quinta-feira, 28 de maio de 2020

Clara de Sousa



Não sei há quantos anos conheço a Clara de Sousa. Mas há muitos, porque eu sou da fundação da Sic que abriu a 6 de Outubro e eu fui a autora do primeiro programa de entrevistas da estação, que foi para o ar a 11 desse mês. Durante muito tempo, para mim, abrir a televisão era ligar a Sic. Acredito que terá sido por essa altura que nos conhecemos. 
Tinha e tenho por ela grande admiração, que não vem de uma relação de amizade, mas sim do que sei que ela faz e é capaz de fazer. Já nos encontrámos nalguns trabalhos profissionais extra televisivos e a sua correção é sempre a mesma. Sabe o que vale, mas não necessita de o exibir.
Vem este introito a propósito de quê, perguntarão? Explico.
A Clara não só recebe muito bem - já comi maravilhosamente na sua casa - como cozinha com alto nível, embora discretamente chame aos seus cozinhados de comida caseira. 
Pois bem, há um meses ela inaugurou o Clara de Sousa.pt, site onde para além de receitas ótimas  mostra uma vasta linha de produtos ligados às várias actividades domésticas que vão da decoração aos bens específicos.
Quem assina sua "letter", tem todas as quintas feiras ótimos cozinhados e dicas para aproveitamento de materiais pelos quais, normalmente, nem se interessaria.
O site é muito clean, os vídeos muito bem explicados e acabamos por ter a surpresa de ver no computador, uma outra Clara, mais friendly e mais perto de nós. 
Mais uma vez não escondendo nunca as suas origens, esta novidade parece-me ser uma outra forma de homenagear a cozinha da sua mãe, como já fizera, antes, com os seus livros.
Bravo Clara, que sabe sempre levar por diante todos os seus projectos e que tem a gentileza de nos proporcionar que possamos partilhar deles!


HSC

17 comentários:

Maria da Conceição disse...

Boa Dra Helena. Gostei muito da admiração que sente pela Clara de Sousa. Mas posso garantir que não é uma pessoa hulmide. Nunca vou esquecer que há alguns anos no Rock Rio em Lisboa estava com a minha filha ainda pequena e passou por nós a dita senhora que a minha reconhecru de imediato, dirigimo-nos para a cumprimentar e falar um pouco e foi de uma arrogância virando de imediato as costas e que naquele momento nao tinha tempo para falar, caminhando rápido e nem para nós olhou. Nunca vou esquecer este episódio e a desilusão que a minha filhs ficou nesse dia. Boa noite. E cumprimentos.

Pedro Coimbra disse...

Bonita, inteligente, culta, sensível.
É exactamente a impressão que tenho dela.
Bom fim-de-semana

Anónimo disse...

A Clara de Sousa prova que se pode ser uma boa profissional de tv, é a minha preferida, sem ter de guinchar, sem todo o circo, duma Cristina Ferreira, que não suporto, e cujo defeito mais detestável é AUTO-ELOGIAR-SE constantemente.
A Clara de Sousa é uma mulher muito bonita, e neste lado dela, no seu dia a dia, mais à vontade, parece ser uma pessoa muito tranquila.

Anónimo disse...

Tenho o primeiro livro dela e muitas das receitas, simples, saborosas, foram adotadas cá em casa, sobretudo pelo meu marido, que prefere uma cozinha portuguesa. Aliás tenho a agradecer à Clara de Sousa o meu marido ter descomplicado os pratos que fazia, porque tinha a tendência para pratos pesados e demasiado apurados (eram horas numa cozinha «vandalizada»!). Hoje o estilo ele melhorou muito, em simplificação, tempo e organização, e o pão dele é uma estrela entre família e amigos, assim como outros pratos. Mas o pontapé de saída para «a maravilha das maravilhas» que o meu marido se tornou na cozinha, deve-se a Clara de Sousa.

João Menéres disse...

O oposto aquela Cristina...

Melhores cumprimentos.

Anónimo disse...

Vi no site a substituição do fermento em pó por bicarbonato de sódio + sumo de limão ou vinagre, e passei a usar, e resulta muito bem.

A Clara de Sousa devia ter um programa que mostrasse todo o seu potencial.

Helena Sacadura Cabral disse...

Anónimo das14:22

Estou inteiramente de acordo consigo. Mas teria de ser um programa em que ela se pudesse revelar, porque é como profissional, muito mais do que a melhor pivot feminina da SIC. Daria certamente uma excelente entrevistadora de pessoas que têm coisas para dizer, para nos enriquecer. Mas, seguramente que a empresa já pensou nisso e pode acontecer, que seja ela que não pretende expor-se mais.
É, de facto, uma pessoa especial, que é o termo que aplico sempre às pessoas de quem gosto. É o caso!

Helena Sacadura Cabral disse...

Maria da Conceção
Compreendo o desgosto da sua filha. Mas não esqueça que estas pessoas não têm qualquer privacidade e têm que se conter muito para não serem mal educadas.
Eu não sou ninguém mas se sair com um filho, é impossível
estarmos sossegados a falar, porque as pessoas vêm simpaticamente ter connosco para conversar.
A sua filha deve ter apanhado um dia mau da Clara, porque, creia, não lhe conheço ponta de arrogância ou superioridade.

Anónimo disse...

Dra Helena

Acho o seu comentário excelente, porque vem da análise do que a Clara faz e poderá fazer e não daquela amizade que só vê qualidades e esquece os defeitos.
Eu também aprecio muito o género Clara de Sousa. Fui ao site e logo nessa noite e fiz um prato. De morrer por mais!

Amaro

Anónimo disse...

A Clara de Sousa tem uma qualidade que aprecio muito- sem ter de levantar a voz, nem fazer espalhafato, ela diz o que tem a dizer, mantém a sua posição com clareza, quando é interlocutora de Marques Mendes ou Júdice, por exemplo.

Eu costumo ver canais estrangeiros e noto que as locutoras (neste caso refiro-me só ao feminino) têm um look e um estilo muito mais simples, mais informal, com cabelos, roupa e maquilhagem muito mais do dia a dia.
As locutoras portuguesas parecem escolhidas pela sua beleza, vestem-se, penteiam-se, e maquilham-se como se fosse sempre para um dia de gala. As mais novas afirmam-se muito pelo estilo agressivo, parece que vão bater em alguém.

E nós precisamos de bons exemplos para os nossos jovens, porque a ilação que se faz é que se uma mulher não for bonita não entra na tv, independentemente das qualidades que tenha.

Anónimo disse...

Fiquei muito curiosa com a noticia e fui ver. Gostei imenso. Clara de Sousa sabe perfeitamente fazer a distinção nos vários papeis da sua vida privada e profissional.
É uma das pessoas da sua área que mais aprecio e considero que tem possibilidades no futuro de vir a desempenhar funções de direção. Não seria a primeira e seria das melhores!

Anónimo disse...


Também fui ver porque não sabia deste site nem do Instagram dela. Gostei imenso das receitas que lá vi. Obrigada, vou experimentar já hoje os chocos!


Anselmo

Margarida Jansen disse...

Gosto imenso da Clara de Sousa. Para mim, uma das melhores pivots da televisão portuguesa.

Como jornalista tem uma postura irrepreensível: sóbria, elegante e bem preparada (a diferença que faz o José Miguel Júdice nas suas Causas ter à frente uma Clara de Sousa ou outra jornalista.

No seu site de receitas de cozinha: tem receitas ótimas e é super disponível, responde sempre às questões que lhe colocamos.

Anónimo disse...

É pena estar tão apagada, parece até acomodada, precisava de aparecer noutros formatos, com as qualidades que tem.
Gosto muito da Conceição Lino, porque é que ela desapareceu, porque é que algumas pessoas desaparecem?! Negócios internos, suponho.

Anónimo disse...

É pessoa que não aprecio. O site, no entanto, não é mau...

Anónimo disse...


Apesar de não serem amigas de longa data decerto a Clara gosta de si e deve ter ficado contente com este post. eu não sabia e já lá fui e gostei!

Anónimo disse...

🌷