sábado, 2 de maio de 2020

SAMS: um esclarecimento

Acabo de ler no jornal Observador  uma noticia que refere que está marcada para o próximo dia 7, às 15h, na Rua Fialho de Almeida, uma manifestação de bancários reformados pela "reabertura imediata" do Centro Clinico do SAMS, na qual se refere a intenção de convidar algumas personalidades que escreveram ou se pronunciaram sobre o assunto e no qual o meu nome é referido.
Dentro das minhas magras possibilidades, fui uma das primeiras sócias a pronunciar-se sobre o mal estar que a situação me estava a criar, dado que todos os meus médicos, à excepção de um, pertenciam ao dito Centro.
Escrevi e assumo toda a responsabilidade sobre o que escrevi. Voltaria a faze-lo. Mas isso é diferente de  participar ou não de uma manifestação cujas características desconheço completamente e para a qual, até à data, não fui convidada. 
Pessoalmente entendo que este tipo de manifestações, para que sejam eficazes devem ser conduzidas de forma clara e transparente nos objectivos que com ela se pretendem e sabendo muito bem a que responsáveis se dirigem. Porque a situação criada tem, hierarquicamente, responsáveis. E é a eles que as manifestações devem ser feitas e não à porta do Centro Clínico que acaba por diluir essa personalização da responsabilidade. Neste caso haverá intenções várias mas, verdadeiramente, só a Ministra da Saúde pode esclarecer, com autoridade, porque o consentiu e porque o manteve. Assim do meu ponto de vista é a ela que em primeiro lugar, deveríamos dirigir-nos ou a quem ela indicasse.
Para além disto e no meu caso especial, gostaria de ter sido ouvida e convidada -se fosse o caso- com tempo e informação. Porque se há algo verdadeiramente importante para mim é o meu bom nome, que não quero ver utilizado em vão em manifestações cujos moldes desconheço totalmente!

HSC

Nota 1 Não deveriam ser só os reformados a manifestarem-se. Porquê a ausência  de todos os outros sócios?! Não se sentem lesados? Muito estranho!

Nota 2 Tive informação que a DGS irá começar a tomar medidas para alargar a saude oral a situações não urgentes e que o mesmo ir´acontecer com as restantes especialidades. E garantiram-me que o SAMS irá aplicar essas directivas. Se for verdade e não demorar uma eternidade, bem. Se tal não acontecer então importa clarificar muito bem o/os objectivos da greve, para que ela seja feita no local mais indicado e mais útil, com todos os sócios e não só os reformados.

4 comentários:

João Menéres disse...

Segundo julgo saber, facto de estar encerrado tem origem na Ordem dos Médicos.

Vitor H disse...

Ao que sei, o hospital dos SAMS fechou porque por lá apareceram algumas pessoas infectadas com o Covid-19, sem saberem e à procura de uma consulta porque se sentiam mal.
Seja como for, faltou à direcção de Marketing - é assim que se chama? - informar a sociedade do que realmente se estava a passar. E, claro, saciar os 'media' tão ávidos de quererem saber coisas.
O Centro Clínico nunca fechou por completo. A ele tinha acesso quem de direito, com consultas marcadas e atendimento à distância.
Cumprimentos

Anónimo disse...

Helena, acabei de vê-la em direto no Jornal da Noite e adorei; que grande partida que pregou ao Paulo, que ele quase se desmanchava... e tem razão, está mesmo linda, gostei do cabelo curto, é cá das minhas...
Bjo.

Teresa disse...

Dra. Helena,acabei de receber um telefonema dos SAMS a remarcar a consulta de Oftalmologia já para a semana. Os exames ainda não, mas já é um principio!