domingo, 10 de maio de 2020

Uma carta de amor

Entre os bons amigos que tenho conta-se uma mãe de vários filhos, viúva há alguns anos,  e que eu considero, tê-los educado primorosamente. E num destes destes whatsapp que troco com alguns amigos para saber com estão, disse-lho e fiz um rasgado e merecido elogio à familia que ela havia sabido criar e da qual, sinto, também fazer parte.
Em resposta recebi esta surpreendente mensagem, que passo transcrever e que me emocionou bastante:

Minha querida Helena

Obrigada pelas suas palavras amigas. Mas quanto aos rebentos elas requerem uma explicaçãozinha.
Esforcei-me sim. Porem, o grande mérito foi dum Pai .... bem.... esse sim e  sempre a tempo inteiro com uma arte, sensibilidade, pedagogia, um bom senso, um pragmatismo, uma mistura certíssima de liberdade e responsabilidade muito bem doseada, muita alegria, entusiasmo pelo conhecimento, sabedoria e leveza, enfim, tudo todos os dias em cima da mesa como se nada estivesse preparado a utilizar porque o Amor era em abundancia. Depois, factor sorte. Aí eles rápidamente compreenderam que os que mais sabem, são os que gostam e querem apreder todos os dias. Sem dúvida, até eu, fui sempre mais aluna do que Mãe. Bjos 

Quando acabei de ler esta carta perguntei a mim própria quantas de nós seríamos capazes de a escrever, ao fim de uma longa caminhada a dois que, infelizmente, terminou cedo demais. Que lhe poderia eu responder depois de uma tal declaração de amor, tantos anos passados? Ainda bem que existem pessoas assim. São elas que nos dão esperança nos dias de amanhã!

HSC

7 comentários:

Conceição Pereira disse...

Maravilhosa mensagem de Amor. E num dia como o de hoje que se soube o que um pai fez à sua filha, esta carta ainda faz mais sentido e tem mais valor. Parabéns à autora que soube valorizar o pai de seus filhos e parabéns à Senhora Dra Helena por ter amigas com tanta lucidez. Com os meus cumprimentos desejo-lhe uma feliz semana.

Pedro Coimbra disse...

O meu maior desafio na vida - ser um bom pai para as minhas filhas, ser um bom marido para a minha mulher.
O desafio que não admite falhas.
Tenha uma semana muito feliz

Anónimo disse...

Infelizmente tive dois casamentos problemáticos, as situações repetiram-se num e noutro, logo penso que também contribui para isso, «it takes two to tango».
À terceira desisti do casamento, ficámos pela união de facto, e conheci o amor. O amor foi uma aprendizagem que tive de fazer, e ainda estou a aprender.

Anónimo disse...


Dra Helena

Às vezes, quando a leio, tenho a sensação de que a senhora vê o mundo à sua volta de forma diferente de nós. Esta carta, é um exemplo de como um casal pode entrar a sua família. Apesar de ter morrido esse Pai continua bem vivo porque a sua viuva assim o entende.
Chego a inveja-la por ter esse dom de partilhar sempre o lado bom das coisas adversas. Deve ser muito bom tê-la por amiga!

Telma

Anónimo disse...

«Carta aberta e esperançosa às gerações mais velhas.
Diretor artístico do Teatro Nac. D Maria, Tiago Rodrigues escreveu a pedido do DN uma carta aberta às gerações mais velhas, às quais chama de tesouro inestimável da nossa sociedade».
DN 02 Maio 2020

Anónimo disse...

«MINHA ALMA ESTÁ EM BRISA.
Quero viver ao lado de pessoas humanas, muito humanas. Que sabem rir dos seus erros. Que não ficam inchadas com os seus triunfos. Que não ficam longe das suas responsabilidades. Que defendem a dignidade humana. E querem andar ao lado da verdade e da honestidade.
O essencial é o que faz a vida valer a pena.
Meu objectivo é chegar ao fim satisfeito e em paz com meus entes queridos e com a minha consciência.
NÓS TEMOS DUAS VIDAS E A SEGUNDA COMEÇA QUANDO VOCÊ PERCEBE QUE SÓ TEM UMA».

Mário de Andrade (Brasil 1893-1945)

Anónimo disse...

🌷