segunda-feira, 14 de agosto de 2023

REFORMA

A decisão da aposentação aos 70 anos pode variar, dependendo do país, do sistema de previdência social e das políticas governamentais. Muitos países têm sistemas que estabelecem uma idade específica em que os cidadãos podem fazê-lo e começar a receber os benefícios do que, geralmente apelidamos de idade de reforma. Existem várias razões pelas quais uma pessoa de 70 anos pode ser incentivada ou obrigada a aposentar-se. Destacamos:

Aposentação financeira: Algumas pessoas podem ter atingido a idade de 70 anos e acumulado fundos suficientes para se aposentar confortavelmente, permitindo-lhes desfrutar de seus anos restantes sem a pressão de continuar a trabalhar para se sustentar.

Saúde e capacidade física: À medida que as pessoas envelhecem, sua saúde e capacidade física podem começar a diminuir. Alguns empregos exigem habilidades físicas específicas ou níveis de energia que se tornam mais desafiadores com o avanço da idade.

Renovação da força de trabalho: Aposentar-se aos 70 anos pode abrir espaço para a entrada de novos trabalhadores e permitir a renovação da força de trabalho, proporcionando oportunidades à geração mais jovem de ingressar no mercado de trabalho e progredir nas suas carreiras.

Pressão demográfica: Em algumas regiões do mundo, o envelhecimento da população pode criar pressão sobre os sistemas de segurança social e previdência, tornando necessário aumentar a idade de aposentação para garantir a sustentabilidade desses sistemas.

Expectativa de vida: Com os avanços na medicina e cuidados de saúde, a expectativa de vida tem aumentado. Como resultado, algumas nações tendem em ajustar a idade de reforma de modo a garantir que os sistemas previdência permaneçam financeiramente viáveis.

No entanto, é importante ressaltar que as políticas nesta matéria variam consideravelmente entre os países e podem ser influenciadas por fatores económicos, sociais e políticos. Algumas pessoas podem escolher trabalhar além da idade padrão, desde que possuam a saúde e a motivação para fazê-lo. Ou podem optar por trabalhar em empregos menos intensivos em termos físicos, ou mais flexíveis, que permitam uma transição gradual para a reforma.

 

2 comentários:

Pedro Coimbra disse...

Macau, na Administração Pública, aos 65 anos.
Faltam-me seis.
Para depois correr Mundo com a minha mulher.
Mais do que já calcorreámos.

Anónimo disse...

🌹