segunda-feira, 2 de dezembro de 2019

Finalmente!

Finalmente, vamos poder descansar um pouco do fastidioso relato das viagens feitas em veleiros pela ativista Greta Thunberg, as quais não devem, aliás, ter saído baratas aos seus dedicados patrocinadores.
É que surgiu um novo movimento pelo clima. Chama-se World War Zero e junta John Kerry, Bill Clinton, Leonardo Di Caprio e Schwarzenegger. E também quer sensibilizar os políticos para a necessidade de responder à crise climática e unir "aliados inesperados" na mesma luta.
Foi fundado pelo antigo secretário de Estado John Kerry. e pretende ser “uma nova coligação” que junta “políticos de topo, líderes militares e celebridades de Hollywood, para lutar por uma resposta à crise climática”, diz o The Guardian.
A filiação está aberta a todos. Para isso, basta entrar no site do World War Zero e inscrever-se para passar a fazer parte do referido movimento.
Confesso que estou um pouco cansada desta loucura colectiva contra os aviões que se pretendem substituir por veleiros ou, vá lá, por comboios, como se isso fosse a grande formula de salvar o planeta. 
Assim, declaro que gosto mais deste WWZ, que só usa veleiros em tempo de férias e não os usa para atingir os seus objectivos ou marcar presença nas selectíssimas conferencias sobre a matéria.

HSC

27 comentários:

Pedro Coimbra disse...

Mas o Di Caprio não é o que o maluco do brasileiro diz que está a incendiar a Amazónia?? :)))

Ana Neto disse...

Estou o mais possível de acordo consigo. Não há paciência para tanto " faz de conta "!

Helena Sacadura Cabral disse...

Caro Pedro Coimbra
O Di Caprio não é personagem que aprecie. Nem como actor. Mas face à Greta e aos despropositos de Bolsonaro... voto nele! :-))

Anónimo disse...

Caramba, mas o que a jovem defende, é mau?
Estas embirrações com a miúda fazem-me lembrar um amigo meu que embirra com as modas da vida saudável. Diz ele que são modas. E eu digo: ai são? pois que sejam. o que queremos é muitas modas boas.
E de resto, ainda há quem pense que isto das alterações climáticas é treta… confesso que tenho pena.
Pedro

Para a Posteridade e mais Além disse...

a greta é uma miúda com ideias de miúda já adultos que se propõem salvar o pessoal de futuras inundações que não são evitáveis parece-me mais preocupante

Anónimo disse...

A crise climática parece ser um facto. Contudo, também acho que há um certo exagero quando ela é tratada como "emergência", "catástrofe", "urgência". Não sei se tudo é devido à acção humana. Há opiniões científicas que vão em sentidos diametralmente opostos. Que pode o Homem em relação às emissões vulcânicas ou termais, só para dar estes dois exemplos? O que sei é que a Natureza, independentemente do Homem, tem ciclos. A Groenelândia já foi verde. Aliás, o seu nome significa isso mesmo: terra verde (green land). Foi habitada e próspera, com um clima ameno, até à Pequena Idade do Gelo que terá ocorrido na Idade Média, entre os séc. XIII-XVII, teria abrangido 3 períodos de temperaturas muitíssimo baixas, mas alternadas com outros mais quentes.
Há um fenómeno também de moda nisto tudo, assim como de grande fanatismo.
Quem não se lembra da "moda" idêntica a esta das chuvas ácidas e do buraco de ozono, nos finais dos anos 70 e princípios de 80? Também sou desse tempo, na altura jovem, bem como do primeiro restaurante no Porto de alimentação macrobiótica e se chamava "Pirâmide". Isto ainda em finais de 70!
Portanto não fico muito impressionada com as preocupações ambientais, porque tal como a Natureza, a juventude também é cíclica :-)

Dalma disse...

Quando venho à Alemanha, sinto uma frustração imensa por não saber um mínimo de alemão, já que isso me impede de comprar um jornal e ficar a saber um pouco mais da sociedade alemã, do seu dia a dia e de como vêem o mundo. Portanto não sei como vêem, reagem ao fenómeno Greta... Como “não vivemos” sem jornais e o NYT é, nas cidades maiores ubíquo é o que sempre compramos. Posso afiançar que nestes últimos cinco dias não vi uma linha sobre ela!
D. (de Munique)

Anónimo disse...

Quanto à Greta e a quem a rodeia não será assim tão fácil livrarmo-nos. Vieram para ficar. Mas não posso deixar de constatar (e sorrir) como estão todos tão afinados, afinal, com a teologia judaico-cristã, as teorias do Milenarismo católico e as profecias da nova Pitonisa da Grécia Antiga. Não é fácil remover a marca indelével da matriz da cultura europeia...
Prevendo sibilinamente a chegada do "Fim Dos Tempos", cujos sinais, qual Apocalipse, é anunciado com terríveis acontecimentos (incêndios, tremores de terra, heresias, depravação...). E depois do Juízo Final, seremos todos acrisolados, ou melhor dizendo, purificados dos pecados _ o capitalismo
selvagem e desenfreado. Só então será restaurada por mais Mil Anos a paz e a felicidade sobre uma nova Terra onde descerá a Jerusalém Celeste. E o Céu sorridente começará a soprar brisas serenas "sem crise climática, sem sistemas de opressão coloniais, racistas e patriarcais", pois terão sido "todos demolidos".
Com os melhores cumprimentos
Gl

Anónimo disse...

E dizem as notícias que vai de combóio de Lisboa para Madrid. Combóio a diesel..

Anónimo disse...

Deixa andar que dá jeito aos que se vão encher com as crises climáticas!
E há frustrados que fazem a sua INFLAMADA catarsezinha apocalítica, depurando-se da teologia que tiveram de ingorgitar na sua educação e de que estão empanturrados, uma influência que os desvirtuou no seu ser mais interno, que está feito num oito, em estilhaços e solitário.
Oiçam os Verdes no Parlamento Europeu, onde Ulla Leyen prometeu a Ska Keller mais ações de proteção climática. Mas será que vai cumprir?
Ska Keller foi pioneira desde 2009 do activismo verde, dos Verdes Europeus, foi eleita em 2014 e reeleita em 2019, e preside pela segunda vez aos Verdes no parlamento.
A sua prioridade no presente é o fortalecimento da democracia europeia e dos direitos humanos, o combate à corrupção, e todos estes temas estão interligados com os problemas climáticos.
Todos se queixam porque os jovens não se interessam pelos problemas políticos, apenas se interessam pelos blogs dos influencers, mas quando aparecem, são humilhados, são diabolizados, como na inquisição.
É moda dizer que tudo é moda!
A Sida foi uma moda!!
A Violência Doméstica é moda!!
A Crise Climática é moda!

Anónimo disse...

Quem incomoda GT? Quem se aproveita dela?
Dizem que é manipulada pelos pais, que incomoda os interesses instalados, que é usada pelos que dizem que sim e mais que também, mas não fazem nada pela crise climática.
É apenas uma adolescente, tem direito a existir, a pensar como pensa, a fazer o que faz, e fez o discurso menos politicamente correcto que seria de esperar.
«How dare you!» é um discurso sincero, mas polémico e afastou muitos dela, por ser um discurso de ódio. Aconteceu comigo.
Acho que tem de haver aceitação face a estes adolescentes alarmados.
Greta, O Movimento do Caprio, todos são importantes, um não invalida o outro.
Quanto a mim terão apenas como resultado, ouvir falar destas questões a nível mundial.
Greta tem milhões de seguidores, Caprio tb deve ter.
É assim que gira o mundo.
Mas a ferida está na corrupção, aí ninguém põe o dedo!

Helena Sacadura Cabral disse...

E pq será que Greta não aborda a questão da corrupção? Nem tantos outros jovens? Antes de Greta Al Gore e muitos outros chamaram à atenção para o tema climático. A menina nem os deve conhecer. Mas sente-se ungida desta missão.
E lá foi ela de comboio poluente para Madrid. Dentro e meses vai sair em livro a sua história. Pode acabar sem saber nada de historia ou geografia, mas de clima, vai ficar erudita.
O problema é que aos jovens se pede que se preparem, estudando, para melhorar a sociedade em que vivem e não que a abandonem para falar das suas convicções climáticas!

Anónimo disse...

HSC eu acredito que a aprendizagem se faz ao longo da vida e não apenas dos 3 aos 21, e acredito também, que se aprende onde se aprender, isto é, estudar, aprender, pode ocorrer fora da sala de aula.
Acredito que tudo isto seja uma aprendizagem para GT, vamos ver daqui por uns anos.
Não me parece que GT se sinta «ungida» (porquê esta tónica religiosa, ela não se diz nenhuma Joana d'Arc) é apenas uma adolescente a falar sobre o que pensa e sente, e não se apresenta enquadrada em nenhuma religião.
Então os políticos também são todos «ungidos» por uma missão?! Uns «adoram» o poderoso capital, outros a ideia de comunidade, etc. Esse ângulo religioso resulta da matriz do comentador.
Penso que temos de dar a voz às crianças e aos adolescentes, e não apenas depois de terem o curso.
Em Portugal as crianças são «infantilizadas», e o que dizem é visto como patetice.

Cecilia Gomes disse...

D.Helena, concordo cem por ceeeenntoo!!! Estudo Sim lhes fàlta imensso.Não a 🚅🚅🚅🚄.

Anónimo disse...

Eu não posso com essa tal Greta; acho-a uma idiota que não faz a mínima ideia do que diz. E acho este alarmismo todo completamente ridículo; o mundo acaba todos os dias para os que morrem; entretanto os outros continuam felizes e contentes e assim continuarão por muitos milhões de anos...

Anónimo disse...

Quem está formatado(a) pela fórmula religiosa, aplica-a a tudo e a nada, mas nem belisca a realidade, que fica na mesma, urgente, brutal, vertiginosa.
Apesar de o comentário estar bem escrito, hoje a fórmula religiosa já não não desperta interesse, cheira a sacristia, no nosso tempo talvez só o Papa Francisco.
Já agora, prefiro aplicar a fórmula ao bebé que foi colocado num contentor de plástico- «Um menino Jesus, num conto de Natal» da era da colossal poluição pelo plástico, os sem-abrigo, como reis magos.
Greta, APENAS uma miúda que se dedica àquilo em que acredita- chamar a atenção para os graves problemas climáticos. Nem mais, nem menos, não quer ensinar nada, só exprimir-se.
E tem milhões de seguidores em todo o mundo, se não tivesse, não existia.
Gosto de ver adolescentes a tomar a palavra, é uma mudança de paradigma.
O que irá acontecer a Greta, tornar-se-á uma activista, uma política, acomodar-se-á?
É apenas uma miúda zangada, e até isso mostra que é uma adolescente, porque os políticos quando estão zangados, ou disfarçam, ou interpretam esse papel para agradar ao seu eleitorado, mas é sempre faz de conta.

Anónimo disse...

Helena, não posso estar mais de acordo consigo sobre a importância do estudo. Em Portugal, se um aluno decide deixar de ir à escola, os pais/encarregados de educação são logo contactados para justificarem a não comparência do aluno e são responsabilizados pelo abandono escolar do menor. Depois há todo um programa para o recuperar e trazê-lo de volta à escola.
A Greta T. desde os 15 anos faz greves, falta às aulas, não estuda, não frequenta nenhuma escola e isto tornou-se um bom modelo. Os jovens sentem-se incentivados a fazer também greves.
Ora, eu gostava de ouvir o que têm a dizer os professores da menina sobre isto. E já agora os professores, em geral, do seu país. E que políticas há para este caso nítido de abandono escolar. Tudo isto me soa muito estranho.
Tendo a G. um real interesse e uma vocação notória pelas questões climáticas, alguém lhe explique (a começar pelos pais) que faria muito mais pelo futuro do planeta se voltasse à escola para estudar,depois à Univ. para aprofundar conhecimentos e quem sabe, tornar-se cientista, investigadora, especialista.
Por contraste, não posso deixar de me lembrar da Malala, a jovem paquistanesa que lutou pelos direitos das meninas a frequentar a escola, vedada às mulheres, e que pelo seu activismo/luta pelo direito à Educação
conseguiu que a Lei do seu país fosse mudada para que a Educação fosse acessível a todos. Inesquecível isto que ela disse:
"nossos livros e canetas são as armas mais poderosas. Uma criança, um professor, um livro e uma caneta podem mudar o Mundo".
Gl

Helena Sacadura Cabral disse...

Ao Anónimo das 17:43
Crianças infantilizadas a beberem e a iniciarem a vida sexual aos 14/15 anos?!
Pais demitidos do seu papel sim. Isso é que me preocupa. E meninas a fazerem greve às aulas e a baterem nos professores são infantilizadas?
Se tem filhos e achar bem que eles sigam alguém que não vai à escola há dois anos, então é porque temos diferentes visões do nosso papel-
Mas respeito a sua opinião. Tem tanto direito a ela quanto eu tenho à minha. É assim em democracia!

Anónimo disse...

Comentário das 00:49
Já tinha notado que anda aí a Maria ressabiada, quando comentou sobre Joacine.
Distingue-se à légua pela sua acentuada GROSSERIA e falta de chá.

Anónimo disse...

Anónimo 00:49
Já comentou ao mais baixo nível sobre Cristiano Ronaldo e Joacine K M, com total ignorância desvalorizou Tolentino de Miranda e agora chama idiota a Greta T.
É uma pessoa que não distingue crítica de bullying.
Se eu disser que a acho rasca, gosta?

Virginia disse...


Quando era professora pertenci ao grupo Greenpeace e estava mesmo entusiasmada com as suas propostas de salvar o planeta. O WWW também me seduzia com a preservação da vida selvagem. Recebi muitos posters e folhetos na escola e os meus alunos adoravam. Também lhes mostrei muitos documentários do Al Gore, debates, filmes como o Erin Brokovich que aconselho vivamente, etc. Não percebo este fenómeno GRETA, acho que é o facto dela ser escandinava - e não negra ou asiática - que atrai tantos jovens portugueses. Não me seduz até porque não diz nada de novo, limita-se a papaguear o que muitos outros já disseram antes.

Anónimo disse...

HSC agradeço a sua resposta, é uma pessoa com quem se pode trocar ideias.
O movimento estudantil Fridays for Future, em defesa do clima, foi iniciado por Greta T em Agosto de 2018 e não há cinco anos, e a greve às aulas é apenas às sextas feiras.
Não conheço o funcionamento da escola na Suécia, mas conheço o ensino na Finlândia, considerado inovador e com comprovados resultados.
Desde o jardim infantil que as crianças são orientadas através de métodos inspirados nos estudos psicológicos sobre o desenvolvimento infantil, hoje muito mais informados, muito mais avançados.
Esses métodos baseiam-se na ideia de que as crianças aprendem melhor com projectos que elas próprias planeiam (decidindo o que querem fazer e como, de acordo com as suas motivações), concretizam e auto-criticam, sob orientação dos educadores.
Como deve saber, em Portugal já existem alguns desses modelos pedagógicos, o Montessori deve ser é o mais conhecido, mas há mais.
Existem em Portugal pais, que por não estarem de acordo com a escola (ou por outros motivos) ensinam os filhos em casa, e periodicamente vão fazer os exames. Pessoalmente, acho que as crianças precisam de sociabilizar com outras crianças e outros adultos, por isso, os meus filhos estão numa escola com um dos tais métodos mais actuais.
Penso que Greta, além de ter o apoio dos pais, teve uma escolaridade muito diferente da tradicional, com maior autonomia, responsabilização, estimulação, experimentação, prevenção e resolução de conflitos, etc.
É prejudicial, por lançar a confusão, meter no mesmo saco, casos como Greta, e adolescentes que consomem (no nosso país, mais álcool, do que droga) e são negligenciados porque, no último caso, infelizmente, os adolescentes, não foram acompanhados, e estão nos antípodas daqueles que foram educados para ser responsáveis e independentes.
Não gostei nada do discurso de ódio de Greta, mas é uma postura muito adolescente e, além disso, doente de Aspergen.
Ela propõe-se apenas chamar a atenção para o que dizem os cientistas, que calculam apenas cerca de 10 anos, para se poder intervir, porque depois haverá alterações sem retorno.
Mas quem é está a falar do fim do mundo (isso é sensacionalismo) mas sim de catástrofes que ocorrerão, não é preciso muito para perceber que o aquecimento global, já está a trazer alterações significativas. Os glaciares estão a derreter, o que esperar...
É uma chamada de atenção para o que REALMENTE está a acontecer, haverá casos que poderão ser evitados, outros não, é necessário ver o assunto como prioritário.

Anónimo disse...

Não se compreende tamanha campanha de ódio por uma miúda que defende e promove a urgência climática? Ela tinha de ser pobre, era? E faltar à escola, julgarão os destiladores de ódio que essa questão não está acautelada? É só por isso? Não, não é. Muitos colam a miúda à esquerda, será por isso. Lamento, mas o que está em causa não é de esquerda nem de direita. Abram os olhos, o que ela defende não deve ser levado de ânimo leve, muito menos com esta campanha odiosa contra a rapariga. Já temos gente que chegue (e com poder) que se borrifam para o assunto B(trumps, bolsonaros e outros palermas do género). Deixem a miúda em paz. Quando ela defender atrocidades,atirem-se a ela. Por isto, não!

Helena Sacadura Cabral disse...

Caros comentadores
Vamos encerrar aqui os documentários porque a dicussão acesa quando escrita não pode ser ofensiva. Julgo que me compreenderão.

Anónimo disse...

A Helena Sacadura é uma pessoa que aprecio por vários motivos que já aqui, em vários momentos, referi mas, neste caso, digo-lhe o que penso. Se não publicar, aceito sem problemas.
A Helena SC deixou passar comentários que mostram DESPREZO pelos outros, do mais baixo nível, como foi o caso de INSULTOS a Ronaldo, Joacine, Tolentino (de quem a tal senhora HATER disse «Mas o que é que ele fez assim de tão importante?!») e agora chama idiota à miúda sueca.
Essa comentadora, que escreveu algures ter quase 60 anos, que se permite tratar a Helena Sacadura, por Helena, está cheia de ódio, só profere insultos, não tem capacidade crítica.
Penso que um blog democrático como o seu não pode aceitar discursos de ódio.
A tal senhora não critica, odeia tudo e todos.

Helena Sacadura Cabral disse...

Anónimo das 12.06
É verdade. A minha democracia termina no palavrão e na ordinarice. Aí corto.
Como já deve ter reparado fechei os comentários, por isso mesmo. Publiquei o seu pq parece que não leu o meu.
Em democracia, ou melhor em politica - da baixa mas é a que há - o insulto é infelizmente uma arma frequentemente utilizada. As vezes até pelos governantes e depitados...

Anónimo disse...

afinal a miss Thunberg 'vende' por aqui e ali...