómeno de mulheres mais velhas casadas com homens mais jovens, também conhecido como "cougarismo" ou "cougar culture", vem sendo observado em várias sociedades, nas últimas décadas. Este movimento desafia as normas tradicionais, onde geralmente o homem é (era) mais velho do que a mulher. A que se deve a inversão?

Com o aumento da igualdade de género e do empoderamento feminino, as mulheres estão a tornar-se cada vez mais independentes financeira e emocionalmente. O que as capacita a tomarem decisões sobre as suas vidas amorosas com mais liberdade, incluindo a de escolher um parceiro mais jovem.

As normas sociais estão a mudar, e o estigma relativo a relações com diferenças de idade significativas, está a diminuir. As pessoas estão a tornar-se mais tolerantes em relação a envolvimentos que desafiam as normas tradicionais.

Há mulheres mais velhas que procuram relações mais informais, sem as pressões associadas ao casamento e à maternidade. O que pode tornar mais atraente a ideia de um envolvimento com um parceiro mais jovem, que partilhe das mesmas expetativas

Com os avanços na medicina e nas tecnologias de saúde, as pessoas estão, à medida que envelhecem a viver mais e a manter uma qualidade de vida melhor. Assim, as mulheres mais velhas sentem-se mais jovens e querem relacionar-se com parceiros de mentalidade semelhante.

Se há homens que preferem mulheres mais jovens, há mulheres que preferem homens mais novos. As preferências individuais desempenham um papel significativo na formação dos envolvimentos, e algumas mulheres não escondem sequer sentir-se atraídas por homens mais novos, independentemente da sua idade.

Em resumo, este comportamento reflete uma mudança nas normas sociais e nas expectativas sentimentais, bem como um aumento do empoderamento feminino e a aceitação da diversidade de preferências e estilos de vida.

1 comentário:

Pedro Coimbra disse...

O exemplo mai mediático vem de França.
E Brigitte Macron tem sido muitas vezes literalmente enxovalhada por causa da idade, do facto de ser mais velha que o marido.
Uma baixaria boçal que o casal Macron tem sabido ignorar.
Agism, também um fenómeno dos tempos que vivemos.