segunda-feira, 30 de dezembro de 2019

O superavit

Falta Ben Uron, faltam médicos, fecham urgências e nós somos informados, tranquilamente, pelos orgãos de comunicação que a alternativa pode ser ir a um hospital que fica a 100 quilómetros.
Mas estamos todos contentes porque Mario Centeno, com as suas cativações, nos vai deixar muito possivelmente um superavit orçamental histórico... para aplicar, quem sabe, no buraco de 60 milhões, agora descoberto dos títulos à guarda do Novo Banco. Mas ainda continuamos na Europa!

HSC

19 comentários:

Anónimo disse...

Centeno é o Jocker do Governo. Até está sempre a rir como ele.
Ri da situação em que se encontra a saúde, a escola pública, a segurança social, do aumento de 03% que dará aos funcionários do Estado (após 10 anos sem um aumento), ri dos aumentos dos impostos indirectos, ri da sua falta de vontade de propor uma maior justiça fiscal (o problema não é tanto a carga fiscal, mas a sua injusta e actual distribuição, refiro-me ao IRS), ri de não querer baixar o IRC, de não ter um plano (através da CGD) para finaciar as empresas, sobretudo as médias, pequenas e micro, Ri por não querer, juntamente com Costa, de acabar com as assimetrias entre o Litoral e a Província, ri por não querer conceder melhor e mais equipamento e recursos humanos aos hospitais públicos, ri do estado em que se encontram muitas das escolas públicas, ri do estado degradado em que se encontram muitos dos nossos tribunais por esse país fora, ri das alarvidades que o seu colega do Ambiente diz ao mandar a malta das povoações inundadas ir para outro lugar, enfim, ri de tudo o que não tem piada. Ri ele e Costa. Riem os dois.
A ver vamos se quando o OE for votado ainda vão rir. Faço votos para que o BE, a CDU (e já agora o PSD/CDS, etc) não o votem e o obriguem a negociar e a ceder, sem direito arir. Falando a sério!

Anónimo disse...

HSC mas faltam médicos onde ? Foram buscar essa ideia onde? Vou lhe dar um exemplo: no meu serviço somos 30 enfermeiros e sabe quantos médicos? 20 médicos. Repito 20 médicos. Se fizermos contas dá um médico para 1,5 enfermeiros!! Sabe quantas camas há no serviço? 18!!! Passe lá numa manhã ou uma tarde e veja quantos encontra!!! Realmente a comunicação social passa bem essa ideia dá falta de médicos e o povinho acredita!!

Anónimo disse...

Paracetamol não é o mesmo que Ben-U-Ron. Paracetamol é a substância activa e que constitui o Ben-U-Ron (nome comercial). Nunca faltou o Paracetamol nos hospitais. Se falta nas farmácias isso é outro problema. Mas deixe-me lhe dizer que deixaram de produzir Brufen crianças sabor laranja e imagine era o que a minha menina mais gostava, e agora? Um drama!!! A culpa é do Mário Centeno?!!! Sinceramente deveria ter mais razoabilidade naquilo que quer dizer.

Pedro Coimbra disse...

Parece que as prioridade estão bem definidas.
Não serão as expectáveis e desejáveis mas isso já é outra conversa.
Bom Ano 2020

Susana disse...

Cara Helena,
Da parte de uma sua leitora "jovem" só posso dizer que como sempre acertou em cheio.
Mas a sensação que tenho é que quase mais ninguém quer saber!!
Olho à minha volta e nem indignação nem nada, seremos todos mansos?

Silenciosamente ouvindo... disse...

Subscrevo as suas palavras dr. Helena.

Nunca gostei da postura do dr. Mário Centeno.

Mas a verdade é que a maioria do povo parece não se importar…

Somos um povo "estranho"!!!

Eu não subscrevo as atitudes deste Governo.

Os meus cumprimentos e desejo-lhe um bom 2020.

Os meus cumprimentos.

Irene Alves

Helena Sacadura Cabral disse...

Anónimo das 23:25

Agradeço a sua informação farmacológica, mas tive dificuldade em entender o seu comentário.
Onde é que o post fala do Paracetamol ou de falta de medicamentos nos hospitais ou até do Mario Centeno ou da ministra da saúde? Em que é que eu, que não sou médica, mas tomo remédios receitados por médicos, tive falta de razoabilidade, como afirma?
Leu afirmações que eu não faço. Já me aconteceu, sim, não haver na farmácia, medicamentos que uso. E depois? Telefonei ao médico e pedi alternativa. Tomei e não morri.
Com a sua filha vai acontecer o mesmo. Arranjam um medicamento semelhante, a saber talvez a morango.
E o Centeno é o que faria também!

Anónimo disse...

É uma VERGONHA!

É VERGONHOSO!

CHEGA!

Dr Zé

tempus fugit à pressa disse...

mas ainda continuamos no eurro que nos poupa uma inflação que comeria as reformas dos mais vulneráveis e os salários dos mais desprotegidos

tempus fugit à pressa disse...

se vai haver superavit isso só em dezembro até lá não acredito em contos de réis ou de fadas

Anónimo disse...

V E R G O N H O S O oito horas de tempo de espera nos hospitais!
José G

Anónimo disse...

Mas alguma vez os direitas se preocupam com o SNS!

Tudo não passa de estratégia bota-abaixo, ardilosa, da direita, ultra politicamente correcta, quando dá jeito.

Deixa-me rir, estão aqui estão a nacionalizar a banca!

E o país vive destas boatadas, sem fundamentação, o que realmente se passa na saúde, tudo é treta política, tudo fake, à direita e à esquerda.

Anónimo disse...

Os SEM VERGONHA

https://poligrafo.sapo.pt/fact-check/antonio-costa-os-portugueses-estao-a-pagar-menos-mil-milhoes-de-euros-de-impostos-do-que-pagavam-em-2015-verdade-ou-falsidade#_swa_cname=poligrafo_share

Anónimo disse...

A saúde, a educação, a justiça, a desigualdade, a segurança social, o combate à corrupção, etc., são demasiado importantes para servirem como arma de arremesso entre partidos.
É fundamental despartidarizá-las, investigá-las, conhecê-las concretamente na sua verdade, descontaminá-las de partidite (que distorce tudo), desintoxicar o conhecimento público desse clubismo, tão prejudicial, só assim será possível encontrar soluções para os problemas.

Virginia disse...


Ouvir os socialistas dá-me vómitos. Sim, estou farta deles, farta do ciclo que começou com Sócrates e que se tem perpetuado anos a fio com as consequências do desastre financeiro que foi o seu governo. Queria mudar, queria que a AR tivesse outras tonalidades, mas eles comem tudo, eles comem tudo e não deixam nada, lá dizia o Zeca. Estou desiludida da nossa política, só me interessam as catastrofes grandes como a da Austrália, o resto é demasiado pequeno, insignificante como o nosso rectângulo à beira mar plantado. Já não muda...

Anónimo disse...

Estou igual, também a mim me dão voltas ao estômago (os tais e seus acólitos). Mas a culpa é exclusivamente dos portugueses que gostam, pelos vistos. E lá vamos venezuelizando...
(Se a autora deste blog der autorização, gostava de acrescentar):
Talvez não venha a propósito (ou se calhar vem), mas hoje deram-me a ler um post do Blasfémias da Helena Matos com o título "perguntar tb ofende?". A autora remete para um outro blog que eu desconhecia, "Do Portugal Profundo" que conviria que fossem lidos, dois textos aí publicados em 8/jan. e 10/jan . Ficamos a saber como nos é sonegada informação pelos órgãos de informação, consoante as suas "agendas". Por exemplo, fica-se a saber que os 15 agressores que assassinaram o jovem estudante de Bragança, eram afinal de etnia cigana. Porque foi isto omitido? Dá que pensar...

Anónimo disse...

A sério? Nas notícias ainda ouvi que era um grupo que costumava arranjar problemas... mas nunca mais desenvolveram o que realmente aconteceu.

Anónimo disse...

Rui Rio enviou uma carta ao Santuário de Fátima:
«Minha Nossa Senhora, eu também quero um Superavit»

Virginia disse...


Respondo ao Anónimo das 16.36. O meu filho é Juiz em Bragança e esteve envolvido na investigação do caso do caboverdiano assassinado. disse-me em off que oa atacantes eram ciganos, mas que não se poderia divulgar pois a comunidade cigana iria sublevar-se e barafustar junto da Polícia, criando verdadeiros problemas e até mais desacatos. Nem tudo é tão fácil como parece.