sexta-feira, 20 de dezembro de 2019

Carlos Portas


Hoje vou louvar alguém que, não sendo da minha família de sangue, é da que constitui pelo coração. Falo do meu cunhado Carlos Portas, um ser excecional que sempre acolheu as minhas preocupações e me ajudou a resolver dúvidas que tivesse relativamente à educação dos meus filhos. Embora divorciada de um irmão, nunca deixou de me considerar família e ser-lhe-ei eternamente grata por isso e pela ternura dos seus filhos e meus sobrinhos. 
Há vidas que dificilmente cabem num livro. Pode dizer-se que é o caso do Carlos Portas cuja diversidade de competências dava certamente muito mais que um tomo. 
Com efeito sendo doutorado, foi   Professor Catedrático e Presidente do Instituto Superior de Agronomia da Universidade Técnica de Lisboa. 
Foi Secretário de Estado da Estruturação Agrária, Presidente da Assembleia Municipal do Alandroal e Consultor da Casa Civil do Presidente da República Jorge Sampaio, que o agraciou com a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique, a 2 de Março de 2006.
Foi uma vida plena na Academia, na política e no campo familiar e um exemplo para muitos de nós. Com ampla obra científica publicada decidiu agora, após esta longa caminha escrever sobre si próprio, sobre a sua vida, sobre as escolhas que ao longo dela entendeu fazer. O livro chama-se HISTORIAS DA MINHA VIDA e é um depoimento de quem sempre se mantevefiel à ciência e aos valores ideológicos que o norteavam, e é por isso o relato de uma vida cheia de histórias para contar.
Este ano, infelizmente, não pude estar presente na cerimónia do lançamento, que decorreu no Salão Nobre de Vila Viçosa, no passado Domingo. Não tendo o dom da ubiquidade, tive que escolher e a primazia foi dada a um compromisso já antigo com a Virgem Maria, em Fátima. 
Mas estas palavras são a expressão da pena que tive. E bem hajas, Carlos Portas, pela tua sempre presente amizade!

 HSC

7 comentários:

Anónimo disse...

Dra Helena o seu texto sobre Carlos Portas emocionou-me e prova que os casamentos podem acabar, mas as relções familiares mantêm-se.
Conheço o Professor e alguma familia. E em Vila Viçosa sempre a vimos como continuando discretamente a pertencer à Família.
Parabéns aos dois. O seu post é um belo texto sobre um homem de grande dignidade.

AR

Anónimo disse...

Fui aluno do Prof Carlos Portas e não sabia da saída deste livro. Vou tentar comprar porque sou agrónomo e o livro seguramente me vai agradar!

E. Pardal

Anónimo disse...

Acompanhei a carreira do Prof Carlos Portas. Lembro-me de a ver pelo menos em duas cerimónias que lhe promoveram. Têm ambos o privilégio de terem ficado ligados familiarmente.
Vou comprar o livro porque sou alentejano e sei o que o Prof. fez pela agricultura nacional e tantas vezes mal apreciado. Deve ser muito interessante ler as suas "histórias"! E conselho seu é para segui!

T Alves Ribeiro

Anónimo disse...

Conheci o Prof. Carlos Portas e sou uma das pessoas que ele influenciou. Parabéns pela estima que lhe dedica. É exemplar!


SOUSA VIEIRA

Anónimo disse...


Já é difícil encontrar pessoas com o perfil do Prof Carlos Portas!

P Galvão

Anónimo disse...

Drª Helena obrigada pela informação. Sou afilhada do Professor Carlos Portas, mas há muito tempo que não o vejo, nos últimos anos apenas tenho seguido a sua vida publica. Neste momento gostava de poder dar-lhe um abraço.
Beijinho Drº Helena

Anónimo disse...

🌹