domingo, 27 de agosto de 2023

A MAQUILHAGEM

A maquilhagem é uma forma de expressão e embelezamento que as mulheres usam há milhares de anos. Não há uma resposta definitiva para o motivo pelo qual as mulheres sempre se maquilharam, mas existem algumas teorias possíveis.

Uma delas é a de que a maquiagem servia para proteger a pele dos raios solares, do vento e de outros agentes externos, além de hidratar e prevenir o envelhecimento. Outra é a de que a maquilhagem era usada para realçar os traços faciais e atrair a atenção dos homens, seguindo os padrões de beleza de cada época e cultura. Uma terceira é a de que a maquilhagem tinha um significado ritualístico e simbólico, relacionado à religião, à magia ou à classe social. 

Por exemplo, no Egito Antigo, a maquiagem era considerada uma arte sagrada e era usada por homens e mulheres para se comunicarem com os deuses

Na Grécia e na Roma antigas, a maquilhagem era usada tanto por homens como por mulheres para demonstrar status e poder

Na Idade Média, a maquilhagem era vista com desconfiança pela Igreja, que a associava à vaidade e à bruxaria

No século XVIII, a maquiagem era um privilégio dos nobres, que usavam pó-de-arroz e pomadas coloridas para pintar os lábios

No século XX, a maquilhagem popularizou-se e diversificou-se, acompanhando as mudanças sociais e culturais das mulheres.

Atualmente, a maquilhagem é uma forma de arte e de liberdade, que permite às pessoas expressarem sua personalidade, seu humor e seu estilo.

Lembra-se, porém, que o valor psicológico da maquilhagem pode variar amplamente de pessoa para pessoa, e a relação de cada indivíduo com a maquilhagem será influenciada pelas suas experiências, crenças culturais e valores pessoais. 

3 comentários:

Pedro Coimbra disse...

Entrar na casa de banho da minha mulher é entrar num mundo próprio.
De todos os tipos de produtos de beleza e mais um par de botas :)))
Se ela se sente bem, porque não?
Tenha uma excelente semana

Anónimo disse...

🌹

Anónimo disse...

Maquilhagem para embelezar, sim.Já para enganar,não!
Ás vezes pode-se levar um susto de todo o tamanho.
Uma boa semana
Duarte